é no österreichring, vulgarmente conhecido como pista de Zeltweg.
a caranga está sendo conduzido por um então neófito, mas com sérias aspirações a piloto profissional, de mesma nacionalidade que o circuito, chamado Niki Lauda. a corrida é os 1000 Kms de 1970, válido pelo Mundial de endurance de antanho.
fiquei cismado é com a curva: de cara achei que fosse a Bosch, por causa do título, mas daí segui o conselho do chefe do blog, refleti sobre a situação, e tô achando que é na entrada da Texaco-Schikane.
na pesquisa vi que a Bosch patrocinava e dava nome à equipe. abs Fernando Amaral
De cara percebi que deveria refletir sobre a foto... Reflexão feita, intuição confirmada, a pista é Österreichring, em Zeltweg, Áustria.
O capacete vermelho poderia ser de vários pilotos... Vittorio Brambilla, Bruno Giacomelli (mas nesses casos há detalhes em branco em seus capacetes), Niki Lauda - bem provável por ser na Áustria -, ou talvez um piloto que não tenha pilotado na F1 (inúmeras possibilidades, então).
Dando uma procurada nos Porsches 908, detecto que o carro é um Porsche 908/02. Indo nos registros dos Porsche 908/02, e buscando os registros para #12 (número do carro do post), encontro uma referência que faz todo o sentido:
1970, 11 de outubro. 'Zeltweg 1000km'
Niki Lauda, em dupla com o austríaco Peter Peter (é isso mesmo: Peter 2 vezes!), pilotou o Porsche 908/02 da equipe 'Bosch Racing Team Wien'. O carro largou em 12o e terminou na 6a posição, a 9 voltas do líder!
O pódiun da prova foi:
1o - Jo Siffert / Brian Redman (Porsche 917K da 'J.W. Automotive') 2o - Andrea de Adamich / Henri Pescarolo (Alfa Romeo T33/3 da 'Autodelta SpA') 3o - Gérard Larrousse / Rudi Lins (Porsche 908/02 da 'Martini Racing Team')
e esse modelo de 908 é o mesmo do que foi importado pela equipe Z, depois Hollywwod, e com o qual Luis Pereira Bueno dominou os campeonatos brasileiros de carros esporte (oficialmente chamado 'de Viaturas Esporte', pode uma coisa dessas? anos de chumbo)em 71 e 72.
Curiosidades sobre o 908/2 da foto: o arco de proteção não segue o padrão de fábrica e o bico também é diferente dos carros oficiais, descobri agora de onde o Anísio Campos "chupou" a idéia para o bico do Porsche/Equipe Z/Hollywood, a 2ª versão do mesmo é idêntica a esta da foto. . .depois haveria a definitiva, utilizada até sua aposentadoria. . .salvo engano essa máquina está até hoje com o Denner Pires da Denner Motorsports, que o restaurou nos mínimos detalhes, uma verdadeira jóia sobre rodas. . .
Zé Maria, o que foi da Hollywood permanece sim por aqui, restaurado como vpcê disse - restauro reproduzindo o layout dos 908 da equipe de fábrica, dos idos de 68/69. o vi rodando em interlagos, acho que é de um piloto amador muito bom, que já venceu MilMilhas num Porsche 'moderno' (sem nomes...). está belíssimo. eu achava que só o bico a que você se refere como 'definitivo' é o que era recriação do Anísio Campos, esse aí da Áustria sendo o tipo original. de todo modo, felicidade a nossa que ficou no Brasil e está muito bem tratado. abs fernando amaral
16 comentários:
Lauda, Zeltweg, 70?
é no österreichring, vulgarmente conhecido como pista de Zeltweg.
a caranga está sendo conduzido por um então neófito, mas com sérias aspirações a piloto profissional, de mesma nacionalidade que o circuito, chamado Niki Lauda. a corrida é os 1000 Kms de 1970, válido pelo Mundial de endurance de antanho.
fiquei cismado é com a curva: de cara achei que fosse a Bosch, por causa do título, mas daí segui o conselho do chefe do blog, refleti sobre a situação, e tô achando que é na entrada da Texaco-Schikane.
na pesquisa vi que a Bosch patrocinava e dava nome à equipe.
abs
Fernando Amaral
De cara percebi que deveria refletir sobre a foto...
Reflexão feita, intuição confirmada, a pista é Österreichring, em Zeltweg, Áustria.
O capacete vermelho poderia ser de vários pilotos...
Vittorio Brambilla, Bruno Giacomelli (mas nesses casos há detalhes em branco em seus capacetes), Niki Lauda - bem provável por ser na Áustria -, ou talvez um piloto que não tenha pilotado na F1 (inúmeras possibilidades, então).
Dando uma procurada nos Porsches 908, detecto que o carro é um Porsche 908/02.
Indo nos registros dos Porsche 908/02, e buscando os registros para #12 (número do carro do post), encontro uma referência que faz todo o sentido:
1970, 11 de outubro. 'Zeltweg 1000km'
Niki Lauda, em dupla com o austríaco Peter Peter (é isso mesmo: Peter 2 vezes!), pilotou o Porsche 908/02 da equipe 'Bosch Racing Team Wien'.
O carro largou em 12o e terminou na 6a posição, a 9 voltas do líder!
O pódiun da prova foi:
1o - Jo Siffert / Brian Redman (Porsche 917K da 'J.W. Automotive')
2o - Andrea de Adamich / Henri Pescarolo (Alfa Romeo T33/3 da 'Autodelta SpA')
3o - Gérard Larrousse / Rudi Lins (Porsche 908/02 da 'Martini Racing Team')
Boa essa! Niki Lauda pré-Formula 1...
um abraço,
Renato Breder
Sem um statsendurance.com fica difícil!
A pista eu acho que é Zandvoort, mas o piloto... sem chance!
Corradi,
naõ é minha praia, mas a foto é sensacional...
abs...
Bueno... agora eu acho que já sei o piloto: Jo Siffert.
Mas, em compensação, acho que não sei a pista, hehehe!
Apaguei o número do carro, escondí placas e inverti a foto.
Nem assim vcs erram...
Tá doido!
muito legal a foto.
não sabia dessa.
e só tem fera por aqui. rsrs
Corradi só tem fera no pedaço. Eu nunca soube que o Lauda tinha corrido de protótipo. Se o admirava, agora mais ainda, kkk.
Corradi, seu sacana (hehehehehe)!
abraço,
Renato Breder
Vou parar de colocar a foto.
Vou só descrever a imagem nos desafios.
Tá doido (2)!
Corradi,
Essa malucada não é mole não, os caras sabem tudo...
abs
ô loko!, aí vai ficar difícil mesmo.
e esse modelo de 908 é o mesmo do que foi importado pela equipe Z, depois Hollywwod, e com o qual Luis Pereira Bueno dominou os campeonatos brasileiros de carros esporte (oficialmente chamado 'de Viaturas Esporte', pode uma coisa dessas? anos de chumbo)em 71 e 72.
Curiosidades sobre o 908/2 da foto: o arco de proteção não segue o padrão de fábrica e o bico também é diferente dos carros oficiais, descobri agora de onde o Anísio Campos "chupou" a idéia para o bico do Porsche/Equipe Z/Hollywood, a 2ª versão do mesmo é idêntica a esta da foto. . .depois haveria a definitiva, utilizada até sua aposentadoria. . .salvo engano essa máquina está até hoje com o Denner Pires da Denner Motorsports, que o restaurou nos mínimos detalhes, uma verdadeira jóia sobre rodas. . .
Zé Maria
Zé Maria, o que foi da Hollywood permanece sim por aqui, restaurado como vpcê disse - restauro reproduzindo o layout dos 908 da equipe de fábrica, dos idos de 68/69.
o vi rodando em interlagos, acho que é de um piloto amador muito bom, que já venceu MilMilhas num Porsche 'moderno' (sem nomes...).
está belíssimo.
eu achava que só o bico a que você se refere como 'definitivo' é o que era recriação do Anísio Campos, esse aí da Áustria sendo o tipo original.
de todo modo, felicidade a nossa que ficou no Brasil e está muito bem tratado.
abs
fernando amaral
Postar um comentário