A BRM de Jo Bonnier na mira de Tony Brooks e Jack Brabham com suas Coopers, e
de Stirling Moss, o vencedor da prova, com sua Lotus.
5 comentários:
Anônimo
disse...
Fotos desse ponto de vista são espetaculares... e uma boa largada de Jo Bonnier!
Deu pra identificar na foto:
Jo Bonnier (BRM P48, #2), Jack Brabham (Cooper T53 Climax, #8), Stirling Moss (Lotus 18 Climax, #28), Tony Brooks (Cooper T51 Climax, #18), Innes Ireland (Lotus 18 Climax, #22)...
Pelas cores do carro (iguais às do carro de Brooks) e pelo capacete, atrás do Brooks vem Chris Bristow (Cooper T51 Climax, #16).
Os três carros vermelhos ao centro do grupo, são as 3 Ferraris presentes na prova: de capacete branco, Phil Hill (Ferrari 256-F1, #36), mais à esquerda; de capacete cinza com uma faixa longirudinal central, Wolfgang von Trips (Ferrari 256-F1, #38), mais à direita; de capacete escuro (preto ou azul marinho), Richie Ginther (Ferrari 246P, #34), das 3 Ferraris, a central.
Na foto, ao lado esquerdo e atrás de Von Trips, está Bruce McLaren (Cooper T53 Climax, #10). No lado interno da 'curva' há uma outra BRM P48. Pode ser Graham Hill ou Dan Gurney (acredito ser Hill...).
Sobre a Ferrari de motor central, o 'P' vem de 'posteriori' (se não me engano!), e foi uma das primeiras tentativas, senão a primeira em GPs, de motor central - atrás do piloto - em uma Ferrari de F1. Ginther terminou em 6o em Monte Carlo, já marcando 1 ponto na estréia do novo "carro-conceito" da Ferrari. No GP seguinte, da Holanda, Von Trips utilizou essa mesma Ferrari 246P, mas apenas nos treinos. E no GP da Itália, último da temporada, Von Trips utilizou uma outra Ferrari de motor central, a 156P-F2 (já visando o novo regulamento de motores de 1,5 litros, para 1961), e terminou em 5o na corrida. Em ambos os testes que fez com seu "carro-conceito" de motor central em GPs, a Ferrari foi bem sucedida marcando pontos em ambos... No ano seguinte, 1961, a Ferrari estrearia a 156F1 'Sharknose' - tida como a primeira Ferrari de motor central - e venceu os campeonatos de pilotos - com Phil Hill - e de construtores.
No GP de Mônaco, em 1960, era para ter uma quarta Ferrari, mas Cliff Allison sofreu um grave acidente nos treinos e não pode participar do GP, nem do restante da temporada. Aliás, Allison voltou à F1 apenas no GP de Mônaco do ano seguinte a bordo de uma Lotus.
Na foto estão todos os 16 participantes do GP de 1960. A largada era aí, logo antes da curva do 'Gazomètre'. A curva teve seu fim em 1973 quando um restaurante foi construído por lá, o 'La Rascasse'.
Só para ilustrar, o grid era no formato 3-2-3-2, com o pole position à direita, e estava disposto assim:
Algumas fotos para complementar o qeu escrevi acima:
Ginther com a 246P em Mônaco: http://imageshack.us/f/512/1960ferrari246pf11.jpg/
Acidente de Cliff Allison em Mônaco: http://www.racing-database.com/cliffallison.jpg
Von Trips com a 156P-F2 em Monza: http://lh3.ggpht.com/pipercubflyer/SPe1mv9Rg_I/AAAAAAAANeg/M9SXqZjvarg/s800/image1-39.jpg
Monza 1960. #20 Ferrari 256F1 de Phil Hill e #22 Ferrari 156P-F2 de Von Trips: http://lh4.ggpht.com/pipercubflyer/SPkPkZWxDgI/AAAAAAAANtg/KdCEjE8xVPQ/s800/image0-53.jpg
Aliás, belíssimas fotos por aqui: http://www.ten-tenths.com/forum/showthread.php?t=110291
ECE,naquela epoca essa curva era chamada de hairpin do porto,pois era apenas isso,uma curva de 180°,diferente de hoje,que é uma curva de menos de 90° e logo depois outra,com um pouco menos de 90° tambem Valeu, Rubem Rodriguez Gonzalez Filho
5 comentários:
Fotos desse ponto de vista são espetaculares... e uma boa largada de Jo Bonnier!
Deu pra identificar na foto:
Jo Bonnier (BRM P48, #2), Jack Brabham (Cooper T53 Climax, #8), Stirling Moss (Lotus 18 Climax, #28),
Tony Brooks (Cooper T51 Climax, #18), Innes Ireland (Lotus 18 Climax, #22)...
Pelas cores do carro (iguais às do carro de Brooks) e pelo capacete, atrás do Brooks vem Chris Bristow (Cooper T51 Climax, #16).
Os três carros vermelhos ao centro do grupo, são as 3 Ferraris presentes na prova:
de capacete branco, Phil Hill (Ferrari 256-F1, #36), mais à esquerda;
de capacete cinza com uma faixa longirudinal central, Wolfgang von Trips (Ferrari 256-F1, #38), mais à direita;
de capacete escuro (preto ou azul marinho), Richie Ginther (Ferrari 246P, #34), das 3 Ferraris, a central.
Na foto, ao lado esquerdo e atrás de Von Trips, está Bruce McLaren (Cooper T53 Climax, #10).
No lado interno da 'curva' há uma outra BRM P48. Pode ser Graham Hill ou Dan Gurney (acredito ser Hill...).
Sobre a Ferrari de motor central, o 'P' vem de 'posteriori' (se não me engano!), e foi uma das primeiras tentativas, senão a primeira em GPs, de motor central - atrás do piloto - em uma Ferrari de F1. Ginther terminou em 6o em Monte Carlo, já marcando 1 ponto na estréia do novo "carro-conceito" da Ferrari.
No GP seguinte, da Holanda, Von Trips utilizou essa mesma Ferrari 246P, mas apenas nos treinos. E no GP da Itália, último da temporada, Von Trips utilizou uma outra Ferrari de motor central, a 156P-F2 (já visando o novo regulamento de motores de 1,5 litros, para 1961), e terminou em 5o na corrida.
Em ambos os testes que fez com seu "carro-conceito" de motor central em GPs, a Ferrari foi bem sucedida marcando pontos em ambos...
No ano seguinte, 1961, a Ferrari estrearia a 156F1 'Sharknose' - tida como a primeira Ferrari de motor central - e venceu os campeonatos de pilotos - com Phil Hill - e de construtores.
No GP de Mônaco, em 1960, era para ter uma quarta Ferrari, mas Cliff Allison sofreu um grave acidente nos treinos e não pode participar do GP, nem do restante da temporada. Aliás, Allison voltou à F1 apenas no GP de Mônaco do ano seguinte a bordo de uma Lotus.
Na foto estão todos os 16 participantes do GP de 1960. A largada era aí, logo antes da curva do 'Gazomètre'. A curva teve seu fim em 1973 quando um restaurante foi construído por lá, o 'La Rascasse'.
Só para ilustrar, o grid era no formato 3-2-3-2, com o pole position à direita, e estava disposto assim:
-- Brooks - Brabham -- Moss (pole)
----- Bonnier -- Bristow
--- Trips - Ireland -- GHill
------ PHill --- Ginther
- Stacey - Salvadori - McLaren
----- Surtees -- Gurney
---------------------- Trintignant
um abraço,
Renato Breder
Imagem realmente clássica.
Abraços.
Algumas fotos para complementar o qeu escrevi acima:
Ginther com a 246P em Mônaco:
http://imageshack.us/f/512/1960ferrari246pf11.jpg/
Acidente de Cliff Allison em Mônaco:
http://www.racing-database.com/cliffallison.jpg
Von Trips com a 156P-F2 em Monza:
http://lh3.ggpht.com/pipercubflyer/SPe1mv9Rg_I/AAAAAAAANeg/M9SXqZjvarg/s800/image1-39.jpg
Monza 1960. #20 Ferrari 256F1 de Phil Hill e #22 Ferrari 156P-F2 de Von Trips:
http://lh4.ggpht.com/pipercubflyer/SPkPkZWxDgI/AAAAAAAANtg/KdCEjE8xVPQ/s800/image0-53.jpg
Aliás, belíssimas fotos por aqui:
http://www.ten-tenths.com/forum/showthread.php?t=110291
outro abraço,
Renato Breder
Que curva será essa? La Rascasse?
ECE,naquela epoca essa curva era chamada de hairpin do porto,pois era apenas isso,uma curva de 180°,diferente de hoje,que é uma curva de menos de 90° e logo depois outra,com um pouco menos de 90° tambem
Valeu,
Rubem Rodriguez Gonzalez Filho
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