sábado, 21 de janeiro de 2012

Gazomètre




















Bom dia a todos.

Mônaco. 1960.

A BRM de Jo Bonnier na mira de Tony Brooks e Jack Brabham com suas Coopers, e
de Stirling Moss, o vencedor da prova, com sua Lotus.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fotos desse ponto de vista são espetaculares... e uma boa largada de Jo Bonnier!

Deu pra identificar na foto:

Jo Bonnier (BRM P48, #2), Jack Brabham (Cooper T53 Climax, #8), Stirling Moss (Lotus 18 Climax, #28),
Tony Brooks (Cooper T51 Climax, #18), Innes Ireland (Lotus 18 Climax, #22)...

Pelas cores do carro (iguais às do carro de Brooks) e pelo capacete, atrás do Brooks vem Chris Bristow (Cooper T51 Climax, #16).

Os três carros vermelhos ao centro do grupo, são as 3 Ferraris presentes na prova:
de capacete branco, Phil Hill (Ferrari 256-F1, #36), mais à esquerda;
de capacete cinza com uma faixa longirudinal central, Wolfgang von Trips (Ferrari 256-F1, #38), mais à direita;
de capacete escuro (preto ou azul marinho), Richie Ginther (Ferrari 246P, #34), das 3 Ferraris, a central.

Na foto, ao lado esquerdo e atrás de Von Trips, está Bruce McLaren (Cooper T53 Climax, #10).
No lado interno da 'curva' há uma outra BRM P48. Pode ser Graham Hill ou Dan Gurney (acredito ser Hill...).

Sobre a Ferrari de motor central, o 'P' vem de 'posteriori' (se não me engano!), e foi uma das primeiras tentativas, senão a primeira em GPs, de motor central - atrás do piloto - em uma Ferrari de F1. Ginther terminou em 6o em Monte Carlo, já marcando 1 ponto na estréia do novo "carro-conceito" da Ferrari.
No GP seguinte, da Holanda, Von Trips utilizou essa mesma Ferrari 246P, mas apenas nos treinos. E no GP da Itália, último da temporada, Von Trips utilizou uma outra Ferrari de motor central, a 156P-F2 (já visando o novo regulamento de motores de 1,5 litros, para 1961), e terminou em 5o na corrida.
Em ambos os testes que fez com seu "carro-conceito" de motor central em GPs, a Ferrari foi bem sucedida marcando pontos em ambos...
No ano seguinte, 1961, a Ferrari estrearia a 156F1 'Sharknose' - tida como a primeira Ferrari de motor central - e venceu os campeonatos de pilotos - com Phil Hill - e de construtores.

No GP de Mônaco, em 1960, era para ter uma quarta Ferrari, mas Cliff Allison sofreu um grave acidente nos treinos e não pode participar do GP, nem do restante da temporada. Aliás, Allison voltou à F1 apenas no GP de Mônaco do ano seguinte a bordo de uma Lotus.

Na foto estão todos os 16 participantes do GP de 1960. A largada era aí, logo antes da curva do 'Gazomètre'. A curva teve seu fim em 1973 quando um restaurante foi construído por lá, o 'La Rascasse'.


Só para ilustrar, o grid era no formato 3-2-3-2, com o pole position à direita, e estava disposto assim:


-- Brooks - Brabham -- Moss (pole)

----- Bonnier -- Bristow

--- Trips - Ireland -- GHill

------ PHill --- Ginther

- Stacey - Salvadori - McLaren

----- Surtees -- Gurney

---------------------- Trintignant



um abraço,
Renato Breder

Marcelo Betioli disse...

Imagem realmente clássica.

Abraços.

Anônimo disse...

Algumas fotos para complementar o qeu escrevi acima:

Ginther com a 246P em Mônaco:
http://imageshack.us/f/512/1960ferrari246pf11.jpg/

Acidente de Cliff Allison em Mônaco:
http://www.racing-database.com/cliffallison.jpg

Von Trips com a 156P-F2 em Monza:
http://lh3.ggpht.com/pipercubflyer/SPe1mv9Rg_I/AAAAAAAANeg/M9SXqZjvarg/s800/image1-39.jpg

Monza 1960. #20 Ferrari 256F1 de Phil Hill e #22 Ferrari 156P-F2 de Von Trips:
http://lh4.ggpht.com/pipercubflyer/SPkPkZWxDgI/AAAAAAAANtg/KdCEjE8xVPQ/s800/image0-53.jpg


Aliás, belíssimas fotos por aqui:
http://www.ten-tenths.com/forum/showthread.php?t=110291


outro abraço,
Renato Breder

ECE disse...

Que curva será essa? La Rascasse?

Rubem Gonzalez Filho disse...

ECE,naquela epoca essa curva era chamada de hairpin do porto,pois era apenas isso,uma curva de 180°,diferente de hoje,que é uma curva de menos de 90° e logo depois outra,com um pouco menos de 90° tambem
Valeu,
Rubem Rodriguez Gonzalez Filho