quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Guard-Rail




























O africano John Love em Kyalami. 1971.

Apesar da impressionante imagem, o acidente não foi fatal.

Love só veio a falecer 34 anos depois.

16 comentários:

Ron Groo disse...

Cevert perdeu a vida sendo decepado por um destes não?

Outra coisa que me impressionou foi o combustível jorrando, logo abaixo do numero 2.

politicamente_incorreto disse...

Os guard rails dessa época eram um caso à parte..... juntos com o fogo e a fragilidade dos chassis formavam o triunvirato perfeito para ceifar a vida de pilotos. E não foram poucos não....
Não deformavam progressivamente, o que na melhor das hipóteses jogava os carros de vota para o meio da pista, ou então graças aos novos perfis em cunha abriam e saiam estrçalhando tudo na altura do castelo do cockipt.
Isso acontecia porque não eram projetados para receber impactos de carros com o perfil de formulas em geral, eram guard rails de estrada feitos para receberem impactos de carros de passeio , caminhões e camionetes. no final das contas matavam mais do que salvavam....
Rubem Rodriguez Gonzalez

Can Am disse...

Não tiveram a mesma sorte Cévert e Koinig...

Anônimo disse...

Putz!

* John Love em 1971 na África do Sul...
* François Cevert em 1973 nos EUA...
* Peter Revson em 1974, ma mesma África do Sul e em Kyalami como Love...
* Helmut Koinnig em 1974, nos EUA, de novo em Watkins Glen...
* Em 1975 na Espanha, sobrando para Rolf Stommelen e uns torcedores...
* Mark Donohue em 1975 na Áustria...
* etc.

Que sujeitinho estraga-prazeres esse tal de "GUARD RAIL"...


abraço
Renato Breder

Anônimo disse...

Teve também o italiano Giovanni Salvatti, na Formula 2, em Tarumã. Guard-rail e má colocação.
Mario

Anônimo disse...

Já o disseram tudo, apenas para completar o Breder, sem esquecermos de que na Fórmula 2 aconteceu infelizmente o mesmo aqui no Brasil, Tarumã em 1971 com o Giovanni Salvati de March 712M em disputa com o Wilsinho Fittipaldi.

Zé Maria

PS: John Love era nome mesmo ou apenas pseudônimo? E o carro tem pinta de Surtees, pelo desenho do santo-antônio.

Anônimo disse...

Ron, outra coisa: acho que o que jorra é a água do radiador, pela aparencia o monocoque ficou integro, tanto que o cara não se machucou então não houve ruptura dos tanques de gasolina.

Apenas palpite de observador, ok!

Zé Maria

fernando disse...

peço desculpas por este comment um pouco pedante, mas vamos lá:

- Groo,o carro do Love parece ser uma Lotus 49, ou um March 701, em ambos o radiador de água era frontal e o duto para o motor seguia pelo externo do carro, então creio que o líquido vazando ali não fosse gasolina.

- Breder, a lista é notável, mas eu tenho dúvidas se no caso do Stomellen o guardrail teve culpa: o carro do alemão voou sobre a barreira em direção ao público (que ficava perto demais da pista), isto DEPOIS de ter batido nos rails do lado esquerdo da pista - eu lembro de ver uma foto desses rails numa revista na época, eles resistiram e devolveram o carro à pista em situação 'de voo'. a despeito de toda ineficiência que tinha sido constatada nos dias anteriores, na montagem das barreiras, história bem conhecida por todos.
no etc. se podem acrescentar o Gionanni Salvatti de F2 em Tarumã (1971), e o escocês Gerry Birrell em Rouen 1973, também de F2.
momento de morbidez no blog, sorry.

TW disse...

Por pouco Corradi, chega o guard rail empurrou a cabeça para o lado.

Como diz minha mães, quando não é sua hora, pode cair um caminhão na sua cabeça que você sobrevive.

abs

André Candreva disse...

Corradi,

imagem impactante mas com final feliz... ainda bem...

abs...

Ron Groo disse...

Valeu Zé Maria!

Ron Groo disse...

Valeu Fernando!

Paulo Abreu disse...

Os guard-rails, infelizmente, era mal necessário naquela época. Mas o jeito que eram armados, com um palmo ou até dois de distância entre eles, constituía num perigo mortal para os pilotos como acabou acontecendo com Cevert e Koinnigg.
No início do ano passado, quando o Kubica quase perdeu a vida, exatamente por causa dos rails, fiz um texto sobre: http://voltarpida.blogspot.com/2011/02/o-perigo-oculto-dos-guard-rails.html
Abraços!

Anônimo disse...

Paulo Abreu. Esse acidente foi com o Alberto Valério, não?

Anônimo disse...

Fernando,

muito bem colocado!

Fiz de memória a lista, e apenas me lembrava das fotos do acidente de Stommelen na Espanha-75.

Pelo menos, todos os episódios daquele GP estiverem, de uma ou outra forma, relacionados com os GUARD-RAILS...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Guard rail é uma das idéias mais idiotas de todos os tempos.
Quando mal construídos, então, nem se fala.