quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Postura


























Ele tinha 34 anos quando deixou a Fórmula 1.

O escocês era novo.

Chegaram a dizer que ele não amava a categoria.

Mas existiam motivos.

A coisa perdera a graça para Jackie Stewart.

Já havia visto muitos pilotos perderem a vida.

Jim Clark, Piers Courage, Jochen Rindt...

Uma lista.

A gota d'água  foi a morte François Cevert.

O homem tinha consciência.

Foi o primeiro a enfrentar a FIA e dizer que os acidentes não eram obra do acaso.

Postura.

A melhor definição veio de Chris Amon:

"Ele fala em nosso nome (dos pilotos) porque é o único que tem coragem para fazer isso".

12 comentários:

zamborlini disse...

tá muito bom esse blog.

politicamente_incorreto disse...

Quando abandonou a categoria deixou como "sucessor" na luta pelos direitos a segurança na categoria na mão do Emerson que nunca deixou por menos. quase que acabou com a carreira em Montjuich 1975 ao peitar os interesses dos organizadores, saiu na ultima fila deu uma volta e encostou no boxes, na corrida deu o que deu.....

A coragem que o Emerson teve foi exatamente a que faltou ao Senna em Ímola 94, o Senna parecia - e era realmente- destemido nas pistas, mas fora delas lhe faltou a postura ,a coragem e o desprendimento do Emerson. pois naquela altura do campeonato além dos interesses dos patrocinadores havia a luta pelo tri campeonato e mesmo assim o Emerson deu as costas a tudo isso, de uma forma indireta um dos causadores da morte do Senna foi o estilo "muderno" de vida - ou a falta dela - das grandes estrelas, que são escravos de contratos e não possuem mais vontade própria, na época se banissem o Emerson da F-1 ele tranquilamente voltaria -vivo- para o Brasil e iria correr de bicicletas..... o Emmo era fera no pedal....

Estanho mundo esse nosso atual que paradoxalmente quanto mais o cara têm , mais escravo ele é...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Ricardo Reno disse...

Rubem,

Você tem toda razão, como escrevi em outro post, Emerson era diferenciado como piloto e pessoa. Simplesmente era o que era dentro e fora da pista. Antigamente chamavam isto de princípios, coisa rara nos dias de hoje.

Araço

Rubem Rodriguez Gonzalez Filho disse...

Realmente uma pena que deixou a formula 1 cedo,mais pelo menos a deixou vivo e pode aproveitar o que a vida tem de melhor.
Hoje em dia deve-se agradecer a Stewart, Emerson e outros pilotos que lutaram pela segurança da formula 1,uma pena que não podemos ter a descontração da formula 1 dos anos 70 e a segurança de hoje
Um Abraco

Anônimo disse...

O 'Vesgo' enxergava melhor que os 'Não-Vesgos'...

idem Zamborlini...

um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

E toda a consciência começou quando sofreu aquele acidente em 66 em Spa, se não me engano. Qualquer coisa me corrijam, mas ele ficou preso nas ferragens com o corpo banhado em gasolina e não havia sequer uma equipe para retira-lo do carro.
Foi salvo por um piloto que trouxe uma caixa de ferramentas de uma casa nas redondezas.

Anônimo disse...

Isso aí, Ron! E o tal piloto era o Graham Hill, salvo engano companheiro de time na BRM.

Depois dessa o Stewart sempre andava com uma pequena chave inglesa afixada na parte interna do cockpit, com instruções de como usá-la para desmontar a coluna de direção em caso de acidente.

Zé Maria

Anônimo disse...

Raoni Poa...

Pra mim ele esta entre os top 5 dos melhores pilotos de F1 de todos os tempos. O cara pilotava muito... Pegou os tempos mais sangrentos e com pilotos talentosos na F1.

O Emerson falou em um documentário que Stewart era conhecido por levar o carro nas costas.

Abandonou no topo da sua carreira no ano que foi campeão pela 3ª vez tinha o que render ainda na categoria, mas preferia a vida...

É uma das figuras vivas que tenho mais respeito na história da F1 junto com o Emerson Fittipaldi duas lendas vivas do automobilismo.

Roberto Costa disse...

A mesma sorte não teve Giovanni Salvatti em Tarumã!

TW disse...

Corradi,

apesar de ser novo, não tinha sentido continuar depois de ser tricampeão mundial e enfrentar sozinho a FIA.

Bem lembrado. Uma das lendas da F1, sem dúvida alguma.

abs

André Candreva disse...

Corradi,

A F1 deve muito a Sir. Jackie Stewart...

excelente post...

abs...

Juanh disse...

Fotos como ésta, con autos en el aire, sólo eran posibles en el viejo Nurburgring.
Se lo extraña, también a Stewart.
Abrazos!