segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Brabham
























Bom dia a todos.

Richard Attwood em Nurburgring. 1969.

A categoria é a Fórmula 2.

Frank Williams Racing Cars.

5 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Depois de uns dias fora cheguei e vi todas fotos, ótimas, esse de Attwood, a do Ickx achando que ia papar tudo e as belas fotos de Portago.

Abraços

Anônimo disse...

Curioso...

Essa corrida de 1969, em Nürburgring (XXXI Grosser Preis von Deutschland), foi válida apenas para o campeonato da F1, apesar de carros da F2 participarem dela.
Era uma forma de não deixar uma pista de quase 23 km vazia, com poucos carros para o público ver... Isso aconteceu também em 1966 e 1967.

O grid de largada tinha 2 'seções'. Na 'seção' dianteira estavam os F1 e na traseira os 'F2'.
O "pole-position" da F2 foi Johnny Servoz-Gavin (Matra Ford F2) com um tempo de 8'11.1. Esse tempo garantiria a 11a posição no grid, à frente de John Surtees da BRM. Mas, como era da F2, Servoz-Gavin largou em 15o.
Richard Attwood, a bordo de uma Brabham BT30 com motor Ford Cosworth FVA, de 1.6 litros e 4 cilindros em linha, largou em 21o apenas e terminou o GP em 6o, na geral, e 2o colocado na F2.

Em 1967, a situação foi mais intrigante ainda.
Jacky Ickx, então na F2, marcou 8'14.0 o que o colocaria na 3a posição no grid de largada.
No entanto, por pilotar um Matra F2, Ickx largou apenas em 17o, ao lado do F1 de Guy Ligier que marcou 9'14.4, ou seja, 1 minuto mais lento que o F2 de Ickx!


As provas que compunham o Europeu de F2, em 1969, eram:

* XXIV BARC 200, em Thruxton
* III Deutschland Trophäe (I Jim Clark Gedächtnisrennen), em Hockenheim
* XXXII Internationales ADAC-Eifelrennen, em Nürburgring
* IV Gran Premio di Madrid, em Jarama
* IV Flugplatzrennen Tulln-Langenlebarn, em Tulln-Langenlebarn
* VIII Gran Premio del Mediterraneo, em Enna-Pergusa
* XXI Gran Premio di Roma, Vallelunga


Sempre pensei que o GP da Alemanha, em 1969, fosse válido também para o Europeu de F2...

E antes que questionem, a foto do post é mesmo da corrida de F1.
Na 'Eifelrennen', válida para a F2, o carro #29 era do francês 'Patrick Dal Bo', um 'Pygmée MDB12' também com o motor 'Ford Cosworth FVA'.


um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Frank Williams Racing Car para a alegria de Ron Groo!

Anônimo disse...

Pintura clássica do Team Williams!!
Linda em toda sua simplicidade!!
E complementando o Breder, nessa prova ou nos treinos para ela, acabou falecendo um piloto alemão a bordo de uma BMW F2, só não tenho certeza agora se era o Gerard Mitter (grafia correta?), o cara era fera e foi uma comoção geral. . .
Sem esquecer de dizer que o vencedor foi Ickx, de BT26A, depois de uma disputa acirradíssima com Stewart, de MS80, tem no Youtube e é maravilhosa a perseguição do belga até o bote após a linha de chegada!

Zé Maria

Anônimo disse...

Bem lembrado, Zé Maria!

A BMW, é claro, se retirou da prova.

Gerhard Mitter, Hubert Hahne e Dieter Quester eram os pilotos da BMW.

Só corrigindo, então: Attwood largou da 20a, e não 21a, posição no grid... Hahne havia marcado o 18o tempo, mas como não largou, Attwood ganhou uma posição no grid.

E Jacky Ickx 'enfiou' 57 segundos de vantagem em Jackie Stewart, o 2o colocado, e quase 3 minutos e meio em Bruce McLaren, o 3o. Sobre Graham Hill, o 4o, foram quase 4 minutos...

outro abraço,
Renato Breder