sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Coragem
Nurburgring. 1976.
A fumaça do acidente de Niki Lauda.
Terrível.
Ele acordou no hospital.
O rosto queimado.
Um padre falava em latim ao lado de sua cama.
Era a extrema-unção.
Acontece a volta.
"Um ato de coragem" segundo Jackie Stewart .
35 dias depois o austríaco retornava às pistas.
Com o capacete raspado por dentro.
As orelhas ainda estavam feridas demais.
Havia um acerto de contas.
A Fórmula 1 ainda lhe devia dois títulos mundiais.
Postado por
Humberto Corradi
às
12:55
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9 comentários:
Para um tipo como eu, que anda a seguir a par e passo as filmagens do "Rush", ver esta imagem é incrivel. Mesmo sem qualquer carro na foto.
CORAGEM:
http://1.bp.blogspot.com/-DUUJMEC-SGQ/Tbcq953MOXI/AAAAAAAABwk/-LVhCY1zuaI/s1600/niki-lauda.acc.jpg
HARALD ERTL (capacete amarelo)
GUY EDWARDS (capacete com o topo azul)
BRETT LUNGER (capacete todo branco)
ARTURO MERZARIO (veio logo depois da foto ser tirada)
Escrevi o nome desses 4 pilotos em caixa alta e negrito como homenagem à sua (também) CORAGEM por prestarem socorro a Niki Lauda no momento em que ardiam as chamas em seu carro...
Edwards conseguiu desviar e não acertar o carro de Lauda; Ertl e Lunger acertaram o carro em chamas... Os três correram para socorrer Lauda e instantes depois Merzario se juntou a eles...
Quanto a Lauda, frieza alpina...
CORAGEM para, em meio ao fogo, afrouxar o capacete para tentar ver melhor e conseguir desatar o cinto de segurança que o prendia ao carro...
CORAGEM para, 1 mês e 11 dias depois de seu acidente, voltar às pistas e terminar em 4o lugar o GP da Itália...
CORAGEM para se recusar a continuar o GP no Japão, sob aquelas condições que pareciam arriscadas demais, e "perder" o campeonato para Hunt...
CORAGEM para 'dar uma banana' para a Ferrari antes do final do campeonato, após conquistar o título, em 1977...
CORAGEM para 'dar uma banana' para a Brabham antes do final do campeonato, por estar cansado de correr em círculos, em 1979..
Acabou voltando em 1982 e venceu mais um título... pilotaço!!
um abraço,
Renato Breder
Lauda, sem duvida o maior piloto existente!!!!Justíssima homenagem !!!!Hje qquer respingo de combustivel no capacete, pode ser sinonimo de abandono por medo de algo pior!! Lauda mostrou ao mundo o que é ser um piloto:Venceu qquer Medo !! Parabens campẽao!!
E ainda enxotou o padre do quarto aos gritos:"Eu preciso de médicos não de padres".
Acompanhando o Breder um PILOTAÇO! E um ser humano impar.
Que foto, Corradi! Que foto! Uma das Top Ten do blog, na minha opinião! Parabéns!
Agora, quanto ao piloto, endosso integralmente as observações do Breder.
Carlos Henrique
Concordando com a maioria posso afirmar que o Lauda além do tri campeonato possui um título honorífico que não está escrito em lugar nenhum, apenas na alma dos verdadeiros automobilistas do mundo quer sejam eles pilotos ou simples xereteiros como nós que habitamos sites e blogs procurando notícias e fatos de um automobilismo que não existe mais....
perdão.... de um mundo que não existe mais....estamos em extinção...
Lauda é um herói sob qualquer ângulo e aspecto, goste o cara de automobilismo ou não, sua superação e seu desprendimento para seguir naquilo que se propôs a fazer na vida enfia todos os vídeos e cursos motivacionais existentes no mercado, pisa em cima e enterra em cova rasa. Lauda é daqueles heróis de carne e osso, sem porte atlético, dentuço, feio e sem nenhum arroubo de arrogância. Um herói de verdade, poderiamos aproveita-lo mais porque ainda está aí bem vivo, mas a nossa sociedade é cruel só tece loas, homenagens e especiais comoventes quando o cara fecha o paletó.
Longa vida a um dos poucos heróis vivos que ainda podemos cruzar por aí, os pseudo heróis de hoje em dia estão sempre ocupados fazendo novos contratos de imagem ou fazendo algum comercial mequetrefe para a tv.........
Rubem Rodriguez Gonzalez
reiterando o Speeder_76, que incrível essa foto!
parece complementar as imagens do filme 8mm feito pelo espectador adolescente (14-15 anos de idade na época), que acompanha a Ferrari desde a saída de uma curva feita à direita até o momento que ocorre o problema que estilingou o carro pra fora da pista (isso numa curva percorrida à esquerda) - presumo que a 1ª curva que mencionei seja essa aí na foto, a entrada dela quero dizer.
um ótimo e curto video no youtube, inclusive com Lauda retornando ao lugar do acidente, 30 anos depois, em
http://www.youtube.com/watch?v=bQ8kknM7niM
e, ainda, impressionante, rápida imagem mostrando que, no lado da pista onde bateu, não havia guardrails, só aquelas telas de proteção, que obviamente não segurariam nada, ainda mais um bólido a 200 por hora... a 312T se arrebentou direto num rochedo, e por causa do choque o capacete dele voou longe.
Perfeito o post Corradi!
Comentei um pouco sobre isso neste link do Motorizzados: http://motorizzados.blogspot.com/2012/02/lauda-63-anos-do-ceu-ao-inferno.html
Lauda renasceu depois do acidente e por muito pouco não levou o bicampeonato mundial ainda naquele ano.
abs
Este realmente era o automobilismo que já não existe mais com pilotos de verdade e carros de verdade!!!
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