domingo, 5 de fevereiro de 2012

Obstinado























Palavras do jornalista francês Patrick Camus sobre Ayrton Senna em 1989.

"Nunca vi um piloto como Senna.

Há outros tão bons como ele, mas nenhum é tão apaixonado pela vitória, nem tão capaz
de ultrapassar seus limites tão frequentemente.

Infelizmente, ele não tem um lado humano que acompanhe isso.

É completamente obcecado pela profissão."

18 comentários:

Marcelo Betioli disse...

Esse era Ayrton Senna.
Piloto espetacular.

Abraços.

Marcos Antonio disse...

é, Senna sempre foi talentosíssimo, mas extremamente obcecado pela F1. Uma ótima descrição dele.

Anônimo disse...

Aguardando o pronunciamento do professor Rubem... rs


Carlos Henrique

Ron Groo disse...

Visão perfeita.
Homem, super profissional, mas humano e não santo com querem pintar as vezes.

Rodrigo Dias disse...

Discordo. O trabalho social que ele fez antes de morrer, sem que ninguém soubesse, prova que esse jornalista estava errado.

Anônimo disse...

Se o Senna fosse isso tudo o que dizem, teria ganho tudo quando finalmente dispôs do melhor carro. Fato que não aconteceu. Admiro muito mas quem, sem ter o melhor equipamento, trabalhou duro para ser campeão.

Mauro disse...

Senna pode não ter sido o melhor piloto de F1, mas está entre os mais carismáticos principalmente pela sua obcessão de vitórias.

politicamente_incorreto disse...

Todos os gênios normalmente têm uma vida pessoal conturbada ou extremamente controversa. No caso do Senna era o fato de ser reservado e um tanto messiânico, se sentia quase com poderes divinos. A realidadfe provou exatamente o contrário, morreu num acidente tolo e que não tinha a menor chance de ser fatal se não fosse o somatório de fatos que fez que uma ponta afiada da suspensão presa a roda dianteira entrasse exatamente no único ponto digamos frágil do seu capacete.

Ironia do destino alguém que se achava quase divino morrer de uma forma tão idiota, pois apesar da força do impacto e de todo o aparato visual a morte de Senna foi de um acidente quase banal para os padrões de segurança, parecido em fatalidade com o que vitimou o filho de John Surtees há dois anos atrás.

Quanto a qualidade do piloto só existe parâmetro e comparação em genialidade com Jim Clark. Só que fique claro para alguns que a genialidade humana não significa a perfeição total. É uma implicância tola que acontece quando a pessoa não gosta pessoalmente de um ídolo popular por não possuir argumentos pergunta que "se era o melhor, por que não ganhou todas as corridas que disputou?"
Corresponderia a dizer que o maior jogador de futebol jamais perdeu uma partida e fez ao menos três gols por partida e que o melhor goleiro do mundo jamais levou um gol. Essa lógica é obtusidade pura e nem precisa de contestação, mas se precisar é fácil argumentar que se não bastasse nada o Senna foi escolhido o maior entre os maiores exatemente pelos pilotos, engenheiros e construtores.

Argumento bem mais plausível do que a opinião de uma legião de indigitados que muitas vezes jamais pilotaram um aparador de grama e antes que venham as pedradas entre as os quais eu me incluo.

Só para finalizar acho engraçado que sou chamado de Pacheco por torcer por pilotos brasileiros, os principais argumentos é que na F-1 não existe esse negócio o que vale é a empatia natural com o piloto e tome se torcer por pilotos até do Cúzuquistão. Anacronicamente a maioria dos que pensam assim exigiam do Senna uma postura de bonzinho, simpático e que deveria ficar nos sinais - ou faróis - da vida ajudando velhinhas a atravessar as pistas. Apelam para dizer que era antipático, só jogava para as camêras como se o Senna tivesse que ser modelo de cidadão, escoteiro e funcionário do mês.
Quanto a Kúzoviski Kúzenko do Cúzukistão tudo bem, afinal ele é um piloto de F-1...... Sempre exigiram do Senna um comportamento de São Francisco de Assis e ao mesmo atempo achavam o comportamento do Hunt o máximo..... coisa de colonizado....quase uma síndrome...


Obrigado pela solicitação Carlos Henrique, só comentei por causa de sua "cutucada". nada de especial e nem chateado com nin guém, é que estou em uma fase meio caladão...rsrsrs

Rubem Rodriguez Gonzalez

Humberto Corradi disse...

Primeiro o Breder no desafio e agora... o Rubem caladão!

2012...

politicamente_incorreto disse...

Isso é uma prova cabal de que 2012 está furadíssimo, afinal estamos contrariando a lógica..... em 2013 estaremos todos juntos metendo o pau nos modelos que deverão ser lançados com o cockipt tipo escadaria da Penha, aproveitando Corradi, publica uma foto daquela Ensign em que o castelo dianteiro do cickipt era um conjunto de radiadores, era rídicula. mas ganhava fácil desse bico horroroso dos carros de 2012...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Rubem... não se cale!!!
É bom ler seus comentários...

Quanto à Ensign, a frente daquele carro parecia um vertedouro de uma hidrelétrica...

* Aqui um vertedouro:
http://s0.flogao.com.br/s3/15/10/04/344/820828.jpg
* Aqui a Ensign (África do Sul, 1979, Derek Daly):
http://img.motorpasion.com.br/2009/07/ensign-n179-1.jpg

um abraço,
Renato Breder

TW disse...

Gênio. não há outro adjetivo melhor para descrevê-lo!

abs

Anônimo disse...

Rubem, que bom que voltou à carga! Keep on!

Sobre o post, apesar de não fazer a linha sennista, ou piquetista, há uma opinião difícil de contestar: de Nikki Lauda. Para ele, Senna foi o maior de todos. Está grafado na capa do DVD sobre a vida do Ayrton, para quem quiser ver.

Sendo assim, convoco os colegas para um pensar coletivo: foi mesmo? Sem maiores elocubrações, digamos que todos estejamos diante de uma prova objetiva com apenas duas alternativas para a pergunta: sim e não. E então o que os colegas marcariam?

Carlos Henrique

Anônimo disse...

Apenas para "tirar o chapéu" para o RRG, o cara ficou de fora por um tempo, mas quando voltou, voltou "com a macaca"!!
Escreveu TUDO, Rubem!!
Muito bom ler textos como os publicados aqui!!

Zé Maria

Anônimo disse...

Carlos Henrique...

eu recorreria e não responderia... a questão deveria ser reformulada e tornar-se uma questão discursiva... (hehehe)

"Maior piloto"... o que é isso? como se mede isso? resultados?, empenho?, dedicação? conhecimento técnico? habilidade de pilotagem?...

"de todos os tempos"... quais são esses tempos?

De quais categorias estaríamos falando? Só a F1? Ou incluiríamos a Formula A, Voiturettes e os carros de Grand Prix, precurssores da F1, também?

Ou, ainda, nos limitaremos apenas à F1 que cada um de nós acompanhou?

Não é uma questão simples. É um tema complexo que não cabe, a meu ver, apenas um 'sim' ou um 'não'...

Eu coloco Senna entre os GRANDES pilotos da história, sem dúvida... mas e Tazio Nuvolari, Bernd Rosemeyer, Rudolph Caracciola, Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Chris Amon, Dan Gurney, Niki Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Roberto Moreno, Michael Schumacher, Jenson Button, Sebastien Vettel, Ribert Kubica, etc... muitos eu não vi, mas por aí estão relatos de seus feitos e não devem ser menosprezados...

E olha que eu citei apenas pilotos do universo da F1!!!! E os pilotos de Rali?????

Não. Não dá pra marcar '(x) sim' nem '(x) não'...

Gostaria de entender sob quais aspectos Niki Lauda fez tal afirmação...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Renato Breder

Verdade, meu amigo! Como se diz por aí, para todo problema complexo sempre existe uma solução simples... e errada!! rs

Carlos Henrique

politicamente_incorreto disse...

Breder, essa afirmativa não foi só do Niki Lauda, ficou famosa a declaração de John Watson:
"Era como se ele tivesse quatro mãos e quatro pernas. Freava, trocava de marcha, girava o volante, bombeava o acelerador e o carro parecia estar no fio da navalha, à beira do descontrole."

Ou o depoimento de Jeremy Clarkson sobre o documentário do piloto:
"Vou ser sincero com vocês, eu nunca fui fã de Senna, eu sempre pensei que Gilles Villeneuve fosse o melhor piloto de todos eles. Mas para fazer este filme, eu vi horas e horas e horas de filme e a verdade é que, Villeneuve foi muitas vezes espetacular, mas Senna, ele foi espetacular cada minuto que esteve em um carro.

Esse vocêtubo ajuda um pouco:

http://www.youtube.com/watch?v=sBNhkylfEnc&feature=player_embedded

Se não bastasse isso ele sempre foi o escolhido como o melhor de todos os tempos - acho Clark no mesmo nível - em qualquer enquete entre os top da categoria. é citado por oito em cada dez pilotos como o melhor até hoje.

O resultado de uma pesquisa totalmente insuspeita:

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2009/12/10/pilotos-elegem-ayrton-senna-o-melhor-da-historia-da-formula-1.jhtm

Mais ainda sobre o talento inato do Senna com a velocidade, atentem apenas para os primeiros paragrafos, nada tem a ver com F-1 ou corridas. mostra apenas a "insanidade" controlada que esse cara exercia sobre a velocidade.

http://veja.abril.com.br/especiais/extras/fechado/senna05.html

Era um animal, pilotava qualquer coisa e sobre qualquer circusntância, foi espetacular por onde passou, e isso é fato e contra fatos não há argumentos.


Breder, por incrível que pareça eu não sou Sennista, sou só realista e me rendo aos fatos. nunca enxerguei o Senna como deus ou divindade, nunca procurei nele o grande amigo ou o cara que recebe a todos indistintamente com um sorriso nos lábios e um aperto de mão. Sempre me ative ao Senna como piloto de corridas, assim como todos os outros que tecem críticas ao caráter do Senna e muitos torcem por pilotos de outros países no grid e não sabem nada sobre o caráter dos mesmos.
Nunca esperei nada das pessoas que podemos classificar como destaque ou ídolos, só porque são famosos e os admiramos achamos que devemos ser tratados como íntimos pelos mesmos. nós é que nos tornamos íntimos deles e não o contrário.
Quem aprende a dividir esse espaço e essa colocação leva qualquer esporte numa boa.

Parafraseando o boquirroto do Romário:
Quem tem que ter boa imagem é televisão.

Um abraço Breder, é essas polêmicas que mantém o interesse por esse nosso espaço aqui no F1CORRADI, somos os parasitas mais chatos do pedaço....

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Ruben,

não pretendo me estender muito, mas... não discordo de nenhuma das opiniões e/ou resultados das pesquisa que você apontou... OK!

Só pondero que, nem todo mundo viu TODOS os pilotos da história em ação! (talvez só o Claudio Carsughi...?) Mesmo para alguém do meio - como Lauda e Watson, por exemplo - não há como ter acompanhado tão de perto todo mundo... E some-se a isso, o fato que, no período do Senna na F1, muitos dos feitos do brasileiro eram mostrados ao vivo pela TV para o mundo todo...

Não estou dizendo que Senna NÃO foi o maior piloto, nem dizendo que SIM, ele foi o maior piloto da história; só estou questionando esse 'título' dado a ele...

Creio que para Lauda e Watson, e tantos outros, a avaliação foi feita com base nos pilotos que eles viram em ação...

outro abraço,
Renato Breder