segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Sangue & Óleo
Parece apenas uma inocente parede atrás dos motociclistas na imagem mais acima.
Não se engane.
É uma parte da pista do Saint Louis Motordrome.
Toda em madeira.
Os que visitam sempre o Blog já conheceram o Miners Field e o Playa del Rey .
Partes da história do esporte a motor americano.
O circuito de Saint Louis foi usado nas primeiras décadas do Século XX.
E não perdoava.
Chegou a matar oito pilotos em uma única corrida.
Ninguém se importava com a segurança no circo dos ianques.
O público parece que tinha sede de sangue.
Postado por
Humberto Corradi
às
17:01
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
20s,
30s,
Circuitos,
Motordrome
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
'Sangue & Óleo' não!
'Tá Maluco', sim!! (Tá Doido é pouco!)
Início do Século XX...
olha só a "moto" que era utilizda...
o capacete que os pilotos trajavam...
a irregularidade da superfície da pista de madeira(!!)...
a proximidade do público para se respingar de sangue (sera?)...
de novo, 'Tá Maluco!'
Agora, o que é NO TSU OH OIL, estampado no "macacão" do intrépido motociclista?
Do ponto de vista fotográfico apenas, fantástico registro!
um abraço,
Renato Breder
Duas coisinhas básicas que não vi na foto:
Está sem corrente.
Cadê o freio? Era na corrente também?
Abraços.
Oswaldo Roschel
Insano, nunca vi nada parecido, assustador
Corradi,
Esta voce se superou. Nunca vi coisa mais lunática; perto disto, uma corrida de side cars (que era o meu "padrão zero de sanidade" é considerado uma corrida perfeitamente normal. Gostei do olhar estranho dos pilotos, e sua indumentária também estranha. Será que estes caras ganhavam algum prêmio que justificasse o provável suicídio?
Oswaldo Roschel
Muito bem notado!
"Without brakes, the only way to slow down was to hit the kill button and use the engine compression as a brake... "
Valeu
Outra coisa:
As máquinas eram de acionamento direto sem embreagem, apenas uma corrente do pinhão do motor para a roda traseira (a "Moto" nesta foto teve a correntes retirada para facilitar o movimento).
E "Notsuoh", aos presentes,poderia significar "Houston" invertido. De repente, seria uma marca de oleo da cidade...
Achei esse texto, Corradi:
From Thomas Kempland Collection Glass plate negatives saved and prints made.
Photographer was J.R. Erke.
Most were August 1914. 2nd through the 30th.
This track could hold 8000 spectators around the top rim, and had lights for evening events.
Pie-tin Type MotorDrome named for the fast change from the begining 16 degree slant to the 62 degree slant.
This made the most difficult and dangerous Short track.
Motorcycle had the brakes removed or disabled as sudden braking or stopping was hazardeous.
To stop or slow down turn off the ignition and coasting with the engine egaged was the normal way for this type of track.
Numa tradução 'safada'...
" Da Coleção de Thomas Kempland, negativos em placas de vidro recuperados e impressos.
J.R. Erke era o fotógrafo.
A maioria entre 2 e 30 de agosto de 1914.
Esta pista podia abrigar 8000 espectadores ao redor da borda superior, e tinha luzes para eventos noturnos.
Motódromo 'Forma de Torta' assim chamado pela rápida mudança dos iniciais 16 graus de inclinação da pista para os 62 graus.
Isto a tornou a mais difícil e perigosa pista curta.
As motocicletas tinham os freios removidos ou desativados, pois frenagens ou paradas bruscas eram potencialmente perigosas.
Para parar ou reduzir a velocidade, desligar a ignição e ir 'encostando' com o motor ainda acoplado, era a forma normal para este tipo de pista. "
E os dois 'intrépidos motociclistas' da foto do post chamam-se Wells Bennett (esquerda) e Paul Schmidt (direita)...
E, em 1914, a Excelsior foi a grande 'papa-tudo' de títulos nacionais, justo ali no 'Priester's Park St Louis Motordrome'...
Essas fotos vinham junto com o texto em inglês:
* John Hoefeler
http://www.flickr.com/photos/carlylehold/6204772511/sizes/o/in/photostream/
* Wells Benett
http://www.flickr.com/photos/carlylehold/6205287906/sizes/o/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/carlylehold/6204772981/sizes/o/in/photostream/
http://2.bp.blogspot.com/_i_AovfzNXgQ/TCgfh5RIRpI/AAAAAAABOW4/fmANnmc0_m4/s1600/Motordrome+racer+on+an+Excelsior+motorcycle+1914.jpg
* Paul Schmidt
http://www.flickr.com/photos/carlylehold/6204772351/sizes/o/in/photostream/
* um desconhecido:
http://www.flickr.com/photos/carlylehold/6204773129/sizes/o/in/photostream/
* foto do post:
http://www.flickr.com/photos/carlylehold/6205287780/sizes/o/in/photostream/
As motos das fotos são 'Excelsior'. Só em 10 de novembro de 1917 é que a Excelsior comprou a Henderson. A partir de 1918, a companhia passou a se chamar Excelsior-Henderson.
Legal ver esse "livro" no site oficial, com toda a história:
http://www.excelsiorhenderson.com/pages/heritage/1876a.html
um abraço,
Renato Breder
Só tenho uma palavra: medo!
O da esquerda parece autista, o da direita tem cara de doido mesmo.... os dois têm cara de piada pronta.
Agora falando sério macacada, o ser humano têm uma queda FDP por sangue. ainda não nos livramos das nossas remininscências ancestrais, só fomos domados mas no nosso íntimo ainda adoramos um coliseu e seus gladiadores......
Nem todos podem ser assim, mas os ligados em esporte auto motor são os piores. acho que ganhamos até daqueles idiotas que vivem se agarrando nessas merdas desses MMA's da vida, gostamos de sangue mas com estilo, pancadaria não é o nosso forte. preferimos o auxilio de máquinas poderosas para isso.
Só para completar, o cara que se habilitasse a entrar nesse carrosel de horrores aí em cima - existia um em cada esquina -já era motivo para internar "ad eternum" o cidadão em um hospício.
Hoje temos um medo da morte que não existia até a primeira metade do século XX, é só dar uma conferida como foi a guerra de trincheiras na primeira guerra mundial e saibam que o tempo de vida médio de um piloto de combate na mesma guerra era de 17.....dias...
Definitivamente perdemos o hábito de morrer...
Rubem Rodriguez Gonzalez
a moto tem um nome-marca abaixo do assento, onde diz EXCELSIOR.
breve história da marca em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Excelsior_Motor_Manufacturing_%26_Supply_Company
teve um modelo , Super X, motor V-twin, criada para competir com as da marca Indian (que dominavam essas corridas em pistas de madeira), que parece ser o modelo da foto.
Parece que tem um aro na beira da pista. será que era para jogar uma bola e marcar 2 pontos?! Me lembrou o filme rollerball, onde os jogadores tinham que acertar alguns alvos enquanto patinavam puxados por motos e arrancavam partes dos jogadores adversários.
Gustavo Mello
Postar um comentário