segunda-feira, 26 de março de 2012

Furado






















Bom dia a todos.

Niki Lauda em Brands Hatch. 1974.

Às vezes as coisas não acontecem como queremos.

3 comentários:

fernando disse...

eu lembro dessa corrida.
esse pneu furado foi a poucas voltas do final; Scheckter, com a belíssima Tyrrell 007, de aparência muito ligeira, herdou a liderança enquanto Lauda foi aos pits substituir a sapata.
a vitória já era mas, Lauda sendo Lauda, pretendia retornar e angariar uns bons pontos com um segundo ou terceiro posto.
qual o quê.
rolou uma patriotada britânica - é, não são só latinos que cometem tal coisa - faltando apenas duas ou três voltas, 'permitiram' uma aglomeração descomunal, digna de comício, na saída do pitlane, impedindo totalmente que Lauda pusesse seu carro de volta à pista.
tinha fiscais de pista, bombeiros, paramédicos, jornalistas, mecânicos, cartolas e bicões de box - todos aguardando a bandeirada final que veio para um carro de equipe britânica, para júbilo geral da patuléia bretã.

eu, vendo pela TV, na casa de tios meus no interior, adorei toda a cena, sendo torcedor de equipes inglesas e anti-Ferrari a todo custo (apesar de admirar a beleza dessa 312B2, ou B3, não lembro mais ao certo, de todo modo eu separava pura torcida da avaliação 'estética' dos carros).

observando a foto sinto ainda mais pena do Lauda pois vejo que o furo aconteceu ainda no início da volta, essa curva da foto é aquela atrás dos boxes que dá início ao trecho 'dentro do bosque', no traçado GP, o mais longo, de Brands Hatch.

politicamente_incorreto disse...

Os carros de F--1 foram evoluindo em beleza até os meados/fins dos anos 70. daí em diante foram enfeiando e se transformando em "monocarrocerias" até o ápice da feiúra e mau gosto que são esse modelos de 2012.
Olha essa Ferrari e repare na beleza do aerofólio traseiro. a leveza desse aerofólio dianteiro tipo bandeja de chá. A harmonia na desarmonia daos pneus- por incrível que pareça uma das fontes de belezura desses bólidos era a diferença de dimensão entre pneus dianteiros e traseiros - essa lateral de cintura alta em total harmonia com o castelo do cockipt, essa bela tomada de ar e esse mini parabrisa compunham a beleza do carro. Pura poesia visual.

Já hoje vemos um tubo de pvc com um minusculo aerofolio traseiro, um aerofólio dianteiro descomunal e todos com aquele desenho lateral horrível que parece uma espreguiçadeira neo gótica. estamos todos massificados e em plena vigência do direito de imagem somos todos iguais e sem personalidade. somos um quadro em branco.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Bela história contada pelo Fernando

Abç,
Emerson Fernando