sábado, 10 de março de 2012

Speedboat
























É preciso ter muito dinheiro.

Porque vai estar sendo leiloada, ainda neste mês de maio, uma jóia.

O Speedboat Arno XI.

Projetado por Achille Castoldi na década de 50.

Castoldi já havia trabalhado com a Maserati e Alfa Romeo.

Só que desta vez o engenheiro italiano quis fazer diferente quando pensou na propulsão.

E aproveitando a amizade que tinha com Alberto Ascari, recorreu a Enzo Ferrari

O Commendatore não aliviou e cedeu um motor baseado no Fórmula 1 da época.

A Ferrari ainda entrou com todo seu suporte técnico.

O resultado só podia ser um.

O recorde mundial de velocidade da categoria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que belo 'Caiaque'!!

De cara alguma coisa me lembrou a Ferrari 375-F1... e, realmente, ambas as máquinas estão relacionadas...

Fui dar uma 'pesquisadinha' (hehehehe)....

Achille Castoldi já tinha estabelecido o recorde de velocidade, em 1940, a bordo de seu barco 'Arno'.
Esse barco era propelido por um motor Alfa Romeo 158, o mesmo que, dez anos depois, ainda estaria na ativa e daria os títulos do Mundial da FIA a Giuseppe Farina (1950) e Juan Manuel Fangio (1951)...

Ao sair da Formula 1, ao final de 1951, a Alfa Romeo reduziu seu envolvimento com as competições de barco, e direcionou todo o apoio que restou ao maior rival de Castoldi: Mario Verga.

Castoldi concentrou seus esforços na busca pelos recordes de velocidade.
Em 1953, construiu o 'Arno XI Hydroplane'... sem ainda ter um motor específico para o barco...
Castoldi, então, foi buscar motores na 'nova' força italiana nas competições motorizadas: a Scuderia Ferrari.
Enzo Ferrari deve ter adorado a idéia de apoiar alguém que foi 'abandonado' pela Alfa Romeo, porque forneceu a Castoldi um motor V12 de Grand Prix (F1), o que havia de melhor à época.

Projetado por Aurelio Lampredi, para a Ferrari 375-F1, era da mesma especificação daquele motor usado por Froilan Gonzalez na primeira vitória da Ferrari na F1, em Silverstone 1951. O motor de 4,5 litros gerava 300 BHP a 7000 rpm e girava a hélice do barco a até 10.000 rpm...

Mas, esse motor só não foi suficiente. Com o apoio - técnico e pessoal - da Ferrari, um novo motor de 4,5 litros foi produzido.
Tinha agora 'supercharger' duplo (ou gêmeo), 4 carburadores Weber e utilizava metanol, permitindo maiores taxas de compressão, o que otimizava o uso dos 'superchargers'.
O resultado é que a potência do motor passou para valores entre 550 e 600 BHP.

Aí sim, vieram os recordes de velocidade e o de '24 milhas náuticas'...
o de velocidade? 241,71 km/h (nas águas do Lago Iseo, na Lombardia, norte da Itália), em 15 de outubro de 1953...


(fonte: http://www.vivaf1.com/blog/?p=5267)


Aqui, mais uma bela foto:
http://performancedrive.com.au/wp-content/uploads/2012/02/Ferrari-Hydroplane.jpg

um vídeo da 'canoa':
http://www.youtube.com/watch?v=63Tos6uUjFg


um abraço,
Renato Breder

Eduardo Miler disse...

Prof. Breder...Esse cara é "O Cara"....Lendo e aprendendo...Obrigado...Abs