terça-feira, 20 de março de 2012

Tom Pryce





















Duas imagens de Tom Pryce defendendo a Shadow.

Piloto que teve uma das mortes mais terríveis da Fórmula 1.

Hulmilde, ainda jovem não se achava bom o suficiente para ser piloto.

Uma bobagem.

Sua escola foi a Fórmula Ford.

Ainda no início da carreira já era notado por sua habilidade em pista molhada.

Era talentoso o rapaz que nasceu no País de Gales.

Na Fórmula 3 suas boas performances chegavam a gerar dúvidas.

Alguns achavam que seu carro estava fora das regras.

Logo chegou à Fórmula 1.

Depois de um discreto primeiro ano, ele começou a despertar a atenção de outras equipes.

A mais interessada era a Lotus.

A mesma equipe de seu ídolo de infância.

Jim Clark.

Colin Chapman queria fazer uma troca com a Shadow

Pryce por Ronnie Peterson.

Isso nunca aconteceu.

O Gaulês morreu antes.

Muitos dizem que Price deveria estar no lugar de Mario Andretti em 1978.

Quem sabe o que poderia ter acontecido?

Entre seus pares havia apenas a certeza que ele era um piloto acima da média.

Diferente.

Faltou apenas a oportunidade.

10 comentários:

Rodrigo Keke disse...

Trocar Pryce por Ronnie Peterson? Pryce estar no lugar de Mario Andretti? O gales demonstrava ser bastante promissor, mas tenho minhas dúvidas se Colin Chapman teria feito bom negócio promovendo essas trocas. Tanto Ronnie quanto Mario eram ótimos, cada um ao seu estilo.

Abraço!

politicamente_incorreto disse...

1977 foi um ano de sencanto para mim, o meu ídolo - nessa época eu me permetia esses luxos - na categoria o Pace morreu estupidamente e 13 dias antes morria o meu ídolo entre os pilotos "de fora".

Pois é, o Pryce era o meu ídolo das terras do norte. sempre gostei do seu estilo tipo "Button" altamente eficiente e sem erros. caladão e tímido lembrava um professor gago de história numa época em que os pilotos em boa parte eram do balacobaco. Fazia o tipo de genro perfeito para qualquer sogra suspirar.
Assisti a corrida ao vivo no sábado - acho que só a corrida da áfrica do Sul foi sempre no sábado - e não deu nem uma linha sobre o acidente e sua gravidade. depois do pódio é que o locutor - acho que era o Luciano do Valle - leu o blábláblá do comunicado oficial noticiando a morte do piloto. Acho que depois disso a minha idolatria por alguém ficou restrita a apenas admiração, vinculos afetivos com pilotos naquela época eram extremamente dolorosos. ainda mais quando o fã têm menos de 15 anos de idade...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Linda a "BARATA" de cima preta com aquela enorme entrada de ar!!!

Anônimo disse...

Na foto de baixo, contornando a curva Leeukop em Kyalami 1977, sua última e fatal corrida. Agora se é nos treinos ou na corrida...

Marco Memoria disse...

Vi esse "cabra" aí pilotar em Interlagos e o cara era bom mesmo, estilo refinado mesmo nas derrapagens controladas muito coum na época Tom aliava velocidade a constancia, dono de um comportamento discreto e hulmide era a minha aposta naqueles anos para ser um futuro campeão mundial, vida interrompida de forma trãgica, rendo aqui minha admiração ao gales !!

Yuri disse...

Grande Pryce,eu não o conhecia mas depois de me interessar muito por formula 1 e ler varias coisas do passado.

Ele era um piloto que tinha um grande futuro,como vários em sua época,mas quis o destino que isso não acontecesse.

E essa Shadow negra é linda demais.

Juanh disse...

Tom Pryce estaba llamado a ser un gran campeón; un piloto humilde, pero muy velóz, aguerrido y espectacular. Un maldito matafuegos terminó con su vida, en esa fatídica mañana de sábado en Kyalami. Lloré con su muerte.
Abrazos!

fernando disse...

a Shadow de 1975 era bonita mesmo, impressionava muito, especialmente ao vivo no autódromo, sendo conduzida por dois pilotos que sabiam ser muito rápidos com ela, Pryce e Jarier.

eu também lembro da prova fatídica na TV, mostrava em camera estatítica o carro do Zorzi no acostamento, o piloto observando a traseira (fiquei com a impressão que era apenas vapor dos radiadores e não incêndio), quando algo passou voando pra cima no lado esquerdo da tela, sem que o locutor notasse coisa alguma - do que lembro foi isso que se mostrou do acidente.
como disse Rubem só soubemos da fatalidade ao final da transmissão. tão triste quanto desnecessário esse acidente.

Anônimo disse...

Já o disseram tudo, tanto do Pryce como da maravilhosa DN5!

E como disse o fernando, Jarier só não levou no Brasil por falha mecânica, tava dando um passeio no pessoal até a quebra.

Ironia maior da história em Kyalami foi que por pouco não sobrou pro coitado do Lafitte, que foi literalmente atropelado no final da reta pelo carro desgovernado do gales.

Zé Maria

Anônimo disse...

Coisa estranha essa Shadow de 1975.

Nas duas primeiras corridas, na Argentina e Brasil, era o melhor carro disparado. Mas só com Jean Pierre Jarier, que foi pole nas duas. Na Argentina, nem chegou a largar, porque quebrou a transmissão quando ia sair para a volta de formação do grid.
No Brasil, liderou a corrida, abriu enorme vantagem e abandonou com problemas mecânicos.

Enquanto Tom Pryce, nas duas corridas largou acima do décimo e andou sempre no meio do pelotão.

Depois, misteriosamente, o carro piorou e nunca mais andou entre os ponteiros.

Acho que o Tom Pryce chegou a ganhar uma corrida extra-campeonato. Não sei se foi a corrida dos campeões em Brands Hatch.

Também estava assistindo o GP da Africa do Sul em 1977 e durante a corrida, só mostraram o carro parado que pegou fogo na reta. O acidente não foi mostrado ao vivo.

Enio Peixoto