quinta-feira, 19 de abril de 2012

Camel

























Bom dia a todos.

Os pilotos brasileiros e seus camelos.

10 comentários:

politicamente_incorreto disse...

Olhando as imagens me vem a cabeça que esses "camelos" serviram para objetivos diferentes para os dois grandes pilotos brasileiros:
Para o Senna esse camelo foi a viagem de ida ou o caminho para os títulos e a fama definitiva, já para o Piquet foi a volta. O grande tri campeão fazendo o caminho de volta em direção a aposentadoria.

De qualquer jeito serviram de ponte quer seja d eida ou de volta para nossos tri campeões, que antes de tudo e sobre todas as divergências que possam existir deram uma aula ao mundo do talento brasileiro. Provaram que o Emerson não foi um acaso automobilistico no país - sem contar o grande e azarado Moco que tenho certeza nos daria mais um titulo - e que nós temos mais do que bananas.

Como dizia o eterno - e tricolor - Nelson Rodrigues isso ajudava a acabar com a alma de vira-latas do povo brasileiro.

Acordei mais calmo hoje......nem falei mal do Piquet...... tô ficando velho.....

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Senna em Jacarepaguá 1987

Lembro da entrevista que o Piquet deu no final deste GP Brasil de 1987, que o Dromedário pediu água, se referindo ao abandono de Senna no GP.

Ironia ou não do destino, nas duas temporadas seguintes, Piquet montou no Dromedário, e não conseguiu mais do que três 3° lugares na temporada de 1988.

Ricardo Reno disse...

De qualquer forma os dois "camelaram" com este carro.

PS: Pô Rubem já é a segunda vez, este mês, sem falar mal do Piquet?

Anônimo disse...

Eu me lembro - e ainda tenho a Revista (uma GRID, se não me engano) em meus arquivos - da entrevista do Piquet ao final de 1987, quando falava de sua transferência para a Lotus ("no lugar" de Senna). Disse algo mais ou menos assim:

"...primeiro a gente DESINFETA o carro, depois senta e vamos trabalhar..."


Lembro-me, também, da resposta que Piquet deu a um repórter, depois de não se qualificar ao GP da Bélgica, em 1989. Um Piquet de muletas (não lembro por que...) - e sorridente!! - responde a pergunta sobre ficar de fora do GP:

"... não! não é o fim do mundo..."


A Lotus foi uma "zona de transição" do sucesso brasileiro na F1. "Ligou" o 'fim' de carreira do Piquet com o 'início' de carreira do Senna e, assim, nós, brasileiros não sentimos falta de vitórias e títulos, nem da diminuição dos resultados do genial Nelson Piquet...

Acredito que a lacuna deixada - no sentido de vitórias e título(s) - no período entre a baixa de resultados de Emerson Fittipaldi e o começo dos resultados de Nelson Piquet, teria sido facilmente preenchida por Josè Carlos Pace. Teríamos assim uma 'Era de Ouro do Brasil' na F1, sem interrupções, que se estenderia de 1970 a 1993...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Ah, sim!!!
Faltou dizer que CAMELO eu tive também na minha infância... pelo menos é assim que a gente chamava...

O meu 'camelo' era muito parecido com esse aqui:
http://images.quebarato.com.br/T440x/bicicleta+antiga+monareta+1976+vendida+tenente+portela+rs+brasil__7E97A_1.jpg


outro abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Eu ligo a cor amarela a decadência da Lotus... Nem um carro amarelo deles (Senna e Piquet) foi bom.

TW disse...

Com a máquina da segunda foto, Senna venceu pela primeira vez em Mônaco. E era uma combinação perfeita ele, com seu capacete amarelo, naquele carro com as cores da Camel.

Pena que não andava nada se comparado com os anos áureos da lotus.

Rafael Schelb disse...

Ah, mas o 99T era muito mais carro que o 100T. Isso é fato!

Rodrigo Keke disse...

O 99T foi primeiro - e melhor - amarelinho da Lotus, ou melhor dizendo, o único amarelinho que prestou. De 88 pra frente a cor dos resultados foi só desbotando...

Carlos Bastos disse...

Este Lotus de 1987 o 99T era problemático por que usou motores Honda de uma geração mais atrasada (RA 166-E) eles eram bem mais fracos que os da Williams de 1987 que usavam por contrato os melhores motores da Honda, no caso em 1987 os RA 167-E. O RA 166 dava 820 a 900 cavalos a 12500 giros já o RA 167 dava 870 a 1050 cavalos a 14000 giros. Outro problema dele era o peso os Lotus 99T pesava 20 kgs a cima do regulamento por que eles estavam acostumados ao Renault que é mais leve que o Honda, além da suspensão ativa. Por isto o carro não era competitivo.