Aerodinâmica, mais ou menos, se impondo no universo F1... ou dando seus primeiros passos mais fortes...
A asa traseira teve sua porção central recortada para não obstruir as 'cornetas' de admissão do motor.
No final de 1958 e início de 1969, foram utilizadas aquelas asas (dianteira e traseira) bem elevadas. Após os acidentes de Jochen Rindt e Graham Hill, no GP da Espanha de 1969 (nos treinos) foram abolidas... Assim, a nova asa, 'colada ao corpo' do carro, obstruiria a entrada de ar para o motor. Teve que ser "recortada"...
No bico do carro, vê-se 2 aparatos aerodinâmicos - onde está colado o 'decalque' da Dunlop - que, juntos, criariam um 'corredor' para o ar, auxiliando/orientando o fluxo de ar na otimização do downforce... mais ou menos isso! Em anos mais recentes, mais precisamente em 2009, esse conceito sutgiu novamente no Red Bull RB5 de Adrian Newey. A região frontal do cockoit (em direção ao bico/nariz do carro) tinha suas leterais levemente erquidas, formando assim um 'corredor de ar', tal qual a Matra da foto do post.
Em 2009, o único carro que apresentou esse detalhe aerodinâmico, além do RB5, foi o Toro Rosso STR4. Claro!
Em 2010 e 2011 o tal 'corredor' apareceu em mais carros, com maior ou menor 'profundidade'... Neste ano - 2012 - ele ainda aparece, mas com o surgimento do degrau, sua influência é menor (creio eu!). Nos carros da Caterham é onde se pode ver melhor o dito 'corredor'...
É como Lavoisier teria dito sobre a F1: "... na F1 nada se cria, tudo se copia..."
Pena que no ano seguinte os franceses perderam a parceria com Ken Tyrrell, devido haverem escolhido o motor de 12 cilindros "de casa" para potenciar o MS 120. . . Ken então acabou migrando temporariamente para os March 701, aguardando a finalização do Tyrrell 001, que ocorreria apenas no 2º semestre. . .
Inclusive a unica vitória do 701 foi pelas mãos de Stewart, no conturbado GP da Espanha em Jarama. . .mas isto são outros 500!
Hermoso Matra, el del primer campeonato del escocés; luego llegó el nuevo March 701 y Tyrrell 001. Tengo este MS80 en 1/43: http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2011/11/023-matra-ms80-ford.html Abrazos!
6 comentários:
Aerodinâmica, mais ou menos, se impondo no universo F1... ou dando seus primeiros passos mais fortes...
A asa traseira teve sua porção central recortada para não obstruir as 'cornetas' de admissão do motor.
No final de 1958 e início de 1969, foram utilizadas aquelas asas (dianteira e traseira) bem elevadas. Após os acidentes de Jochen Rindt e Graham Hill, no GP da Espanha de 1969 (nos treinos) foram abolidas... Assim, a nova asa, 'colada ao corpo' do carro, obstruiria a entrada de ar para o motor. Teve que ser "recortada"...
No bico do carro, vê-se 2 aparatos aerodinâmicos - onde está colado o 'decalque' da Dunlop - que, juntos, criariam um 'corredor' para o ar, auxiliando/orientando o fluxo de ar na otimização do downforce... mais ou menos isso! Em anos mais recentes, mais precisamente em 2009, esse conceito sutgiu novamente no Red Bull RB5 de Adrian Newey. A região frontal do cockoit (em direção ao bico/nariz do carro) tinha suas leterais levemente erquidas, formando assim um 'corredor de ar', tal qual a Matra da foto do post.
Em 2009, o único carro que apresentou esse detalhe aerodinâmico, além do RB5, foi o Toro Rosso STR4. Claro!
Em 2010 e 2011 o tal 'corredor' apareceu em mais carros, com maior ou menor 'profundidade'... Neste ano - 2012 - ele ainda aparece, mas com o surgimento do degrau, sua influência é menor (creio eu!). Nos carros da Caterham é onde se pode ver melhor o dito 'corredor'...
É como Lavoisier teria dito sobre a F1: "... na F1 nada se cria, tudo se copia..."
um abraço,
Renato Breder
Nesse ano, Stewart começaria a escrever seu nome entre um dos maiores da F1.
abs
Linda essa MATRA F1,aliás como todos das décadas de 50,60 e 70!!! E obrigado Breder pela aula!!!
Plagiando o Fabiani C Gargioni#27:
Obrigado pela aula, Breder!
Essa MS 80 era de fato "o bicho"!
Pena que no ano seguinte os franceses perderam a parceria com Ken Tyrrell, devido haverem escolhido o motor de 12 cilindros "de casa" para potenciar o MS 120. . .
Ken então acabou migrando temporariamente para os March 701, aguardando a finalização do Tyrrell 001, que ocorreria apenas no 2º semestre. . .
Inclusive a unica vitória do 701 foi pelas mãos de Stewart, no conturbado GP da Espanha em Jarama. . .mas isto são outros 500!
Abraços.
Zé Maria
Hermoso Matra, el del primer campeonato del escocés; luego llegó el nuevo March 701 y Tyrrell 001.
Tengo este MS80 en 1/43:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2011/11/023-matra-ms80-ford.html
Abrazos!
É impressão minha ou alguém se esqueceu de aparar a grama ao redor da pista???
Será que não havia nenhum jardineiro na folha de pagamento do Circuito de Zandvoort???
Hahahahahahahahahahahahaha...
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