sexta-feira, 6 de abril de 2012

Matagal
























Jackie Stewart na Holanda.

1969.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aerodinâmica, mais ou menos, se impondo no universo F1... ou dando seus primeiros passos mais fortes...

A asa traseira teve sua porção central recortada para não obstruir as 'cornetas' de admissão do motor.

No final de 1958 e início de 1969, foram utilizadas aquelas asas (dianteira e traseira) bem elevadas. Após os acidentes de Jochen Rindt e Graham Hill, no GP da Espanha de 1969 (nos treinos) foram abolidas... Assim, a nova asa, 'colada ao corpo' do carro, obstruiria a entrada de ar para o motor. Teve que ser "recortada"...

No bico do carro, vê-se 2 aparatos aerodinâmicos - onde está colado o 'decalque' da Dunlop - que, juntos, criariam um 'corredor' para o ar, auxiliando/orientando o fluxo de ar na otimização do downforce... mais ou menos isso! Em anos mais recentes, mais precisamente em 2009, esse conceito sutgiu novamente no Red Bull RB5 de Adrian Newey. A região frontal do cockoit (em direção ao bico/nariz do carro) tinha suas leterais levemente erquidas, formando assim um 'corredor de ar', tal qual a Matra da foto do post.

Em 2009, o único carro que apresentou esse detalhe aerodinâmico, além do RB5, foi o Toro Rosso STR4. Claro!

Em 2010 e 2011 o tal 'corredor' apareceu em mais carros, com maior ou menor 'profundidade'... Neste ano - 2012 - ele ainda aparece, mas com o surgimento do degrau, sua influência é menor (creio eu!). Nos carros da Caterham é onde se pode ver melhor o dito 'corredor'...

É como Lavoisier teria dito sobre a F1: "... na F1 nada se cria, tudo se copia..."


um abraço,
Renato Breder

TW disse...

Nesse ano, Stewart começaria a escrever seu nome entre um dos maiores da F1.

abs

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Linda essa MATRA F1,aliás como todos das décadas de 50,60 e 70!!! E obrigado Breder pela aula!!!

Anônimo disse...

Plagiando o Fabiani C Gargioni#27:

Obrigado pela aula, Breder!

Essa MS 80 era de fato "o bicho"!

Pena que no ano seguinte os franceses perderam a parceria com Ken Tyrrell, devido haverem escolhido o motor de 12 cilindros "de casa" para potenciar o MS 120. . .
Ken então acabou migrando temporariamente para os March 701, aguardando a finalização do Tyrrell 001, que ocorreria apenas no 2º semestre. . .

Inclusive a unica vitória do 701 foi pelas mãos de Stewart, no conturbado GP da Espanha em Jarama. . .mas isto são outros 500!

Abraços.

Zé Maria

Juanh disse...

Hermoso Matra, el del primer campeonato del escocés; luego llegó el nuevo March 701 y Tyrrell 001.
Tengo este MS80 en 1/43:
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2011/11/023-matra-ms80-ford.html
Abrazos!

Leandro Legal disse...

É impressão minha ou alguém se esqueceu de aparar a grama ao redor da pista???

Será que não havia nenhum jardineiro na folha de pagamento do Circuito de Zandvoort???

Hahahahahahahahahahahahaha...