Tentando e conseguindo, o que foi muito bom para a 'Sra. Égua Rampante' (bom.. pelo menos foi dela que nasceu a Scuderia Ferrari!)...
A Alfa Romeo, em 1950, concentrou esforços nos Grandes Prêmios que compunham o primeiro campeonato mundial da FIA. Naquele ano, foram mais de 20 Grandes Prêmios de Fórmula 1.
Além dos 6 que formavam o Mundial (excluindo as 500 Milhas de Indianapolis, claro!), a Alfa Romeo esteve presente em mais 5 apenas: 'Gran Premio di San Remo', 'Gran Premio di Bari', 'Grand Prix des Nations', 'Circuito di Pescara' e 'International Trophy'.
Nos anos anteriores, sua presença nos GPs de Formula 1 foi bem maior... E, em 1951 sua participação extra-mundial foi menor ainda.
Parece que deu certo: 2 campeões (Giuseppe Farina, 1950 e Juan Manuel Fangio, 1951), 1 vice-campeão (Juan Manuel Fangio, 1950) e, se houvesse campeonato de construtores naqueles anos, seria bicampeã de Construtores!
Com mais outros detalhes estatísticos:
Nos 13 GPs de 1950 e 1951 (excluindo as 2 500 Milhas ianques!), os resultados da Alfa Romeo são:
10 vitórias 10 pole positions 13 melhores voltas
E das 806 voltas disputadas nesse período, 638 foram lideradas pelos carros da Alfa Romeo...
Simplesmente sem concorrência!
Com a saída da 'mamãe', ao final de 1951, um certo cavalinho resolveu empinar e mostrar serviço...
Gostei do detalhe de cada carro possuir uma cor diferente em volta do radiador, parece que só os numeros gigantes daqueles tempos não era o bastante pra identificar seus pilotos.
Do fundo para a frente temos (todas elas Alfettas Tipo 158): #1 (grade amarela)guiada por Juan Manuel Fangio (abandonou na 62ª volta de 70 com vazamento de óleo), #2 (grade azul), Giuseppe Farina, vencedor da prova e também do cameponato; #3 (grade branca)do Luigi Fagioli, 2° colocado na prova; e por fim a #4 (grade verde) de Reg Parnell, 3° colocado nesta corrida. Abaixo, outra foto dos mesmos carros no mesmo local, alguns instantes antes ou depois:
8 comentários:
Por acaso não foi esse o começo de tudo?!?!?!
Refiro-me ao Campeonato Mundial de F1 nos moldes em que é conhecido até hoje. . .
Zé Maria
Eu me sentiria intimidado.
Tentando e conseguindo, o que foi muito bom para a 'Sra. Égua Rampante' (bom.. pelo menos foi dela que nasceu a Scuderia Ferrari!)...
A Alfa Romeo, em 1950, concentrou esforços nos Grandes Prêmios que compunham o primeiro campeonato mundial da FIA. Naquele ano, foram mais de 20 Grandes Prêmios de Fórmula 1.
Além dos 6 que formavam o Mundial (excluindo as 500 Milhas de Indianapolis, claro!), a Alfa Romeo esteve presente em mais 5 apenas: 'Gran Premio di San Remo', 'Gran Premio di Bari', 'Grand Prix des Nations', 'Circuito di Pescara' e 'International Trophy'.
Nos anos anteriores, sua presença nos GPs de Formula 1 foi bem maior... E, em 1951 sua participação extra-mundial foi menor ainda.
Parece que deu certo: 2 campeões (Giuseppe Farina, 1950 e Juan Manuel Fangio, 1951), 1 vice-campeão (Juan Manuel Fangio, 1950) e, se houvesse campeonato de construtores naqueles anos, seria bicampeã de Construtores!
Com mais outros detalhes estatísticos:
Nos 13 GPs de 1950 e 1951 (excluindo as 2 500 Milhas ianques!), os resultados da Alfa Romeo são:
10 vitórias
10 pole positions
13 melhores voltas
E das 806 voltas disputadas nesse período, 638 foram lideradas pelos carros da Alfa Romeo...
Simplesmente sem concorrência!
Com a saída da 'mamãe', ao final de 1951, um certo cavalinho resolveu empinar e mostrar serviço...
um abraço,
Renato Breder
Gostei do detalhe de cada carro possuir uma cor diferente em volta do radiador, parece que só os numeros gigantes daqueles tempos não era o bastante pra identificar seus pilotos.
Do fundo para a frente temos (todas elas Alfettas Tipo 158): #1 (grade amarela)guiada por Juan Manuel Fangio (abandonou na 62ª volta de 70 com vazamento de óleo), #2 (grade azul), Giuseppe Farina, vencedor da prova e também do cameponato; #3 (grade branca)do Luigi Fagioli, 2° colocado na prova; e por fim a #4 (grade verde) de Reg Parnell, 3° colocado nesta corrida. Abaixo, outra foto dos mesmos carros no mesmo local, alguns instantes antes ou depois:
http://3.bp.blogspot.com/-VPPeQfmLKSo/T00IKIdh-eI/AAAAAAAACL4/lA8VBEA4xjA/s1600/Alfa+Romeo+racing+team,+Silverstone,+1950.JPG
Um abraço,
Danilo Candido.
E o caminhão atrás ... Alfão, aquele estilo FNM, com portas invertidas
Saudações
Junior Palmital
Belíssima imagem Corradi!!! Alfa sempre Alfa!!!
Sendo menos elegante que o Groo: Eu ia me cagar todo... hehehehehe
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