segunda-feira, 21 de maio de 2012

P34






















Itália. 1977.

Ronnie Peterson conduzindo a P34.

7 comentários:

harerton disse...

De lado, como de costume!

Juanh disse...

La variante final del P34. La más linda es la de los GP de Argentina y Brasil 1977.
Abrazos!

Anônimo disse...

Peterson disse.

"Com este carro, nunca irei vencer".

Estava certo!

Anônimo disse...

Essa P34 de 1977 era um monstrengo, totalmente diferente da versão original do ano anterior, que havia inclusive feito"1-2" com Scheckter e Depailler em Anderstorp. . .

Bitola dianteira (muito) maior, deixando inclusive as 4 rodinhas expostas ao vento e assim sendo anulando o efeito de redução do arrasto do trem dianteiro que origináriamente ficava "embutido" entre o bico e o sidepod, radiadores de óleo "perturbando" a aerodinâmica do bico, obrigando inclusive a "esquartejar" o logo da "Elf", do numeral então nem se fala, ficou metade de cada lado, o castelo com as "nacas" de admissão que obrigaram ao alargamento do mesmo. . .saudades da versão original com a faixinha amarela!!
Peterson tinha razão, nunca que ele iria vencer alguma coisa com essa draga!

Zé Maria

Secastro disse...

O interessante é que na época se dizia que o grande lance das quatro rodas na frente era a diminuição do arrasto, o que na verdade não acontece, porque as rodas traseiras, muito maiores, ainda estão lá e o Cx fica quase o mesmo. Acho difícil que projetistas tão bons cometeriam um erro tão primário, mas o fato é que o resultado prático foi um aumento de área de contato de pneus na frente, reduzindo muito o understeer, mas causando um violento oversteer. Infelizmente, com a paralisação do desenvolvimento dos pneus dianteiros pela Goodyear, a aderência ne frente piorou e a vaca foi pro brejo.

Ron Groo disse...

Isto não é um F1, é um pokemon, mas... É lindo.

politicamente_incorreto disse...

Concordo com o Zé Maria, isso aí é uma aberração em relação ao modelo original. Parece um Frankestein sobre rodas.
Dá a nítida impressão que o carro foi fetio com sobras e ainda por cima remendado nos boxes com restos, parece alegoria de escola de samba pequena que se aproveita dos restos das escolas grandes dos anos anteriores.
As rodas dianteiras originalmente aumentavam o grip em curvas e era uma forma de aumentar o down force na era pré carro asa. Até aquele momento todos os projetistas aumentavam o down force com o uso de aerofólios exagerados, só que os mesmos "freiavam" os carros. se fossem diminuidos o carro padecia do efeito estilingue - aquele que matou o Jochen Rindt - o meio termo antes de se trabalhar como o fundo do carro e a aerodinamic ado meio do carro para baixo era aumentar o grip e tecnicamente a P-34 fazia esse papel muito bem.
Se tivesse recebidoa devida atenção da Good Year - acho que era a única do grid ou responsável por 90% da borracha consumida - não tenho dúvidas que poderia mandar no grid nessa temporada, mas os problemáticos pneus de aro 10" ( ou 11" não me lembro" ) junto com essas brancaleonicas medidas aerodinamicas mataram o projeto no berço. Daí um carro competitivo se transformou em um caro no mínimo bizarro e exótico.....

Rubem Rodriguez Gonzalez