terça-feira, 5 de junho de 2012

Ardenas


































Bom dia a todos.

Preparativos finais para a largada.

9 comentários:

Marco Memoria disse...

Belgica 1970 - Spa-Francorchamps

Grid de Largada:
1. J.STEWART
March Ford Cosworth
2. J.RINDT
Lotus Ford Cosworth
3. C.AMON
March Ford Cosworth
4. J.ICKX
Ferrari
5. J.BRABHAM
Brabham Ford Cosworth
6. P.RODRIGUEZ
BRM
7. R.STOMMELEN
Brabham Ford Cosworth
8. I.GIUNTI
Ferrari
9. R.PETERSON
March Ford Cosworth
10. J.SIFFERT
March Ford Cosworth
11. J.BELTOISE
Matra
12. P.COURAGE
De Tomaso Ford Cosworth
13. J.MILES
Lotus Ford Cosworth
14. J.OLIVER
BRM
15. D.BELL
Brabham Ford Cosworth
16. G.HILL
Lotus Ford Cosworth
17. H.PESCAROLO
Matra

Segunda e última vitória do mexicano Pedro Rodriguez, Chris Amon e Beltoise fecharam o podio, coube tambem a Amon a melhor volta da prova .

Ricardo Reno disse...

De qualquer ângulo que se olhe a Eau Rouge é sempre assustadora.

Um desafio e tanto para qualquer piloto, assim como Avus, a Mulsane, a inclinada de Monza, Nurburgring(o traçado completo) e por que não o traçado antigo de Interlagos. Com as desafiadoras curvas 1 e 2.

politicamente_incorreto disse...

Segundo a descrição detalhada do grid do Marco memória de um grid de apenas 17 pilotos sete MORRERAM EM ATIVIDADE, ou seja: um índice de fatalidade de 41%.....
Umas cinco vezes mais inseguro do que dembarcar no dia 'D" nas praias da Normandia e quatro vezes mais perigoso do que fazer bombardeio diurno sobre a Alemanha na segunda guerra mundial....... acho que até um corredor da morte apresentava um índice menor de fatalidade, pois uma parte dos sentenciados a pena capital acabam tendo sua pena comuntada antes da execução... cruz credo...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Ricardo Reno disse...

O mais impressionante no raciocínio do Rubem é que nos casos citados ninguém iria,ou escolheria, de livre e espontânea vontade.

É como diz o piloto Jean Pierre Sarti no filme Grand Prix: Que os pilotos tinham que ser destituidos de imaginação.

Anônimo disse...

Triste constatação...
É bom lembrar que, em 2 de junho daquele ano, Bruce McLaren morre em Goodwood testando seu carro, cinco dias antes desse GP da Bélgica.

O próximo GP de F1, na Bélgica - em Nivelles! - foi apenas em 1972.
Dos 17 pilotos no grid de Spa, em 1970, apenas 10 poderiam ter participado:

- 2 morreram em 1970 (Courage, Rindt);
- 3 morreram em 1971 (Giunti, Rodriguez, Siffert);
- 2 abandonaram a F1 em 1970 (Brabham, Miles).

Dos que poderiam ter participado:

- Stewart estava doente (ulcera?) e não participou;
- Bell, apesar de inscrito, não tinha um carro disponível (algum problema com seu Tecno);
- Oliver estava mais ligado à NASCAR (!!) que à F1, em 1972

Ou seja, apenas 7 estiveram presentes...

No final de 1975, Hill morre num acidente de avião, levando consigo Brise e outros membros de sua equipe.
No final de 1978, em Monza, Peterson morre em decorrência do acidente na largada do GP da Itália.
Em 1983, Stommelen morre pilotando um Porsche 935, em Riverside, numa prova da IMSA.


Mas o 'show' continuava...

Em 1972, Jo Bonnier morre num acidente em Le Mans.
Em 1973, Stewart e Oliver fazem seu último ano na F1. Ano que teve as morte de Roger Williamson e François Cevert.
Em 1974, foi a vez de Beltoise e Bell deixarem a catergoria. Nesse ano, morre Peter Revson
Em 1975, em decorrência do acidente no GP da Áustria, morre Mark Donohue.
Em 1976, Pescarolo e Amon deixam a F1, este último devido ao acidente de Niki Lauda.
Em 1977, Tom Pryce morre no GP sul-africano e José Carlos Pace morre num acidente de avião.
Em 1978, Stommelen abandona a F1 (continua competindo até 1983). Este ano da F1 terminou com o acidente de Peterson. Seu compatriota, Gunnar Nilsson morre de câncer.
Em 1979, Ickx abandona as competições da F1... foi o último daquele GRID a abandonar a F1...

Spa-Francorchamps só voltou à Formula 1 em 1983, e reduzido quase à metade.
De uma forma ou outra, todos os pilotos, naquele GRID em 1970, estavam fazendo seu último GP de F1 em Spa-Francorchamps...

triste história, entremeada de momentos magníficos...
basta escolher uma 'arquibancada' melhor para poder apreciar um melhor panorama histórico...


um abraço,
Renato Breder

Ituano Voador disse...

O velho Spa era terrível... a Eau Rouge assusta, mas não se compara com a Masta Kink. Nas 24 Horas de 72, Hans Stuck achava que tinha pedaços de algum carro nessa curva, e alertou o parceiro Jochen Mass para tomar cuidado. E na verdade, os pedaços eram de um comissário que havia sido atropelado ao atender um acidente.
Era uma pista tão veloz quanto mortífera, e nem mesmo Jim Clark - o recordista de vitórias - gostava de correr lá.

Ricardo Reno disse...

Marco Memória, Breder, Ituano, Rubem e os demais que participam deste espaço.

O bacana aqui é o que uma simples foto pode gerar de "causos", pesquisa, reflexões,conhecimento, informações e as mais variadas opiniões.

Humberto você é o grande responsável por tudo isso, pela maneira como coloca os temas.

É um enorme prazer participar deste espaço.

Abraços a todos.

politicamente_incorreto disse...

Realmente Ricardo, eu acho que essa "lateralidade" ou simplismente "conexões" é que é o grande barato deste espaço.
Uma foto e um tema lançado pelo fio condutor da "brincadeira" que é o Corradi e o pessoal cai matando. Imprescíndivel nessa história toda é o nosso precioso "guarda-livros" o Breder, que além de ser o maior rato virtual para completar ainda manja do riscado. não vou citar os outros porque vou ser injusto e esquecer alguns, só citei o Breder porque ele nos socorre a todo o momento.
Eu não passo de um apertador de parafusos semi-aposentado que em alguns momentos de ócio entro aqui e dou minha opiniões, uma certas outras nem tanto....
Não pretendo ser o dono da verdade, mas me aguardem quando eu for aclamado o imperador supremo do universo......enquanto isso não acontece , um abraço para a tribo.

Rubem Rodriguez GOnzalez

fernando disse...

perfeita a colocação do Rubem.

é exato o que aconteceu agora, que vim comentar, com algum atraso,
as placas publicitárias na foto desse GP de 1970: se destacam mais as de 4 grandes petrolíferas (shell e esso parte das chamadas "7 irmãs", acho que era esse o nome, BP e chevron não sei).
há duas de componentes automotivos, ferodo (pastilhas de freio) e STP (ainda um derivado de petróleo,mas voltado à alta performance).
duas de bebidas alcoólicas, cerveja stella artois (local) e martini (internacional e à essa época iniciando um longo vínculo com espportes automotores.
e somente uma de cigarros, creio de uma marca também local, belga(acho que já soube que marca era essa, eu tive uma boa coleção de embalagens de cigarros). patrocínios da indústria tabagista estavam no seu início.

interessante também o posicionamento dos outdoors(ainda se usa essa palavra? aqui em SP, já era), na encosta natural da subida eau rouge-raidillon e, principalmente, voltados para o público da arquibancada principal - sei lá se já havia transmissão pela TV, ao menos pro continente europeu, mas por certo essa colocação das placas não atendia as cãmeras da dita.