domingo, 30 de setembro de 2012

Monza
























Um tesouro italiano.

Toda a grandeza do Autodromo Nazionale di Monza.

Quatro fotos.

Por que aqui a gente não economiza...

12 comentários:

TW disse...

Espetacular as imagens!
Todas devidamente arquivadas!

E quanta história!

abs

Bianchini disse...

Pela mão de direção, a última foto não seria de Brooklands? O banking de Monza está fechado mas nada foi demolido, já Brooklands restam apenas algumas partes - como essa da foto - , tem até um museu de aviação dentro do antigo traçado.

Anônimo disse...

... faço minhas, as palavras de TW !

Abraços !



C.M.

Belair disse...

...e placas da Tesco e Marks and Spencer...
Acho que o sumido Bianchini esta' certo.

fernando disse...

a foto da primeira chicane com um quase congestionamento de vetture sport é espetacularmente sensacional - antológica eu diria, em termos de blog do Corradi.

mas a última está mesmo com jeito de ser o que primeiro o Bianchini, depois o Belair notaram - acresecento que acho um pouco estranho a via pública cortando o banking - o autódromo deMonza fica dentro de um parque, do tempo de algum rei italiano (séc. XIX acho) pois denominado Parque Real (não sei exatamente as palavras em italiano, Parco Reale?) e alterar-se solo e vegetação naquela área é algo muito difícil e improvável.

mas claro, valeu mais uma vez pela qualidade histórica e imagética das fotos - ainda por cima sem economia, como você bem disse, de cara notamos nãofoi tripleta, e sim quadrifeta.

valeu de novo Corradi, esse blog é o máximo, como bem poderia dizer a Hebe (RIP).
abraço

fernando disse...

ainda da foto 1: parece um Bizzarrini na primeira perna da chicane - que aliás eu nunca tinha visto foto, para entrada no banking após a reta dos pits, não a chicane tradicional ao fim dessa reta, que por sinal não existia ainda na época da foto - seguido por um batalhão de Porsches (906?, 907?).
devia ser relativamente fácil adquirir um Porsche de corrida naqueles tempos.
também né…anos 60…outro mundo.

Carlos Gil disse...

O Bianchini e o Belair devem estar certos, e para além do que eles referem chamo a atenção para que as viaturas estão cuirculando pela esquerda, caracteristica viária dos países da Commonwealth e do Japão (assim de repente não me recordo de quais os outros) mas não da Itália onde se circula pela direita.
Mas isso não invalida a valia das fotos, principalmente das de Monza, as quais eu nunca havia visto.
Monza ainda é um circuíto magnifico, e esperemos que nunca seja castrado pelo arquitecto do regime Ecclestoniano, mas eu continuo a considerar que o traçado pré 1972 era o melhor.
CG

Anônimo disse...

Concordo com o Bianchini, até porque as curvas inclinadas de Monza não são tão largas assim.

Pegadinha do Corradi!?

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Humberto Corradi disse...

Todo mundo certo!

Claro que é Brooklands!

Basta ver o sentido contrário do tráfego...

Falha minha. Pura distração. Viajando na hora de escolher fotos.

Valeu pela correção!

Anônimo disse...

Concordo com o que o pessoal 'falou' aí em cima... estou chegando algumas voltas atrás... hehehehe

Como já falaram da 1a e 4a fotos, falo um pouco da 2a.

É bem legal ver [todos] os traçados de Monza presentes em apenas uma foto.

No início, entre a 'reta oposta' (Rettifillo Centrale) e a 'reta de chegada' (Rettifillo Tribune), existiam 2 curvas em Monza. Ambas de 90 graus (mais ou menos). Quando a foto (2) foi tirada, elas já não eram mais utilizadas, mas lá está a marca que deixaram no solo sagrado do 'Parco Reale' (ou algo assim). Eram chamadas 'Curva di Vedano'.

Entre 1950 e 1954 a F1 correu em Monza com elas no traçado, que tinha 6,3 quilômetros de exrensão.

Com a reforma no 'Autodromo Nazionale di Monza', em 1955, as 'Curva di Vedano' foram desativadas e uma nova curva, de formato parabólico, surgiu entre os Rettiffilo: a 'Curvetta Sud' - que acabou ganhando o nome de seu formato posteriormente (Parabólica).

A posição dessa nova curva era tal que encurtava as retas que ligava. Isso teve o propósito de abrir espaço para a curva inclinada do 'Oval de Monza' - a 'Curva Sud Alta Velocità'.

O novo traçado, com o oval incluído, passou a ter 10 quilômetros de extensão, ao passo que, sem o oval, caía para 5,75 quilômetros.

E o oval foi usado até 1961...

Tudo isso numa foto apenas..


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Escrevendo melhor: o oval de Monza, na F1 foi usado apenas até 1961... tá explicado.

Sobre a Foto 1... supondo que seja uma foto dos 1000 km de Monza...

Nos anos 60, mais precisamente de 1965 a 1969, os '1000 km de Monza' foram disputados no traçado de 10 km.

Em 1965 haviam apenas 4 Porsches na prova... não deve ser desse ano a foto...
Em 1967 um Chaparral 2F esteve em 2o no grid... logo, não acho que a foto seja desse ano.

Aqui algumas fotos dos '1000 Km de Monza', com (um pedacinho da) a entrada da chicane, a curva inclinada e a cavalaria estacionada:

1966 - http://www.racingsportscars.com/photo/1966/Monza-1966-04-25-pc1.jpg
1968 - http://www.racingsportscars.com/photo/1968/Monza-1968-04-25-049.jpg
1969 - http://www.racingsportscars.com/photo/1969/Monza-1969-04-25-004.jpg


Já a partir de 1970, o Oval não foi mais utilizado nos '1000 km de Monza'.


outro abraço,
Renato Breder

Juanh disse...

Espectacular el viejo Monza, junto a los viejos Nurburgring, Hockenheim y Spá, lo mejor en la historia de la F1.
Abrazos!