quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Baldi

































Correria nas 24 horas de Le Mans. 1987. (Não! 1994... thanks guys)

7 comentários:

Danilo Candido disse...

Corradi, na foto parece ser o Dauer Porsche que venceu Le Mans em 1994:

http://farm8.staticflickr.com/7045/6813837770_85f91585df_z.jpg

O "FAT Turbo Express" no capô, ainda que borrado, denuncia...e a placa com o número 35 nos boxes também.

Mauro Baldi guiou este carro em parceria com Yannick Dalmas e Bob Wollek.
Em 1987 ele não disputou a prova francesa. Correu de Porsche 956 (equipe Liqui Moly) em 1986, retornando em 1988 pela Sauber Mercedes Benz, com o sensacional modelo C9.

Um abraço,
Danilo Candido.

Danilo Candido. disse...

P.S.: A placa de número #36, do carro vencedor, também denuncia. Na foto deve ser o #35, pois parece estar saindo dos boxes no instamnte da foto, e não parando. O mecânico do reabastecimento acabou de desconectar o tambor de gasolina.

Anônimo disse...

Danilo,

basta ver a quantidade de gente atrás do carro... ou seja, ele está 'arrancando' e não parando...

um abraço,
Renato Breder

PS: quanto ao resto vou dar uma pesquisada... hehehehe...

Anônimo disse...

Danilo 'Barsa' Candido parece estar certo...


* Em 1986, Mauro Baldi correu de Porsche 956 (da equipe britânica 'Liqui Molly') ... mas a capota era toda branca e não tinha o vermelho que a foto do post apresenta...
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1986/Le_Mans-1986-06-01-014.jpg

Além disso, em 1986, não houve carro #35 e o #36 era um 'Tom´s 86C'...
http://www.racingsportscars.com/photo/1986/Le_Mans-1986-06-01-036.jpg


* Em 1987, Mauro Baldi até estava inscrito... em 2 carros!
1 - O Porsche 962C da 'Liqui Molly' ele nunca pilotou...
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1987/Le_Mans-1987-06-14-015.jpg
2 - O 'Lamborghini Countach QVX', em que dividiria a pilotagem com Tiff Needell, nem apareceu para a prova...

Em 1987, não houve carro #35 e o #36 era um 'Toyota!87C'...
http://www.racingsportscars.com/photo/1987/Le_Mans-1987-06-14-036.jpg


* Em 1988, Mauro Baldi pilotou uma Sauber C9/88, aquela preta com pintura de circuito integrado....
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1988/Le_Mans-1988-06-12-061.jpg

Em 1988, o carro #35 era uma Porsche 962C, mas o #36 era um 'Toyota!88C'...
http://www.racingsportscars.com/photo/1988/Le_Mans-1988-06-12-036a.jpg


Em 1989 #36 Toyota 89C
Em 1990 #36 Toyota 90C
Em 1991 #35 e #36 eram Jaguares XJR-12
Em 1992 #35 Toyota 92C e #36 Spice SE89C
Em 1993 #35 Lucchini SP91 e #36 Toyota TS010



Na foto do post dá para ver que a garagem #35 da Porsche está entre as garagens #36 da Porsche e a #4 da Toyota...
Apesar de nominalmente, o carro de Mauro Badi, em 1994, ser uma 'Dauer 962 LM', o motorzão era um 'Porsche 935/82 3.0 F6 Turbo'...

Assim em 1994:
#36 - http://www.racingsportscars.com/photo/1994/Le_Mans-1994-06-19-036.jpg
#35 - http://www.racingsportscars.com/photo/1994/Le_Mans-1994-06-19-035.jpg
#4 - http://www.racingsportscars.com/photo/1994/Le_Mans-1994-06-19-004.jpg


tudo isso pra concordar com o Danilo... hehehehehe....
Ah, sim... no capô 'F.A.T. International', na asa traseira 'Turbo Express'



outro abraço,
Renato Breder

Danilo Candido disse...

Prezado Renato "Google" Breder,

Obrigado pelo "Barsa" !

Um abraço,
Danilo Candido.

Humberto Corradi disse...

Corrigido!

A verdade é que estava lendo várias histórias de La Sarthe. E me desliguei.

Pular sangrando na piscina dos tubarões...rs

Valeu

Milton disse...

Breder, Candido e Corradi:

Esse Dauer-Porsche se valeu de uma brecha de regulamento para 1994.

Naquele ano, depois de anos somente de carros do Grupo C participando, houve uma abertura de regulamento para os carros do que viria a ser a BPR Racing Series, que depois originaria o FIA GT.Ou seja, basicamente carros regulamentados GT1 e GT2. Desta forma, uma fauna variada de veiculos pode correr em Sarthe, como Bugatti EB 110, De Tomaso Pantera e Lotus Esprit.

E Dauer-Porsche 962C correndo COMO GT, tambem. E por que esse carro, que por tantos anos era um prototipo Grupo C, correu assim, eh simples.
A Dauer Comprou TODO o ferramental que a Porsche usava para fabricar os 956-962 e iniciou uma producao desses veiculos como street legal, podendo haver venda ao publico, emplacamento e assim caracterizando-o como carro de producao. Sendo assim, era possivel comprar um prototipo de Le Mans e andar com esse carro nas ruas... e adequa-lo ao regulamento vigente em 1994. E o que se seguiu foi a vitoria, ate mesmo porque contavam com pilotos bons e apoio oficial da maior vencedora da prova, alem de estarem sob o teto da atual equipe vencedora de Le Mans, a Joest Racing.

Vale salientar que, neste ano, a Toyota que chegou em segundo lugar correu com Eddie Irvine, que tinha ligacoes com a fabrica desde os tempos da F-3 japonesa.