quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma Só
























Três gerações da Scuderia Italiana dentro da Fórmula 1.

Repare como os carros são diferentes.

Nesta temporada os carros estarão bem parecidos com os do ano passado.

É bem provável que tenhamos vários vencedores diferentes também.

Fruto da manutenção das regras.

Aproveite para ver brigas acirradas.

Segundo Adrian Newey isso deverá acabar no ano que vem com o retorno dos turbos.

Sem grande influência da aerodinâmica, devido as limitações do regulamento de 2014,
quem tiver o melhor motor vai mandar.

Simples assim.

Com isso a chance de termos uma equipe muito superior as outras e dominando todo
o campeonato é altíssima segundo o maior projetista da categoria.

6 comentários:

Ron Groo disse...

a ultima parece um mini carro.

Carlos Gil disse...

Não concordo com o Adrian Newey.
A diminuição da preponderância da aerodinâmica na competitividade dos carros não será tão dramática como ele quer fazer crer.
Será mais um desafio que os magos da aerodinâmica vão defrontar, mas eles já o fizeram muitas vezes e sempre saíram por cima, esta será mais uma dessas ocasiões.
A capacidade de projectar, construir e desenvolver motores de ciclo Otto, ainda que equipados com turbo, está mais difundida e é mais acessível do que capacidade de projectar, construir e desenvolver um conceito aerodinâmico para a F1.
Seja nos motores de ciclo Otto, seja na aerodinâmica de um carro de F1, não será necessário partir do zero para se projectar, construir e desenvolver um carro de F1, mas a tecnologia dos motores e turbos está bem mais perto do seu potencial máximo de desenvolvimento, do que a da dinâmica dos fluidos.
Actualmente será bem mais fácil criar elementos de diferenciação, e consequente supremacia competitiva face aos concorrentes através da aerodinâmica, do que através dos motores.
E tenho a certeza de que o Adrian Newey sabe disso, ele apenas pretende desviar a atenção da concorrência.
CG

Secastro disse...

Esta primeira foto, Ferrari 312 do Jacky Ickx, chegou a correr alguma prova com este bico ou foi só em treinos? Nunca vi uma foto tão nítida deste carro. Pelo que sei este bico foi abandonado logo depois de testado.

Alex disse...

Será que veremos mais motores quebrando durante as corridas?

Anônimo disse...

Secastro,

Tenho fotos que mostram que, em 1972, esse 'bico' foi usado pelas 'Ferraris 312B2' de Jacky Ickx, Mario Andretti e Clay Regazzoni, no GP da África do Sul.

As fotos da África do Sul eu consegui encontrar links para elas.

* 1972 África do Sul, Andretti e Regazzoni:
==>> http://users.vialink.com.br/jcastro/wallpapers/Andretti%20Kyalami%201972.jpg
* 1972 África do Sul, Ickx:
==>> http://i7.photobucket.com/albums/y256/bouboum/Jacky%20Ickx/1972-Kyalami-312B2-Ickx.jpg
* 1972 África do Sul, largada (repare nas Ferraris):
==>> http://1.bp.blogspot.com/-mKTfqPm_8Dk/T1NxW2uOsFI/AAAAAAAAJwE/aO_LSf5j7FQ/s1600/Afs72(Largada0.jpg


O tal 'bico' foi apenas testado nas 312B2 de Ickx e Regazzoni (provavelmente na de Andretti também), na Espanha.

Encontrei links para algumas das fotos que eu tenho.

* 1972 Espanha, largada (repare nas Ferraris):
==>> http://2.bp.blogspot.com/-kbMliluYiZc/T6Akx3Yjj_I/AAAAAAAAJ94/s0gmNxlUYl0/s1600/Esp72(Largada).jpg
* 1972 Espanha, Regazzoni, treinos:
==>> http://istenbizony.hu/wp-content/uploads/2012/04/ferrari-1972-regazzoni-01-spanje.jpg

Tenho uma foto de Ickx, também na Espanha com a Ferrari usando o bico, que consegui num site que acredito ter "saído do ar": o "f1-images.de"... inclusive se alguém conheceu esse site e sabe onde está o conteúdo dele, divulgue por aqui... era muito informativo...

Ou seja, parece que o 'bico' foi abandonado após os treinos em Jarama...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Ao Secastro e ao Breder:
Inclusive a foto do post abaixo mostra as Ferraris em Jarama com o bico normal. . .que também possuía 2 configurações, uma com a entrada de ar menor e outra, essa da Espanha, mais larga.
Zé Maria