quarta-feira, 20 de março de 2013

Indy
























Neste final de semana a Indy retorna.

A categoria da luta.

Que briga contra tudo e todos.

A Nascar.

A Fórmula 1.

Os índices de audiência.

Penso que enquanto estiver neste caminho continuará perdida.

Sem uma identidade clara.

A Indy possui boas bases.

Tem história.

Equipes formadas.

Pilotos conhecidos.

Acho que um dos grandes problemas é o calendário.

Os organizadores desprezam os meses de janeiro e fevereiro.

Sei que parte dos Estados Unidos está congelada nessa época.

No entanto as pistas do Brasil, Argentina, África do Sul e Austrália estão
quentes e ociosas.

Assim como ociosos estão os jornalistas que cobrem o automobilismo.

Ávidos por notícias.

E o principal

A programação de corridas na TV nesse período está aberta.

Dessa forma quando a Fórmula 1 iniciasse seus trabalhos, a Indy já poderia ter
realizado 3 ou 4 etapas no hemisfério sul.

Sem concorrência.

Sem ter dividido as atenções.

Podendo oferecer um produto diferenciado para atrair anunciantes.

No final do inverno voltaria aos Estados Unidos para a parte norte-americana
da temporada.

Para as 500 milhas de Indianápolis.

Realizando corridas também nas outras praças do continente.

México e Canadá.

E quem sabe dar um pulinho do outro lado do Atlântico.

Aproveitando o mês de agosto quando a categoria máxima do automobilismo
tira férias.

Para reencontrar os circuitos europeus.

Ovais e mistos tradicionais desprezados pela Fórmula 1.

Criaria assim um produto diferenciado.

Com identidade.

Interessante para ser consumido.

Não seria bem mais legal assim?

8 comentários:

Diego Guidi disse...

Deveria também voltar a praças tradicionais do automobilismo estadunidense, como Laguna Seca, Mid-Ohio, Road America, etc., em vez de realizar corridas em circuitos de rua obscuros, passando sobre linhas férreas ou concreto escorregadio...

Paulo Heidenreich Jr disse...

Concordo contigo Diego. No tempo de CART a categoria era melhor de assistir. Me lembro das provas em Surfers Paradise, no aeroporto de Cleveland, Laguna Seca.
Outra coisa é o carro, eu acho muito feio. Que saudade dos carros dos anos 90, dos Penskes, da Newman-Haas.. Era muito bom.

Marcos Alvarenga disse...

Excelentes sugestões, Humberto. Tomara que cheguem aos olhos das pessoas responsáveis.

Anônimo disse...

É foda, a categoria perdeu sua identidade. Perdeu grandes equipes como a Newman-Haas. Terrível. E este carro então. Exótico pra não dizer outra coisa. O Delta Wing se deu bem, virou protótipo e esse negócio que a Indy escolheu parece tão exótico e não parece atrair a atenção.
Concordo com a posição do Corradi de aproveitar os meses de janeiro e fevereiro quando estamos "com o ouvido no liquidificador" de tanta saudades do barulho do motor.
Acho até que a F1 tinha que ter 25 etapas, ou seja, quase sem paradas de um ano pro outro. Não teria essa de testes, daria pra inserir mais umas boas pistas no calendário e até uma equipe que tenha começado mau no início da temporada, até lá pra 1/3 da temporada, ainda seria tempo de se reagir no campeonato.
Tanta pista boa que dava pra colocar no calendário e esses caras vêm com essa de pista de rua. Pelo amor de Deus! Tem que ter pista de rua, claro que tem! Monaco e mais uma ou duas, o restante, teríamos pra apreciar o vasto repertório de bons circuitos sobreviventes mundo afora Monza, Nurburgring, Spafrancorchamps, Suzuka, A1Ring, Interlagos, entre outras.
Fiquei contente com a notícia de que esperam realizar um 2o GP no Brasil no parque Beto Carreiro, mas quando fiquei sabendo que Herman Tilke fará o traçado, bem acho melhor cancelar. Esse cara não entende nada de circuitos. Esta semana ainda fiquei sabendo que o pessoal tá querendo acabar com San-Marino, bem depois de tirarem a tamburelo e colocarem aquelas chincanes, o circuito ficou uma porcaria. Quem se lembra da F1 dos anos 80 com os pegas naquele circuito fantástico, não pode se conformar, SanMarino era espetacular! Quem não se lembra do pega de 1982 de Villeneuve e Pironi nas duas ferrari 126c2 turbo de 1982? Aquilo sim era corrida de verdade, e o pessoal da Ferrari desesperado, e os dois na pista no limite. Coisa linda.

Celso Castro disse...

Perfeito, enquanto isso uma assessoria marketing contratada por eles sugeriu a realização de 15 provas em um período de 6 meses. Fora isso que eles disputassem provas pelo mundo a fora, mas apenas como exibições.

ALEX COURI disse...


Eu gosto da Indy como ela é.. e esse ano terá coisas legais como rodadas duplas em alguns circuitos e largadas paradas, gosto de ver os formula em ovais, misto e circuitos de rua, essa variedade é e sempre foi o trunfo da Indy, mas suas sugestões tb são ótimas Corradi, no site oficial tem um link p/ envio de sugestões.. manda pra eles!

TW disse...

Perfeito! Ao contrário, preferem serem engolidos.

Rafael Vieira disse...

100% de acordo com tudo, mas vejo que a Indy ou F1 tem real interesse em se engolirem, pois todos os anos as 500 Milhas de Indianápolis acontecem no mesmo dia do GP de Mônaco, pra que isso? Pra que fazer braço de ferro? Coloquem em datas inteligentes, pra que disputar cobertura jornalísticas? Uma pena o que fazem com a F1 no Brasil e com a Indy nos EUA.