domingo, 10 de março de 2013

Zebras?



















Bom dia a todos.

A Fórmula 2 em destaque.

1972.

7 comentários:

walter disse...

Em tempos de videogame, é muito importante pensar nas zebras.
Pensem vocês, que nasceram depois dos anos 80, que os caras corriam em monopostos tão velozes quanto os atuais, mas em pistas que tinha terra na lateral, sem zebras, com guard-rail colado na pista, o tanque de combustível envolvia o piloto.
Não tenho nada a favor da falta de segurança, mas as pistas com áreas de escape asfaltadas são mesmo uma piada.
A F1 ficou chata, conseguiu afastar o público, porque imita videogames, mas não aceita o gameover.

TW disse...

Já chegaram a ser de pneus

Juanh disse...

En los setenta, la F2 llegó a tener tanto protagonismo como la F1. Lástima pasó a convertirse en F3000, para terminar desapareciendo... Hoy la reemplazan algunas categorías de monopostos (GP2 y otras), pero todas horribles monomarcas...
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

fernando disse...

deve ter sido ótimo ver essas corridas, bons pilotos, alguns excepcionais, em carros de relativamente pouca potência mas que os permitia mostrar habilidades quase infinitas, que rolavam å medida que a corrida acontecia.
---------------------
a primeira foto acho q é de 1971, talvez Bob Wollek no Rondel #28 å frente, Ronnie Peterson com certeza a seguir no STP-March #1, seguido por um interessante McLaren de F2, na cor oficial da equipe original, talvez o futurocampeão mundial Jody Sheckter ao volante, e a seguir uma Brabham (não sei que piloto, François MIgault talvez?) e então Wilsinho Fittipaldi com a bela e transformada Bardhal-Lotus amarela (transformada pelo genial Ricardo Divila).
-------------------------------
foto 2 em Interlagos, me parece no Pinheirinho, pelos capacetes e carros acho que são David Purley (mas nem sei se ele veio para as corridas de F2 em SP) num March e Mike Hailwood no belíssimo Matchbox-Surtees com q seria campeão europeu naquele ano, 1972.

Anônimo disse...

Lindas fotos! Grande post Corradi.
A F2 era o máximo e os pilotos da F1 dela participavam num mix de talentos dos mais interessantes. Hoje para um novato andar junto com um grande nome quase sempre só em equipe nanica e sem chance de mostrar serviço.
Fernando o Brabham BT38 numero 28 é do Carlos Reutemann, o BT 35 44 é do Dave Morgan, vencedor da prova o Wilsinho nesta prova estava com um March 712M com modificações Divila e o March 2 é do Niki Lauda.
Sobre o McLaren M21 do Scheckter uma curiosidade. Ele faz parte da coleção de todos os carros que o sulafricano pilotou (a única ausência é o Tyrrel-P34)e o primeiro F-Ford dele foi o Merlyn Ford do Emerson que por ele Scheckter é chamado de "Magic Merlyn" e que também está na coleção.
Abraços

Claudio Paes Leme

fernando disse...

boa Claudio, valeu!

eu fui totalmente por dados de minha memória das imagens das revistas da adolescência, por isso os erros quanto aos carros e pilotos (estes pelas cores dos helmets).

sobre o M21 e Sheckter, tá com jeito que nos informamos pela mesma fonte, a edição recente da Motorsport tendo o sulafricano como editor convidado
eu nem conhecia esse modelo da McLaren de F2, aliás não sabia de nenhum carro da marca naquela categoria, e nunca tinha visto imagem de Sheckter num bólido na cor original da equipe de Bruce McLaren. (foi por isso que palpitei a imagem ser de 1971, mas talvez eu esteja errado nesse palpite também).
e é excelente a história do Merlyn que passou pelas mãos de 2 campeões mundiais no começo de suas carreiras.
abraço
Fernando Amaral

Carlos Gil disse...

Efeméride.
A primeira foto faz 40 anos hoje:
12 March 1972, Mallory Motorsport Park, 1ª prova do European Championship Formula 2.
Do primeiro para o último da foto:

28 - Calos Reutemann
Motul Rondel Racing
Brabham BT38/Ford BDF

1- Ronnie Peterson
STP March Engineering
March 722/Ford BDA

73- Jody Scheckter
Bruce McLaren Motor racing
McLaren M21/Ford BDF

44- Dave Morgan
Edward Reeves Racing
Brabham BT35/Ford BDA

41- Wilson Fittipaldi
Team Bardahl
March 712/Ford BDE

2- Niki Lauda (visão parcial)
STP March Engineering
March 722/Ford BDA

Fotos muito boas deste evento:
http://www.mikehaywardcollection.com/category/85/f2-championship-1972.htm

Este site "The Mike Hayward Colletion Photography" é muito interessante para quem gosta de fotografia de desportos motorizados:
http://www.mikehaywardcollection.com/

CG