Caramba esse cara nunca guiou qualquer carro com câmbio manual, ele erra muitas marchas, arranhou e segunda direto, por que não convidaram um Emerson ou Piquet que foram pilotos da Lotus e teriam feito essa maravilha voar, de verdade e não com esse festival de erros de marcha e curvas ridículas!
Carro saindo de traseira, de frente, afundando o nariz nas freadas e empinando nas aceleradas (dá pra ver a suspensão "andando" todo seu curso), piloto trocando de marcha na 'munheca' e usando a embreagem no pé esquerdo (com possibilidade de ERRAR uma marcha!), "aderência mecânica" em vez de "aderência aerodinâmica" (é um carro e não um avião!)... aliás, quase nenhuma aerodinâmica e/ou eletrônica!!
Se os campeonatos de carros históricos de grand prix (ou F1) fossem mais divulgados do que são, acredito que a F1 perderia ainda mais audiência...
Muito legal o Vídeo, impressionante a tendência à saída de frente do carro em curvas longas, quanto à pilotagem, a impressão é de que o piloto quis realmente preservar o carro (imagina uma panca com uma f1 antiga?), a frenagem em curvas é muito antecipada... e realmente o piloto deve ter muito pouca experiência com carros de corrida tão "manuais", pois nem o punta-tacco saía.
Muito, muito bom o vídeo. Pena que o piloto não estava à altura do carro, pelo menos no momento. Me deu pena as arranhadas nas reduções para segunda marcha... Ninguém explicou para o menino que era preciso igualar a velocidade do câmbio com o motor antes das reduções? Parecia meu Fusca 69... :o) Valeu, Corradi!
Marcos Alvarenga disse: Comentário número 2. - Punta-tacco? O que é isso??
Penso que estará a referir-se à técnica de ponta tacão. A técnica ponta-tacão é uma técnica de condução desportiva e que consiste em usar o pé direito para travar e acelerar, de modo a manter a rotação mais alta e não perdermos rotação na passagem de mudanças.
Esta técnica é utilizada em reduções de caixa acompanhadas de travagem, que permitem manter um regime de motor adequado à velocidade e à mudança engrenada O condutor inicia a travagem para redução de velocidade acompanhada de reduções de caixa (passando por exemplo de 5ª para 2ª) acompanhando cada redução com uma aceleração que manterá a rotação do motor adequada à velocidade do veículo, por forma a evitar bloqueios de rodas provocados por reduções de caixa bruscas ou rápidas (bloqueios de caixa).
Pessoal, para quem curtiu o video e a tocada nervosa do bolido, recomendo fortemente o grand prix legends, com um g27, obviamente. O volante ainda estah um pouco caro, mas vale a pena cada centavo,podem ter certeza. O jogo eh um simulador fidedigno da epoca, e eh preciso muito treino para conseguir uma volta rapida.
Marcos, acho que não fui claro. O menino que me referi era o piloto do carro! O punta-taco é usado para igualar a velocidade do motor com o câmbio, onde o piloto acelera o carro enquanto está com o pé no freio, no momento da redução de marcha. Esta técnica é necessária para evitar o desequilíbrio do carro no momento das reduções de marcha, assim como evitar o desgaste excessivo dos pneus. Quer um belo exemplo? Veja o mestre: http://www.youtube.com/watch?v=BxH6PCG_U1Y Abraço!
Informação (des)importante: não contabilizando a volta de saída do box, as voltas do video dadas pelo piloto Alexander Rossi, foram na casa de 2:20 (mesmo considerando que o fim da 2a volta não foi registrado no vídeo mas dá para se ter uma noção de tempo). A volta mais rápida na corrida de 2012 foi de Sebastian Vettel com 1:39.3, ou seja 40 segundos de diferença média!!!!
O piloto parece ser bom, apesar que o carro expressa por si só a diferença dos grandes pilotos, com Clark, Fangio, Hill e Brabham, para os pilotos atuais.
Não que os pilotos atuais não sejam bons. Mas, nesta época, os pilotos eram pilotos e não meros acessórios.
Isso é o que diferencia, por exemplo, Senna de Schumacher. Senna complementou o carro. O carro complementou Schumacher. Porém Senna foi Senna e Schumacher, Schumacher. Ambos foram referências nas suas devidas épocas.
20 comentários:
E bota legal nisso...
"Ela" mordeu, mas o piloto segurou a bagaça.
É bom rever uma pilotagem "às antigas" e imaginar Clark domando a máquina.
mto bom
parece uma pilotagem de kart na chuva com pneu slick, o piloto andou no limite hein?
abs
Lucas
Muito legal! Essa pista é uma raridade e a Lotus dá cada traseirada sexy. Do piloto, sei quase nada. Abraço!
Belo ronco do motor, mas um carro como esse, pela sua história, não deveria ser guiado por Rossi e Ma Qing Hua. É um verdadeiro pecado!
Este carro é fantástico. Nunca tinha visto uma onboard com ele.
Caramba esse cara nunca guiou qualquer carro com câmbio manual, ele erra muitas marchas, arranhou e segunda direto, por que não convidaram um Emerson ou Piquet que foram pilotos da Lotus e teriam feito essa maravilha voar, de verdade e não com esse festival de erros de marcha e curvas ridículas!
Esse cara é muito ruim!!!!!!!!!!
Bem legal mesmo!!
Carro saindo de traseira, de frente, afundando o nariz nas freadas e empinando nas aceleradas (dá pra ver a suspensão "andando" todo seu curso), piloto trocando de marcha na 'munheca' e usando a embreagem no pé esquerdo (com possibilidade de ERRAR uma marcha!), "aderência mecânica" em vez de "aderência aerodinâmica" (é um carro e não um avião!)... aliás, quase nenhuma aerodinâmica e/ou eletrônica!!
Se os campeonatos de carros históricos de grand prix (ou F1) fossem mais divulgados do que são, acredito que a F1 perderia ainda mais audiência...
Belo vídeo, Corradi...
um abraço,
Renato Breder
Caraca, bem louco o vídeo. ´Quanto às erradas de marcha, nada que umas boas praticadas não resolva.
Muito legal o Vídeo, impressionante a tendência à saída de frente do carro em curvas longas, quanto à pilotagem, a impressão é de que o piloto quis realmente preservar o carro (imagina uma panca com uma f1 antiga?), a frenagem em curvas é muito antecipada... e realmente o piloto deve ter muito pouca experiência com carros de corrida tão "manuais", pois nem o punta-tacco saía.
Que frente mais arisca!
E como era mais difícil pilotar com o câmbio em "H". Já começam a despontar os meninos que já nasceram na geração do câmbio sequencial.
Quem jogou "Grand Priz Legends" sentiu-se em casa, tenho certeza.
Comentário número 2.
- Punta-tacco? O que é isso??
Muito, muito bom o vídeo. Pena que o piloto não estava à altura do carro, pelo menos no momento. Me deu pena as arranhadas nas reduções para segunda marcha... Ninguém explicou para o menino que era preciso igualar a velocidade do câmbio com o motor antes das reduções? Parecia meu Fusca 69... :o) Valeu, Corradi!
Marcos Alvarenga disse: Comentário número 2.
- Punta-tacco? O que é isso??
Penso que estará a referir-se à técnica de ponta tacão.
A técnica ponta-tacão é uma técnica de condução desportiva e que consiste em usar o pé direito para travar e acelerar, de modo a manter a rotação mais alta e não perdermos rotação na passagem de mudanças.
Esta técnica é utilizada em reduções de caixa acompanhadas de travagem, que permitem manter um regime de motor adequado à velocidade e à mudança engrenada
O condutor inicia a travagem para redução de velocidade acompanhada de reduções de caixa (passando por exemplo de 5ª para 2ª) acompanhando cada redução com uma aceleração que manterá a rotação do motor adequada à velocidade do veículo, por forma a evitar bloqueios de rodas provocados por reduções de caixa bruscas ou rápidas (bloqueios de caixa).
CG
Pessoal, para quem curtiu o video e a tocada nervosa do bolido, recomendo fortemente o grand prix legends, com um g27, obviamente. O volante ainda estah um pouco caro, mas vale a pena cada centavo,podem ter certeza. O jogo eh um simulador fidedigno da epoca, e eh preciso muito treino para conseguir uma volta rapida.
Cardozo,
Eu quis dizer que o piloto desconhecia o punta-tacco completamente, pois nem houve esboço te tentar fazê-lo.
Ainda assim, bela explicação. Abraço,
Marcos, acho que não fui claro. O menino que me referi era o piloto do carro!
O punta-taco é usado para igualar a velocidade do motor com o câmbio, onde o piloto acelera o carro enquanto está com o pé no freio, no momento da redução de marcha. Esta técnica é necessária para evitar o desequilíbrio do carro no momento das reduções de marcha, assim como evitar o desgaste excessivo dos pneus. Quer um belo exemplo? Veja o mestre: http://www.youtube.com/watch?v=BxH6PCG_U1Y
Abraço!
Ô tal CG, vc pode ter razão, mas ponta-tacão é na sua terra, o termo punta-taco é muito conhecido e utilizado no meio automobilístico.
Squa disse...
o ponta-tacão é o termo utilizado em Portugal e eu sou Português, pelo que num facto você tem razão.
Saudações lusas para você "ô tal Squa". ;)
CG
Informação (des)importante: não contabilizando a volta de saída do box, as voltas do video dadas pelo piloto Alexander Rossi, foram na casa de 2:20 (mesmo considerando que o fim da 2a volta não foi registrado no vídeo mas dá para se ter uma noção de tempo). A volta mais rápida na corrida de 2012 foi de Sebastian Vettel com 1:39.3, ou seja 40 segundos de diferença média!!!!
O piloto parece ser bom, apesar que o carro expressa por si só a diferença dos grandes pilotos, com Clark, Fangio, Hill e Brabham, para os pilotos atuais.
Não que os pilotos atuais não sejam bons. Mas, nesta época, os pilotos eram pilotos e não meros acessórios.
Isso é o que diferencia, por exemplo, Senna de Schumacher. Senna complementou o carro. O carro complementou Schumacher. Porém Senna foi Senna e Schumacher, Schumacher. Ambos foram referências nas suas devidas épocas.
Mas como disse, são informações (des)importantes.
Eduardo/São Paulo
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