quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Naranjito

























A Fórmula 1 em 1982.

Ensaio.

5 comentários:

Anônimo disse...

** PARTE 1 **

Uau! Temporada de 1982... uma das minhas preferidas!

Vou comentar a foto do meio... um comentário "quase-post" (desculpe, Corradi! Ficou grande...)

Identificando os carros/pilotos, desde aquela traseira que aparece na extrema direita da foto até o último que está fritando os pneus.

René ARNOUX (Renault, só aparece a traseira do carro), Roberto GUERRERO (Ensign), Derek DALY (Williams), Elio DE ANGELIS (Lotus), John WATSON (McLaren), Jochen MASS (March), Marc SURER (Arrows), Riccardo PATRESE (Brabham), Brian HENTON (Tyrrell), Raul BOESEL (March), Mauro BALDI (Arrows), Michele ALBORETO (Tyrrell), Eliseo SALAZAR (ATS), Chico SERRA (Fittipaldi) e Jean-Pierre JARIER (Osella).

Foi uma estréia bem desastrosa desse GP de Detroit...
A sessão de sexta-feira dos treinos de qualificação foi prejudicada porque a organização ainda não havia completado a montagem dos 'guard-rails' de proteção e, por isso mesmo, nem ainda posicionado as barreiras de pneus.
Sobrou tempo para "bater uma bolinha"....
==>> http://vendofoto.files.wordpress.com/2011/08/nelson_piquet_01.jpg

As duas sessões de qualificação acabaram acontecendo no sábado mesmo. Na primeira, muitas rodadas porque os pilotos queriam conseguir logo um tempo de volta muito bom - e poupar o carro na segunda sessão - e a pista ainda era desconhecida por eles... Na segunda sessão, a chuva veio e deu uma pequena embaralhada no grid.

Andrea De Cesaris (Alfa Romeo) apareceu na primeira fila, Manfred Winkelhock (ATS) na terceira fila ao lado de Bruno Giacomelli (Alfa Romeo).
Niki Lauda (McLaren) na quinta fila e Watson (McLaren) na nona fila. Nelson Piquet (Brabham BMW) não se qualificou ao passo que Patrese (Brabham Ford Cosworth) conseguiu a sétima fila.

Riccardo Paletti (Osella) largaria para o seu 2o GP (o primeiro foi aquele do Boicote, em Ímola), mas um acidente no warm-up o deixou de fora.
==>> http://www.correiodopovo.com.br/blogs/pitlane/wp-content/uploads/2013/04/Paletti.jpg

No GP seguinte, em Montreal, Paletti morreria num acidente na largada.


** fim da parte 1 **

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

** PARTE 2 **

No domingo, já na primeira volta da corrida, Boesel e Baldi se estranham (a foto do post). Baldi abandona no local; Boesel perde o aerofólio traseiro, roda, consegue chegar aos boxes mas abandona o GP. Na segunda volta é a vez de Winkelhock encontrar a barreira de pneus.
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=J80juYzQHdc

Na sétima volta - depois de mais alguns abandonos nas voltas anteriores - De Angelis tenta ultrapassar Guerrero, toca em seu carro que decola, toca na barreira de pneus e fica atravessado na pista.
==>> http://statsf1.free.fr/photos/gp/1982/364.jpg

De Angelis e Watson conseguem evitar um choque com a Ensign do colombiano e passam, mas Patrese ao se desviar acerta o muro encerrando ali sua corrida.

Guerrero e Patrese nada sofreram, mas a Brabham do italiano começa a pegar fogo. Como os (atrapalhados) fiscais/comissários precisavam entrar na pista para retirar ambos os carros e apagar o fogo na Brabham, e porque já havia muita fumaça, foi acionada a bandeira vermelha... na sétima volta!
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=HM6P2NP90uM

E os fiscais/comissários levaram cerca de uma hora para resolver o problema...

No grid para a relargada, quem apareceu por lá, querendo "dar um migué"? Patrese e Guerrero em seus carros reserva... Pelo menos foram devidamente impedidos de retomarem a corrida...
Para piorar, de 70 a prova foi reduzida para 64 voltas, e os tempos finais de prova seriam calculados pela soma das duas partes da corrida... haja confusão!

Na corrida várias disputas por posição - em pista, porque oficialmente os tempos deveriam ser calculados - com um atuação marcante de Watson que só depois de estar liderando o GP por algumas voltas é que conseguiu "de fato" estar na liderança da prova... Venceu o GP e assumiu a liderança do campeonato.
No final, pelo limite de 2 horas de corrida, o GP teve apenas 62 voltas.


Aqui um resumão do GP:
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=xs6lFAXwflw


outro abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Williams compacto. Lindão.

harerton disse...

Depois dessa temporada os carros passaram a ficar mais feios a cada ano.

A Renault RE30B e, especialmente, a Ferrari 126C2 eram belíssimas e, juntamente com a Brabham BT50 davam uma ideia da agressividade daqueles carros com efeito solo!

Emerson Pippi disse...

Que aula do Breder. Essa também foi uma das minhas temporadas preferidas.

Emerson Fernando Pippi
Fórmula Retrô