quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Esquecidos































Temporada de 1977.

A turma do fundão.

12 comentários:

Jaime Boueri disse...

Como sempre, belas imagens. A do Copersucar então, é fantástica!

Rico Costa disse...

FOTO 1
# 10 Brian Henton - (March / Team Rothmans International)
# 1 James Hunt - (Marlboro Team McLaren)
# 6 Gunnar Nilsson - (John Player Team Lotus)

FOTO 2
# 25 Hector Rebaque - (Hesketh Racing)
# 2 Jochen Mass - - (Marlboro Team McLaren)
# 1 James Hunt - (Marlboro Team McLaren)

FOTO 3
#28 Emerson Fittipaldi - (Copersucar-Fittipaldi)

FOTO 4
#37 Arturo Merzario - (Team Merzario)

FOTO 5
#14 Larry Perkins - (Rotary Watches Stanley BRM)

Rafael Schelb disse...

Adoro essa "fase" amarela da Fittipaldi...

Anônimo disse...

Tempos bons!!

** FOTO 1 **

Essa March 761B azul, com o #10, foi quase sempre pilotada por Ian Scheckter, irmão de Jody.
Em apenas duas ocasiões outro piloto teve a tarefa de conduzí-la.
A primeira delas foi em Kyalami, onde Hans-Joachim Stuck - antes de migrar para a Brabham em lugar de José Carlos Pace - substituiu Ian.
A segunda vez, foi essa da foto do post.
Em Long Beach, Brian Henton tomou o lugar de Ian e conseguiu terminar o GP em 10o lugar, a 3 voltas do vencedor, Mario Andretti.
Esse foi o melhor resultado desse carro, só igualado por seu piloto oficial, lá pelo fim da temporada, em Zandvoort.
Atrás de Henton vêm James Hunt (McLaren #1) e Gunnar Nilsson (Lotus #6), certamente para ultrapassar o retardatário...


** FOTO 2 **

O #25 sempre esteve na carenagem dessa Hesketh 308E.
Três pilotos guiaram esse carro. Na primeira metade da temporada. coube a Harald Ertl a pilotagem do carro.
Na segunda metade da temporada, Hector Rebaque e depois Ian Ashley pilotaram, cada um, em 3 finais de semana.
Na foto do post, vemos Ertl na Hesketh 308E, prestes a ser ultrapassado por Jochen Mass, numa McLaren M23 (#2), e mais atrás vem James Hunt, numa McLaren M26.
A foto é do GP da Bélgica em Zolder.


** FOTO 3 **

Emerson Fittipaldi no Fittipaldi FD04.
Nessa temporada (1977) ele utilizou tanto o FD04 quanto o F5.
Dois detalhes (entre outros) mostram a diferança entre os modelos:
- a área transparente (janela?) à frente do volante, que não existe no F5;
- a fonte do número 28, bem mais bonita que a utilizada no modelo F5.

Nas primeiras corridas do ano, o FD04 tinha uma espécie de estabilizador vertical ao final dos sidepods, em cima dos radiadores, logo à frente dos pneus traseiros.
Não aparece isso na foto. Além disso, pelas fotos que eu temho, apenas no GP de Mônaco a tal 'janelinha' à frente do volante era escura, em todas as outras aparições do FD04 era cristalina...
Sendó asim, um bom palpite é que a foto seja de Monte Carlo mesmo.


** FOTO 4 **

Arturo Merzario na March 761B de sua própria equipe, o 'Team Merzario'.
Comparando fotos, chuto que a do post seja de Zolder, na Bélgica.

Curiosamente, Merzario fez um GP por outra equipe nessa temporada, deixando, temporariamente, de lado sua equipe privada.
Foi o GP da Áustria, em que substituiu Riccardo Patrese na Shadow. Ele dividiu a equipe com Alan Jones, e foi nesse GP que a Shadow conquistou sua única vitória na F1 e Jones, a sua primeira.


** FOTO 5 **

Temporada derradeira da BRM. Aliás, desde 1975 Stanley-BRM...
A equipe tentou partir com tudo novo, numa tentativa de conseguir sobreviver...
O novo carro era o modelo P207, que era equipado com o, também novo, motor P202, um V12 de 3 litros.
Nem o patrocínio da 'Rotary Watches' conseguiu ajustar o conjunto...
Quatro pilotos guiaram para a equipe - que só contava com um carro: Larry Perkins, Conny Andersson, Guy Edwards e Teddy Pilette.
Foram 13 aparições nos 14 primeiros GPs (não foram a Mônaco e fecharam as portas depois de Monza).
Só conseguiram largar em 2 GPs, Brasil e África do Sul, ambos com Perkins ao volante.

Curiosamente, em Kyalami Perkins pilotou um modelo híbrido, denominado P201B/204 e não o novíssimo P207.
E é essa a foto do post: Perkins pilotando o P201B/204, em Kyalami, no último GP em que um carro da BRM largou...



um abraço,
Renato Breder

Marco Memoria disse...

Será que respondo antes do Breder ??

Foto 1 - Brian Henton no March 761 substituindo Ian Scheckter que era o titular do carro, foi essa carroça que enterrou o Alex Ribeiro, grande piloto brasileiro que merecia melhor sorte. Hunt (McLaren M23) e Gunnar Nilsson (Lotus 78) aparecem seguindo o March.

Foto - 2 Harad Hertl o austrico bigodudo pilota o Hesketh 308E, seguido pelas duas McLaren M23 de Mass e Hunt

Foto - 3 O Rato no seu Copersucar FD04, Emerson dispensa comentários botou o nome do Brasil no cenário mundial da Formula 1

Foto - 4 O Italiano baixinho Arturo Merzario sentado na cadeira elétrica (March 761)

Foto - 5 Lerry Perkins piloto australiano que teve a "honra" de guiar um carro BRM pela ultima vez, fabrica inglesa de grande sucesso nos anos 60, o modelo da foto é o P201B que correu pela vez sua derradeira prova no GP Brasil de 1977

Marco Memoria disse...

Porra não consegui..rs !!!

Anônimo disse...

Acabei de assistir ao filme Rush. Achei muito bom com as cenas de corrida e tal. Tem seus defeitos, mas é muito bom.
Dos pilotos nas fotos, só aparecem o Hunt e o Mass. O Rato aparece apenas na reunião do GP de Nurburing, apenas com uma fala no meio dos outros. No meio do filme ele é bastante citado quando da contratação de Hunt pela McLaren.
Eduardo.

Ron Groo disse...

Como é linda a copersucar.

Anônimo disse...

Boa!
Marco Memória Boa!

abraço,
Renato Breder

zamborlini disse...

parabéns ao breder e ao memoria pelas precisas informações.
e também ao rico costa, que só errou com o rebaque.
faltou dizer por que o henton substituiu o ian scheckter. o sul africano havia machucado o tornozelo numa prova de formula atlantic e ficou fora de duas provas.
abração a todos

walter disse...

Pois eu "comi barriga": não reconheci o Henton, nem lembrava quem pilotara o Hesketh 25 branco.
Mas essas fotos evocam muitas histórias....
Só menciono uma: o depoimento do Larry Perkins, sobre o Gp do Japão de 1976 (um ano antes dessa sua foto na BRM), em que ele, pilotando para a Brabham, explica que não existia a opção de não largar, já que era um reles estreante.
Belas fotos! Valeu, COrradi!

Juanh disse...

Los Hesketh 308E fueron, por un lado, los últimos coches de la marca, pero por otro, y a gusto personal, los más bellos. Siempre recuerdo a principios de 1978 a Divina Gálica (GP de Argentina y Brasil), Eddie Cheever (Sudáfrica) y Derek Daly (Long Beach, intentando clasificar al azul coche de Olympus.
De los BRM, el P207(no este P201) también me parece de los más bellos. Aunque muy pesado y lento, demasiado lento...
Abrazos!