comment ideintificador baseado em puro palpite, sem tempo de pesquisar corretamente: foto 1, talvez o primeiro GP oficial da F1 realizado no Glen, nem sei o ano certo, mas sei q foi na seqüência de duas corridas oficiais,em anos anteriores, uma realizada no Riverside-Califórnia e outra no Sebring-Flórida . no Cooper #22 nao sei bem quem, mas acho que um dos britânicos que nao tiveram sucesso na F1 daquela época , tipo Trevor Taylor, ou Arundell, ou sei lá mais quem; talvez Mike Spence, pela cor do capacete? no bólido cor-de-burro-quando-foge , em seguida ao Cooper, pelo capacete acho que é John Surtees - talvez em seu carro de estréia na F1, chassi Lola.
foto 3, digníssimo Graham Hill portando o número 1 na carenagem referente a seu título mundial do ano anterior, 1968; pois nessa corrida aí vai sofrer um estúpido e doloroso acidente que lhe quebra ambas as pernas.
ambas imagens de corridas feitas num traçado menor do que nos acostumamos a ver nos anos 70 e 80 - Emerson em sua primeira vitoria na F1, o GP de 1970, ainda correu nesse traçado menor.
foto 2 algum GP do mid70's - meu palpite é 1976, carros sem as tomadas de ar para os motores aspirados de então .
Na FOTO 1, o que parece ser uma 'volta de apresentação', a tal "formation lap"... Grande Prêmio dos EUA de 1962.
O carro número 22 é uma Cooper T60, pilotada por Tony MAGGS. Seguindo o piloto sul-africano, está Roger PENSKE numa Lotus 24, com o número 14, dourada... o primeiro carro na F1 completamente dourado! O carro vermelho, atrás da Lotus dourada, é uma [outra] Cooper T53, com o número 23, pilotada pelo estadunidense Timmy MAYER.
Penske e Mayer formavam a 6a fila do grid, imediatamente atrás de Maggs.
Curioso que, na extrema direita da foto, há um caro prateado "estacionado"... Parece ser um Porsche 804. Eram dois nessa prova: #10 para Dan GURNEY (capacete preto) e #11 para Jo BONNIER (capacete branco). Por isso, e pela quantidade de gente à beira da pista, creio ser a volta de apresentação. Gurney e Bonnier não largaram tão mal assim! Havia um terceiro Porsche: um 718/2, que foi pilotado por Carel Godin DE BEAUFORT, mas era todo vermelho...
O carro branco, aliás, parece ser uma Lotus 24, que foi pilotada por Jim HALL. ==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1962/Mexico/Hall_1962_Mexico_01_BC.jpg No entanto, consta que por um problema mecânico ele não alinhou no grid para a largada... no 'Stats f1', ele nem aparece no grid: ==>> http://www.statsf1.com/en/1962/etats-unis/grille.aspx
Aqui mais algumas fotos: http://www.flickr.com/photos/aviatorr727/sets/72157626303248281/
Na 2ª fotom o local exato onde o Surtees de Helmut Koinigg invadiu o guard - rail por baixo.Pista extremamente perigosa essa nas décadas de 70, 80 e 90.
** FOTO 2 ** Sherlock Breder em ação... hehehehe...
Toda a cara de final dos anos 70... como já foi dito antes... - Por não haver a tomada de ar "periscópica" (como ressaltou o Fernando), é pós 1975. Elas foram abolidas após o GP de Long Beach, np início de 1976. - Pela coluna central de sustentação da asa traseira, elimino 1979. Quase todos os carro não possuíam a tal 'coluna central' naquele ano. - Dá para eliminar também 1977. Choveu desde o início da prova e a pista esteve encharcada durante a corrida.
Sobram, então, 1976 e 1978. Analisando alguns vídeos dos GPs de 1976 e 1978, fico com a impressão de que a foto do post é de 1976. Se for mesmo, então o carro estacionado ao lado do guard-rail é o meio-carro de Jacky ICKX, que sofreu um forte acidente partindo sua Ensign N176 em duas partes...
Supondo 1976, falta tentar identificar quem são os demais sujeitos na foto...
- O primeiro carro (em primeiro plano) parece ser a Penske PC4 de John WATSON. Na asa traseira estaria escrito 'FIRST NATIONAL CITY'. E dá para perceber as cores vermelho (superior), branco (meio) e azul (inferior) na carenagem. - O carro a seguir é - quase sem dúvida - uma Ferrari 312T2, nesse caso a de Clay REGAZZONI. Watson e Niki LAUDA não se encontraram durante o GP.
À frente da dupla Watson e Regazzoni há ainda 4 carros e... o acidente de Ickx foi na volta 15. Sendo assim, pós volta 15 e Watson imediatamente atrás de Regazzoni apenas nas:
- voltas 21 a 25. Estariam à frente: Jochen MASS (McLaren), José Carlos PACE (Brabham), Vittorio BRAMBILLA (March) e Jacques LAFFITE (Ligier). ou - voltas 35 a 41. Estariam à frente: Hans-Joachim STUCK (March), Jochen MASS (McLaren), Niki LAUDA (Ferrari) e... ou James HUNT (McLaren) ou Jody SCHECKTER (Tyrrell P34).
Dá para concluir que a primeira opção é mais plausível: O carro à frente de Regazzoni parece mesmo uma McLaren; à frente deste, o carro vermelho pode mesmo ser uma Brabham; o carro fritando pneus parece uma March... e o primeiro da fila não parece uma McLaren nem uma Tyrrel de 6 rodas!
Logo:
1976 Grande Premio dos EUA Leste, Watkins Glen.
Jacky Ickx (Ensign N176), metade posterior do carro estacionada próxima ao 'guard-rail'.
Na pista: John WATSON (Penske PC4), Clay REGAZZONI (Ferrari 312T2), Jochen MASS (McLaren M23B), José Carlos PACE (Brabham BT45), Vittorio BRAMBILLA (March 761) e Jacques LAFFITE (Ligier JS5).
Entre as voltas 21 e 25 da corrida...
Aqui os melhores momentos do GP: ==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VN9A4s-eXC4
E aqui, mais fotos do GP: ==>> http://flickeflu.com/set/72157629034952003
boa, Breder. eu meio q acertei o palpite sobre o piloto britânico de capacete vermelho-laranja, sempre pensei q Tony Maggs fosse cidadão do Reino Unido! legal também ter o Roger Penske, nunca tinha visto foto dele num F1. e brilhante a identificação da foto de 1976; já vi uma foto do Ensign partido ao meio com Ickx saindo do q restou do carro com uma perna machucada, mas pensava q tinha sido num treino em Fuji esse mesmo ano, na corrida seguinte a do Glen. fui conferir e o belga nem correu no Japão, provavelmente sem carro e sem condição física pra pilotar. Fernando
6 comentários:
Pedra cantada?
comment ideintificador baseado em puro palpite, sem tempo de pesquisar corretamente:
foto 1, talvez o primeiro GP oficial da F1 realizado no Glen, nem sei o ano certo, mas sei q foi na seqüência de duas corridas oficiais,em anos anteriores, uma realizada no Riverside-Califórnia e outra no Sebring-Flórida .
no Cooper #22 nao sei bem quem, mas acho que um dos britânicos que nao tiveram sucesso na F1 daquela época , tipo Trevor Taylor, ou Arundell, ou sei lá mais quem; talvez Mike Spence, pela cor do capacete?
no bólido cor-de-burro-quando-foge , em seguida ao Cooper, pelo capacete acho que é John Surtees - talvez em seu carro de estréia na F1, chassi Lola.
foto 3, digníssimo Graham Hill portando o número 1 na carenagem referente a seu título mundial do ano anterior, 1968; pois nessa corrida aí vai sofrer um estúpido e doloroso acidente que lhe quebra ambas as pernas.
ambas imagens de corridas feitas num traçado menor do que nos acostumamos a ver nos anos 70 e 80 - Emerson em sua primeira vitoria na F1, o GP de 1970, ainda correu nesse traçado menor.
foto 2 algum GP do mid70's - meu palpite é 1976, carros sem as tomadas de ar para os motores aspirados de então .
Fernando
Na FOTO 1, o que parece ser uma 'volta de apresentação', a tal "formation lap"...
Grande Prêmio dos EUA de 1962.
O carro número 22 é uma Cooper T60, pilotada por Tony MAGGS.
Seguindo o piloto sul-africano, está Roger PENSKE numa Lotus 24, com o número 14, dourada... o primeiro carro na F1 completamente dourado!
O carro vermelho, atrás da Lotus dourada, é uma [outra] Cooper T53, com o número 23, pilotada pelo estadunidense Timmy MAYER.
Penske e Mayer formavam a 6a fila do grid, imediatamente atrás de Maggs.
Curioso que, na extrema direita da foto, há um caro prateado "estacionado"...
Parece ser um Porsche 804. Eram dois nessa prova: #10 para Dan GURNEY (capacete preto) e #11 para Jo BONNIER (capacete branco).
Por isso, e pela quantidade de gente à beira da pista, creio ser a volta de apresentação. Gurney e Bonnier não largaram tão mal assim!
Havia um terceiro Porsche: um 718/2, que foi pilotado por Carel Godin DE BEAUFORT, mas era todo vermelho...
O carro branco, aliás, parece ser uma Lotus 24, que foi pilotada por Jim HALL.
==>> http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1962/Mexico/Hall_1962_Mexico_01_BC.jpg
No entanto, consta que por um problema mecânico ele não alinhou no grid para a largada... no 'Stats f1', ele nem aparece no grid:
==>> http://www.statsf1.com/en/1962/etats-unis/grille.aspx
Aqui mais algumas fotos:
http://www.flickr.com/photos/aviatorr727/sets/72157626303248281/
Nas FOTOS 2 e 3, sigo o Fernando...
um abraço,
Renato Breder
Na 2ª fotom o local exato onde o Surtees de Helmut Koinigg invadiu o guard - rail por baixo.Pista extremamente perigosa essa nas décadas de 70, 80 e 90.
** FOTO 2 **
Sherlock Breder em ação... hehehehe...
Toda a cara de final dos anos 70... como já foi dito antes...
- Por não haver a tomada de ar "periscópica" (como ressaltou o Fernando), é pós 1975. Elas foram abolidas após o GP de Long Beach, np início de 1976.
- Pela coluna central de sustentação da asa traseira, elimino 1979. Quase todos os carro não possuíam a tal 'coluna central' naquele ano.
- Dá para eliminar também 1977. Choveu desde o início da prova e a pista esteve encharcada durante a corrida.
Sobram, então, 1976 e 1978.
Analisando alguns vídeos dos GPs de 1976 e 1978, fico com a impressão de que a foto do post é de 1976.
Se for mesmo, então o carro estacionado ao lado do guard-rail é o meio-carro de Jacky ICKX, que sofreu um forte acidente partindo sua Ensign N176 em duas partes...
Supondo 1976, falta tentar identificar quem são os demais sujeitos na foto...
- O primeiro carro (em primeiro plano) parece ser a Penske PC4 de John WATSON. Na asa traseira estaria escrito 'FIRST NATIONAL CITY'. E dá para perceber as cores vermelho (superior), branco (meio) e azul (inferior) na carenagem.
- O carro a seguir é - quase sem dúvida - uma Ferrari 312T2, nesse caso a de Clay REGAZZONI. Watson e Niki LAUDA não se encontraram durante o GP.
À frente da dupla Watson e Regazzoni há ainda 4 carros e... o acidente de Ickx foi na volta 15.
Sendo assim, pós volta 15 e Watson imediatamente atrás de Regazzoni apenas nas:
- voltas 21 a 25. Estariam à frente: Jochen MASS (McLaren), José Carlos PACE (Brabham), Vittorio BRAMBILLA (March) e Jacques LAFFITE (Ligier).
ou
- voltas 35 a 41. Estariam à frente: Hans-Joachim STUCK (March), Jochen MASS (McLaren), Niki LAUDA (Ferrari) e... ou James HUNT (McLaren) ou Jody SCHECKTER (Tyrrell P34).
Dá para concluir que a primeira opção é mais plausível:
O carro à frente de Regazzoni parece mesmo uma McLaren; à frente deste, o carro vermelho pode mesmo ser uma Brabham; o carro fritando pneus parece uma March... e o primeiro da fila não parece uma McLaren nem uma Tyrrel de 6 rodas!
Logo:
1976 Grande Premio dos EUA Leste, Watkins Glen.
Jacky Ickx (Ensign N176), metade posterior do carro estacionada próxima ao 'guard-rail'.
Na pista:
John WATSON (Penske PC4), Clay REGAZZONI (Ferrari 312T2), Jochen MASS (McLaren M23B),
José Carlos PACE (Brabham BT45), Vittorio BRAMBILLA (March 761) e Jacques LAFFITE (Ligier JS5).
Entre as voltas 21 e 25 da corrida...
Aqui os melhores momentos do GP:
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VN9A4s-eXC4
E aqui, mais fotos do GP:
==>> http://flickeflu.com/set/72157629034952003
outro abraço,
Renato Breder
PS: Elementar, meu caro...
boa, Breder.
eu meio q acertei o palpite sobre o piloto britânico de capacete vermelho-laranja, sempre pensei q Tony Maggs fosse cidadão do Reino Unido!
legal também ter o Roger Penske, nunca tinha visto foto dele num F1.
e brilhante a identificação da foto de 1976; já vi uma foto do Ensign partido ao meio com Ickx saindo do q restou do carro com uma perna machucada, mas pensava q tinha sido num treino em Fuji esse mesmo ano, na corrida seguinte a do Glen.
fui conferir e o belga nem correu no Japão, provavelmente sem carro e sem condição física pra pilotar.
Fernando
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