terça-feira, 22 de outubro de 2013

Daniil Kvyat



























A imagem acima mostra a fila de espera da Red Bull.

Retrato da expectativa e sonho de brilhar um dia na Fórmula 1.

Eis que para a surpresa de todos, eu disse de todos, inclusive das maiores
agências de notícias que cobrem a categoria, a Toro Rosso anunciou que
Daniil Kvyat ocupará o lugar de Daniel Ricciardo.

Havia o boato, do pior tipo.

Nascido na Itália.

Mesmo lugar da sede da equipe e a casa escolhida por Kvyat.

Sim, o piloto russo domina bem o italiano.

E acabou comprando a vaga.

Espere.

Não se apresse em julgar.

O menino, que é bom piloto, parece possuir o apoio da instituição financeira
SMP.

O banco russo que tempos atrás havia tentado se entender com a Sauber
naquela ponte feita por Nicolas Todt, filho de você sabe quem e empresário
de Felipe Massa e Pastor Maldonado.

Lembrou?

Tudo bem.

Mas não se esqueça que Kvyat é motorista da casa.

Não é um doido que ninguém nunca viu com um saco de dinheiro nas costas.

Sei que o mundo da Red Bull não é só diversão e belas cenas de esportes radicais.

Os negócios são conduzidos com mão de ferro.

E a decisão divulgada ontem demonstrou isso.

Uns ficam felizes.

Ao mesmo tempo que outros estão chorando.

É a vida.

Estar e continuar nesta vereda até conseguir ganhar asas não é para os débeis
de espírito.

Aqui não há espaço para fragilidades.

Rob Frijns, que conhece bem como a coisa funciona e que certa vez disse que na
Red Bull "te tratam como um cão", foi um dos primeiros a dar força ao preterido
Felix da Costa após o comunicado.

Pra destruir qualquer um, ainda mais um menino.

Quantos pilotos deixaram a escola do energético, inclusive o promissor brasileiro
Felipe Nasr?

Ficar e crescer ali é para poucos.

Ponto pro escolhido.

Daniil Kvyat ou Felix da Costa podem ser opções semelhantes.

Falando de performance.

Claro, só o tempo poderá confirmar isso.

O que pode ter pesado para o lado do russo são alguns fatos relevantes.

A entrada de Sochi no calendário?

A Russia ser hoje um mercado de quase 20 bilhões de dólares para a Red Bull
dominar com seu energético?

Kvyat não tem culpa disso.

Estava no lugar certo na hora certa.

Talento aliado com uma porta de negócio.

Que agarre a oportunidade com unhas e dentes, pois os fracos não são perdoados
pelos touros.

Se superar a estréia, as pressões, comparações, cobranças, desconfianças do time
e ainda brilhar nas pistas, poderá continuar seu caminho.

Daniil ganhou o direito de fazer mais uma prova, só isso.

Pois essa é a forma de trabalhar, o padrão estabelecido pela marca austríaca.

Testar, massacrar e avaliar.

Quando surge um garoto que suporta tudo isso e ainda consegue se destacar entre
seus pares, então a Red Bull começa a sorrir.

Por conta do pensamento de que um novo prodígio poderia estar se formando.

Pronto, estaria programado para vencer.

Talvez até um futuro campeão.

Ou quem sabe ainda mais.

Um novo Sebastian Vettel.


20 comentários:

Blog do Júlio disse...

Eu, sinceramente, acho que foi uma boa escolha.

Considero o Kvyat e o Félix da Costa os dois mais talentosos do programa de pilotos da Red Bull. Ambos se equivalem, em minha opinião.

Se o Frijns estivesse na parada, aí a história seria outra, pois o considero um piloto acima da média.

Assim, entre dois pilotos equivalentes, se um deles ainda tem um patrocínio polpudo para ajudar no desenvolvimento do time, então ele deve ser mesmo o escolhido.

Tiago Begnossi disse...

Todo mundo abismado com o anuncio... Mas o garoto parece ser promissor, tomara que vingue na F1. Sucesso pra ele!

Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, foi o primeiro ponderado e técnico que li. Os demais apenas apontam críticas à Red Bull e dão a impressão de que o guri caiu, mesmo, de páraquedas. Mas você consegue dar outro desenho ao caso, mostrando não haver falta de critérios, mas existência deles. Claro que é uma pena ao Félix da Costa e aos amigos portugueses, mas creio que ele ainda terá sua oportunidade. Um abraço e parabéns pelo blog, acompanho diariamente, sinto apenas falta de mais postagens ehehe

Glaucio Luiz Sganzerla.

harerton disse...

Quem é a garota na foto???

FontesL93 disse...

Acho engraçado alguns pilotos recusarem a Red Bull alegando que são "tratados como um cão". Esperam o que quando (se) chegarem na F1, tapete vermelho e melzinho na chupeta? O Frijns teve a sua carreira empacada neste ano por falta de patrocínio, o Nasr se conseguir vaga de piloto de testes vai soltar rojão.

Cristiano disse...

Se não for pedir muito, alguém saberia descrever a foto inicial com o nome da rapaziada, situação atual e para o ano que vem?

Mário Ferreira disse...

A reacção do Félix da Costa foi de uma correcção e de educação impressionante, de quem não cospe no prato onde come.
Penso que terá a sua oportunidade (mais cedo ou mais tarde) e como ele disse: "O sonho não acabou".

Entretanto o Vergne tem concorrência forte. Já não é a primeira vez que a Toro Rosso substitui os dois pilotos. Eu sei que já anunciou a dupla para 2013, mas de o francês não mostrar performance no ano que vem, quem sabe se não sai a rifa para o meu conterrâneo...

Um abraço de Portugal.

Humberto Corradi disse...

Harerton e Cristiano

Felix da Costa, Carlos Sainz Jr, Kvyat (se pronuncia Fiat),Visser, Blomqvist,Beitske Visser, Tom Blomqvist e Callan O’Keeffe.

Valeu

Anônimo disse...

Eu sou um dos que criticam. Os atuais pilotos de ponta passaram por uma categoria tecnicamente superior. Alonso e Webber na F3000; Rosberg, Hamilton, Grosjean e Perez (não é de ponta mas está na McLaren) na GP2; Vettel na World Series. Button e Raikonnen são frutos de uma época de testes ilimitados, onde o piloto poderia aprender mais antes de encarar um Fórmula 1. O risco de a categoria receber um estabanado que vai atropelar meio mundo ou um piloto com medo de explorar todo o potencial do carro é grande. Falta "cancha" para o Kyvat assumir um F1. Já que a grana não é fator primordial, o Félix da Costa me parecia uma escolha mais sensata.

Abraço,
Diogo.

Marques disse...

Achei a decisão da Red Bull, leia-se Helmut Marko, descabida. Cada vez mais temos pilotos sem identidade, sem carisma, culpa desse monitoramento incessante desses programas de formação de pilotos. Reconheço todo o trabalho de excelência da Red Bull, mas sou cada vez mais antipático a equipe dos energéticos.

Tiago Oliveira disse...

Corradi, esse cara é outro Bottas, outro Sirotkin, um cara que estava seguindo a carreira e apressam tudo pra colocar um cara imberbe e com pouco pentelho num carro de formula 1, nao tem nenhum sentido. Se ele é bom ou ruim nao é o caso, mas é FATO que ele nao esta pronto pra F1, assim como os anteriores, nenhum deles jamais foi um domínio na GP3 (que está ainda há muita distancia da F1). Um piloto nao está pronto para a F1 só por ter feito um punhado de boas corridas contra pilotos q sairam ontem de F4 e F abbarth. Pro cara chegar na F1 com alguma coisa entre as pernas precisa esquentar as costas em carros mais potentes contra macacos velhos de carros de fórmula, correr na chuva até a cara enrrugar, um carro de F1 nao deve ser escola, nao tem o menor sentido nisso. a GP3 nao é uma categoria tao forte assim, e a propria GP2 briga com a WSBR, deixando ambos os grids empobrecidos, e agora, com a sensacao de q essas categorias sao elefantes brancos. Ainda vai chegar um novato com um pouco de pentelho preto e por esses caras todos no bolso, com mais talento que patrocinio, vide Biancchi, Hulkenberg e cia.
Vamos ver o que o AFC vai fazer da vida agora. Hj em dia nem ganhar o GP de Macau vale muito se voce tem no caminho um Helmut Marko ou nao tem um grande conglomerado no macacao.

Carlos Gil disse...

O terem deixado cair o Félix da Costa já não pode ser considerado surpreendente, pois se ele fosse a escolha firme da RB/TR não teriam demorado tanto a fazer o anúncio.

O AFC é mais um daqueles casos de pessoa certa, no local certo mas no momento errado.
Ele brilhou e muito no ano passado, mas calhou ser um ano cedo demais, pois a vaga só surgiu este ano.
Agora a única hipótese que ele pode ter, caso continue na estrutura da RB, é numa eventual hecatombe no desempenho de um dos pilotos, e mesmo então haverá concorrência forte.
Mas o melhor será o AFC convencer-se de que há vida para além da F1.

Quanto ao piloto russo, com o peso do mercado do seu país e com uma carteira recheada, terá dois anos para mostrar o que vale, ou terá que dar lugar ao representante de um mercado ainda maior do que o russo, o das mulheres que querem ter asas...

CG

Anônimo disse...

Não tinha ouvido muita coisa desse Daniil Kvyat, a nao ser agota com a 'disputa' da vaga na Tosso Rosso.

Penso, como muitos, que o 'normal' seria um piloto subir categoria por categoria até chegar à F1... Essa 'migração', inclusive, manteria o momento certo para os pilotos tentarem um lugar na categoria seguinte... Quando alguém "fura a fila" parece surgir uma "desordem"...

No entanto, há pelo menos um precedente (pode ser qie existam outros).

Em 2000, um 'moleque' foi campeão da Formula Renault Britânica e da Europeia. No ano seguinte estava na F1, para pilotar pela Sauber. Em 2003, disputou o título da F1 contra Michael Schumacher até o último GP... Em 2007, enfim, foi campeão mundial de F1.

KIMI RÄIKKÖNEN...

Não estou dizendo que o "FIAT" é um novo Räikkönen, nem que não o é!

Vamos ver como será...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Não gostei da escolha. ele só tem 19 anos, novas oportunidades poderiam surgir para ele. Ou ele será um gênio ou um novo Alguersuari. Não é só pela idade, sei que o Massa, Alonso, Vettel, Raikkonen, Hamilton também começaram cedo, mas em uma época onde se testava muito. O Vettel fez vários treinos de sexta-feira pela BMW o que fez com que a equipe não tivesse medo de coloca-lo como titular quando precisou. Mas o que pega é a falta de experiência dele, não me lembro dele em nenhum treino de sexta e será que a GP3 é uma boa escola? o Bottas ficou 1 ano treinando antes de entrar na F1 vindo da GP3. Fora que o companheiro dele será um piloto muito bom, vejo mais futuro no Vergne que é mais agressivo do que no Riccardo que é mais conservador (também vejo ser uma qualidade e não defeito, mas ser agressivo me atrai mais). Se o russo não pegar a mão logo do novo brinquedo acho que podemos ver uma relação parecida com o Hulk e o Esteban Gutiérrez na Sauber.
No que a Red bull foi conservadora escolhendo Riccardo para a RBR, foi muito ousada para a STR. Espero que dê certo e não queimem o Kvyat

Leonardo

Rafael Vieira disse...

Concordo 100% com o Tiago Oliveira, o cara pular etapas como GP2 ou WSR é pra mim a maior cagada do garoto. O Bottas ainda assim filou os treinos de sexta para sentir o carro, mas tb não passou na GP2, onde na minha opinião é uma estratégia de evitar exposição e colocar uma carreira regada de dinheiro em xeque. Não gosto de garotos precoces que pularam etapas fundamentais.

Anônimo disse...

Menino Prodígio
A Red Bull parece ter encontrado enfim seu piloto.
Pelo menos uma promessa que vale a pena investir.
Nada a ver com Daniel Ricciardo.
Estou falando de Felix da Costa.
Pressionado e moído, o piloto português passou nos duros testes exigidos pela
turma do energético.
Como disse certa ver Robin Frijns: "Eles te tratam como um cão..."
Vai afinar seu talento na Toro Rosso na próxima temporada.
Repetindo o mesmo caminho de Sebastian Vettel.
Até chegar o momento de substituí-lo.
Sim.
Quando o multicampeão tiver terminado seu ciclo e cruzar as fronteiras em
direção a Maranello.


Caro Corradi, lembra-se de quem escreveu o deixei acima, há apenas três semanas atrás? É o segundo Vettel que "adivinha" em muito pouco tempo. Se tivesse sido escolhido o da Costa, teria deixado aqui um link para este post ( http://f1corradi.blogspot.pt/2013/09/up-to-date_30.html ) com um claro "eu já sabia", certo?

Tudo isto para dizer que aprecio muito o seu blog, e sei que não se pode acertar sempre, mas, passar do da Costa para o russo como "novo Vettel" em 21 dias é um grande contorcionismo.

Cumprimentos

Luís Almeida

Humberto Corradi disse...

Luís Almeida

Escrevi com paixão convencido que o português fosse o escolhido, como tudo indicava (inclusive os mandachuvas da equipe).

Enfim.

Quanto ao Russo não disse que será o novo Vettel, mas que a escuderia espera encontrar um.

Valeu

Carlos Del Valle disse...

Gosto muito do seu blog justamente por vc não ver chifre em cabeça de cavalo, e por ter um respeito ao ser humano que vc não conhece. Todos têm o benefício da dúvida, mesmo Kvyat, independentemente das uvas azedas dos fãs do Felix

edubassan disse...

Ok, é perfumaria, mas esses capacetes todos iguais são um nojo!!!...

Anônimo disse...


Caro Corradi

Obrigado pela sua resposta.

Li o seu post com a atenção devida, o que, por lapso meu, não ocorreu ontem.

Percebi melhor o que queria dizer. E peço desculpa pela minha acusação. Sobrou para si.

O que lhe disse deveria ser dito à Red Bull. O génio de ontem é o dispensado de hoje. Tudo muda muito rápido.

Tal como o Corradi apontou recentemente, também eu acreditava que seria possível ver o valor do Félix da Costa na Fórmula 1.

Mas, afinal não. E havia tempo para isso, para amadurecer mais o russo enquanto o português demonstraria possuir, ou não, aquilo que faz gigantes alguns e apenas grandes outros.

Mas quem manda pode. E a Red Bull mandou como entendeu. Está no seu direito.

Tem pena quem, como eu, adorando formula 1, nunca viu um dos seus em equipas fortes, lutando por lugares de destaque.

Fica a esperança. Mas acho que a Red Bull queimou o Félix da Costa para além do recuperável. Especialmente para quem não tem grandes patrocínios.

Cumprimentos do outro lado do oceano.

Luís Almeida


PS – O 917 com as cores da Gulf é, para mim, o mais belo automóvel de competição jamais criado. Obrigado pela recordação.