quinta-feira, 24 de outubro de 2013

No Ano de Rush

























O Brasil de 1976.

Ensaio.

15 comentários:

Ron Groo disse...

Havia poucos carros bonitos realmente neste ano.
Este último é hor ri vel.

Rafael Schelb disse...

Vou soltar um clichezão aqui (mas sacomé): Esse traçado antigo de Interlagos é uma verdadeira joia...

zamborlini disse...

foi um começo de temporada realmente cheio de expectativas. tinha a nova brabham alfa, emerson na copersucar, a lotus 77 com freios externos, a ligier com sua tomada chaleira e muito mais. mas a grande espera era pela prova da espanha, no começo de maio, onde entrariam em vigor as novas regras, resultado da desastrada corrida na mesma espanha no ano anterior. os carros, dentre outras modificações, ficariam mais estreitos, mais curtos, sem os periscópios q eram as tomadas de ar, limitadas em sua altura, um 'santo antonio' adicional na parte da frente do cockpit e os aerofólios traseiros mais próximos da parte de trás. a estréia do tyrrel p34 tomou todas as atenções. a briga hunt/lauda só apareceria depois.

TW disse...

Belíssima essa Ligier!

Anônimo disse...

Respeitando o Ron Groo, mas a Ligier era apenas muito diferente daquilo tudo. . .
Na foto da largada, Emerson na estréia pela Copersucar partindo atrás do Hunt na M23 herdada do brazuca. . .
Zé Maria

Gustavo disse...

Olha a arquibancada la no fundo da primeira foto...

Anônimo disse...

Na FOTO 2, vemos Renzo Zorzi com a desprezada 'Williams FW04' do 'Frank Williams Racing Cars'...
Em 1975, Walter Wolf associou-se a Frank Williams em seu time de F1... sócio majoritário, diga-se de passagem, com 60% do negócio!

Para a temporada de 1976, Uma das medidas do novo 'manda-chuva' foi a de abandonar o modelo FW04, pelo fraco desempenho apresentado na temporada anterior.
Além disso, comprou 2 chassis Hesketh 308C, deu uma ajeitada neles e os apresentou como os "novos carros" da equipe... passaram a ser conhecidos como 'Wolf-Williams FW05'.
No entanto, os 308C foram introduzidos um a um.
No Brasil, Zorzi ainda pilotou um FW04, ao passo que Jacky Ickx "estreou" um 308C da 'Frank Williams Racing Cars'

Aqui Ickx no Basil, em 1976:
==>> http://home.online.no/~orjanbye/fyfazanf1/objektivet/arkiv1/ickx_wolf-williams_fw05_interlagos_1976.jpg

Dois carros diferentes da mesma equipe e com pinturas iguais...

Na África do Sul, 2a etapa, o segundo 308C foi "estreado", com Michel Leclère ao volante, formando a dupla de pilotos da equipe com Ickx.
Apenas na Espanha, 4a etapa, um chassis novo, e de construção própria (portanto um "autêntico" FW05), foi apresentado. A partir daí, a equipe teve seu nome trocado para 'Walter Wolf Racing'...


Na FOTO 3, vemos a italiana Lella Lombardi pilotando uma March 761, #10, em perseguição(?) à Jody Scheckter em sua Tyrrell 007.
Já no GP seguinte (África do Sul), o sueco Ronnie Peterson assumiu o volante dessa March #10 - com as cores da bandeira da Suécia...

O companheiro de equipe de Lella Lombardi, no Brasil, foi o alemão Hans-Joachim Stuck. Stuck pilotou uma March do mesmo modelo da piloto(a) italiana: uma 761.
No entanto, a pintura era "imaculadamente" branca...

Aqui Stuck no Brasil, em 1976:
==>> http://richardsf1.com/wp-content/uploads/2013/01/image4.png

Dois carro iguais da mesma equipe e com pinturas diferentes...



E... discordo do Ron Groo... pode não ser o mais bonito F1, mas essa 'Ligier JS5' é bem bonita.
Na minha opinião, ela fica melhor na versão pós GP de Long Beach, quando as entradas de ar 'chaminé' (ou 'periscópio') foram abolidas...


um abraço,
Renato Breder

Rui Amaral Jr disse...

E eu estava aí!!!
Um amigo ficou com o bico de uma Ligier que bateu acredito que nos treinos, na época ficamos impressionados com o pequeno peso da peça.

Anônimo disse...

Gostei da mureta dos boxes "Chevrolet Opala".

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-Pr

Juanh disse...

Hermoso el Ligier JS5 "periscopio".
También muy bello el "Hesketh/Williams/Wolf" FW05.
Abrazos!
PD: Veo la largada del GP de Brasil y recuerdo que esa carrera tendría que haberla ganado Jean Pierre Jarier con el Shadow DN5B...

zamborlini disse...

juanh
a corrida perdida por jarrier foi em 1975 e não em 1976.
abração

Anônimo disse...

Onde está a escola de samba que apareceu no filme? rs...

walter disse...

Caramba: eu tava lá. Dormi na arquibancada. Sobre a beleza dos carros, tinhas coisas lindíssimas, outras nem tanto.
As Tyrrel eram feias. Mas a March do Brambilla (que se vê na primeira foto) era divertida com seu laranja explosivo. As McLaren eram horríveis, ao vivo, pois seu vermelha era, na verdade, um rosa calcinha de vomitar. Já as Ferrari eram lindas. O Copersucar era mais bonito pela pintura, do que pelo design. As Williams andavam pouco, não dava para achar bonitas (e não era Hesketh essa da foto, com Renzo Zorzi).
A Ligier era sim muito bonita. Mas o melhor era seu ronco.

Juanh disse...

Amigo zamborlini, Jarier en Brasil estuvo a punto de ganar el GP de 1975 con el DN5, y el de 1976 con el DN5B. En ambos era cómodo puntero hasta abandonar...
Abrazos!

Anônimo disse...

eu também fui a esse GP, fui no sábado , eu emeu irmão, mais velho, vimos os treinos e dormimos lá no setor A.
durante a madrugada ficavam duplas de policiais militares zanzando pela reta dos boxes 'vigiando' a pista defronte todo setor A ; vale lembrar que em 74 uns cabeças de prego jogaram garrafas de vidro na pista, e domingo de manha, antes do warmup , fiscais de pista e o próprio Emerson foram lá catar cacos na pista. gênios .
mas então, lá pela meianoite, passou uma dupla de PMs, ao q algum gaiato berrou:"aee, Puta Merda!" e o soldado nao se fez de rogado: com um sorriso na cara ergueu seu capacete (soldados da PM usavam então um capacete rígido, tipo 'pinico') como um troféu ; boa reposta nao? com bom humor - outros tempos.

Como disse o Walter, as McLaren tinham uma pintura exagerada, um pink , era tinta tipo dayglo, em q o vermelho se tornava rosa ( mas de tonalidade gritante sob aquele sol de janeiro).
e só nessas corridas antes da temporada européia, acho, essa cor também cobria a tomada de ar periscopica,; alias depois abolidas por forca do novo regulamento.
também aí lembrando, essa cor dayglo saia nas fotos - nos filmes fotográficos da época - com o tom vermelho desejado pela Philip Morris , dona da Marlboro marca patrocinadora da equipe britânica.
assim como o vermelho das Ferrari saiam num tom um pouco mais escuro, mais para o escarlate original da equipe nos anos 50.

também lembro da Ligier q saiu da pista no treino final de sábado , foi no Sol, q me lembre disseram q perdeu uma roda - vi o carro encostado no guardrail externo na saída da curva.
ha pouco tempo, por conta do lançamento de " Rush", vi uma foto de Lauda, q venceu aquele GP Brasil, sendo carregado nos ombros de 2 PMs até o pódio, ali descendo a rampa da entrada dos boxes. hilária a imagem.
sempre bom lembrar dos GPs dos anos 70, só a variedade de carros e desenhos já valia a pena.
mas no fim das contas mal consegui ver a corrida lá no setor A, q tava lotado e eu nao consegui lugarpra sentar, além de procurar ficar na sombra que era branquelo demais - nos outros anos tinha conseguido entrar de bico no paddock, embora também sempre com sol forte era mais confortável e , claro, dava chance de entrar nos boxes depois de encerrada a prova.
mas em retrospecto era tudo 'jóia', pra usar gíria da época, e me arrependo de nao ter ido ao GP de 77, esse só vi uns treinos, acho, nem lembro mais ao certo.

Fernando