sábado, 8 de março de 2014

1977


























Ensaio.

Cores.

6 comentários:

Anônimo disse...

** FOTO 1 **
O sueco Gunnar Nilsson de Lotus 78 em... ou Buenos Aires, ou Interlagos ou Kyalami ou Long Beach...
A partir da 5a etapa daquela temporada (em Jarama), a bandeirinha do Reino Unido, acima do número nas Lotuses (é assim mesmo o plural?), passou para a ponta do nariz do carro...
Pela largura da pista, textura do asfalto, etc, suspeito que seja em Kyalami...


** FOTO 2 **
A Tyrrel P34 de Ronnie Peterson repousando à sombra; pelo cenário, em Watkins Glen ou Mosport Park...
A partir do GP da França, a Tyrrell passou a utilizar essa asa dianteira... primeiro, só no carro de Patrick Depailler. No GP seguinte, só no carro de Peterson. Da Alemanha em diante, em ambos os carros.


** FOTO 3 **
Ronnie Peterson e um "guarda-chuva" da Rede Globo!
Meu palpite inicial era o pitlane de Watkins Glen... pelo menos choveu bastante por lá naquele ano...
Depois encontrei esta foto (link) que parace indicar que e o pitlabe de Mosport Park...
==>> http://www.zoompics.com/77f1-8.jpg
Vejam no muro atrás da Tyrrell; parece estar escrito: "Hey Toyota, You're Terrific!" (que foi, de fato, um slogan publicitário utilizado prla Toyota naquela época).
Parece também o pitlane de Monza, mas não choveu por lá no GP de 1977!


** FOTO 4 **
GP do Canadá, em Mosport Park.
Segundo GP de Gilles Villeneuve e sua estréia pela Ferrari (correu com o #21).
O canadense não prestou atenção ao aviso do fiscal (bandeira listrada amarela e vermelha) e rodou.
A pista estava escorregadia por causa do óleo do motor Ford Cosworth (explodido!) da Lotus De Mario Andretti.
Riccardo Patrese (Arrows), Vittorio Brambilla (Surtees), Danny Ongais (Penske) e Gilles foram pegos de surpresa e rodaram (o local parece ser a curva final dos 'The Esses' em direção à 'White's').
Patrese (bateu no carro de Rupert Keegan que estava estacionado por ali), Brambilla (acertou o carro de Patrese) e Gilles (semi-eixo quebrado) encerraram sua corrida por ali mesmo... Ongais conseguiu continuar.
Na primeira sessão dos treinos de qualificação, na sexta-feira, Gilles também se acidentou, só que do outro lado do circuito, na curva 'Moss'.
==>> http://www.zoompics.com/77f1-5.jpg
Na foto do post, Jochen Mass, de McLaren, está passando por Gilles...
Mass terminou em 3o e Gilles ainda terminou classificado em 12o, 4 voltas menos que o vencedor...

Para conferir, aqui o mapa de Mosport Park:
==>> http://statsf1.free.fr/photos/piste/mosportpark.jpg



um abraço,
Renato Breder


PS: Madrugou, Corradi? Postado às 4h38min!!!! (hehehehe)

Anônimo disse...

OPS!

Duas pequenas correções:

1) Riccardo Patrese corria pela Shadow, não Arrows.
2) Vittorio Brambilla rodou e acertou a Shadow de Patrese, mas conseguiu continuar o GP e terminou em 6o lugar...


outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

bela foto de Gunnar Nilsson em saída de curva corrigindo, acho, saída de traseira (oversteer) - mas em que pista será?

a foto do Gilles atravessado numa saída de curva é em Mosport-78; há um registro em filme, ao retornar a pista Gilles 'termina' de quebrar um semieixo, sai fumaça da traseira e ele encosta o carro e abandona.

Fernando

walter disse...

Os suecos.

A fatalidade do câncer levou Nilson.

A fatalidade da embolia (erro do hospital italiano) matou Peterson.

E com eles se foi a chance (muito sólida) de a Suécia ter um campeão do mundo.

Coisas do destino.

harerton disse...

Mais uma vez, o guarda chuva da Globo rodando o mundo...

Anônimo disse...

Breder, certíssimo o plural 'Lotuses' - ao menos na língua inglesa! sendo a equipe puro sangue britânico, acho q fica bem adotar esse plural tambem no português.

já a pista da foto do Nilsson, talvez Buenos Aires, mas pelo pedacinho de muro branco lá no fundo,com patrocínio, e faixa branca intermitente no asfalto - vindo de além do trajeto da curva - pensei em Anderstorp; a pista com faixa branca pode ser trecho de pista reta do aeródromo q sempre houve lá, e tambem havia muro rente a pista em pelo menos dois trechos do circuito, na reta de largada e na dos boxes (q nessa pista eram separadas).
um abraço
Fernando