domingo, 9 de julho de 2017

Áustria - 2017


























Foi uma vitória absoluta de Valtteri Bottas na Áustria.

O piloto finlandês já vinha dando indícios de um melhor ajuste desde
os treinos livres.

Pequenos erros davam a entender que seu companheiro era superior.

Erros que persistiram mesmo na volta que lhe deu a pole position.

Graças à uma aerodinâmica que casava com a pista e um motor mais
potente que o usado por seus adversários, Bottas soube como ninguém
transformar tudo isso em conquista.

Foi interessante rever sua saída dentro da tolerância da FIA.

A Flecha de Prata número 77 se moveu 0,06 segundos antes das luzes
se apagarem.

Arriscado.

Mas a ousadia é companheira dos intrépidos.

Lembro do post em janeiro no qual comentamos sobre a ida do piloto
para a Mercedes.

Bottas terá a oportunidade de sua vida.

Com certeza não vai querer repetir os erros de Heikki Kovalainen.

Uma promessa finlandesa que enterrou sua carreira ao dividir uma
escuderia com Lewis Hamilton.

Acho que a história não deve se repetir.

Bottas é muito veloz.

Daqueles que colecionam poles.

E voltas mais rápidas.

No meu entender é na atualidade o melhor custo / benefício do grid.

Note que ele está apenas 15 pontos atrás do primeiro piloto da
Mercedes.

(com o abandono de Barcelona na conta)

Hoje podemos afirmar que Bottas não deve nada a nenhum outro
piloto da Fórmula 1.

Sebastian Vettel fez sua parte.

Trouxe sua Ferrari para a segunda posição e ainda conseguiu chegar
em Bottas ao final da prova.

A performance da Haas com a nova unidade de força, derrotando Force
India e Williams, mostrou que as evoluções da Scuderia Italiana ainda
estão no caminho certo.

Daniel Ricciardo foi sólido.

Arrancou um pódio numa Red Bull que parecia merecer menos que isso.

Percebeu que a saída de Lewis Hamilton não foi lá essas coisas?

Ele (e Vettel) tem sempre o cuidado fazer de tudo para se afastar de
confusões na largada.

Corre pensando no campeonato.

Penalizado, escalou o pelotão até onde podia.

Mas a Mercedes no tráfego é bem diferente da que corre de cara
pro vento.

Uma pausa aqui.

Se o campeonato tivesse começado em Mônaco, Bottas (73) e
Ricciardo (70) estariam liderando.

Existem dois Raikkonens.

Aquele da pole em Mônaco e outro que desaparece nas corridas.

Todo mundo espera algo a mais dele.

Romain Grosjean mostrou sua capacidade.

Mas o piloto francês precisa saber lidar com os infortúnios.

A vida é dura nas equipes menores.

A Force India foi mais tranquila.

As ordens geraram frutos.

E com seus dois carros a Williams, num final de semana que se
desenhava trágico, fechou a lista dos que pontuaram.

O resto?

Tudo tem dado errado para Max Verstappen.

A Renault participou desta etapa?

A McLaren Honda não mostra um horizonte seguro.

Tudo parece muito sensível e sem alicerces.

Falta evolução.

Por fim.

Os números.




8 comentários:

Danilo Silva disse...

"Todo mundo espera algo a mais dele."

Todo mundo espera alguma coisa de quem tem uma FERRARI na mão e o companheiro de equipe lidera o campeonato... Raikkonen está sendo tão pífio quanto Massa foi em 2010/11/12 e 13. Kimi dera ver o Alonsito dando um calor no Sebastião...

Daniel Chagas disse...

É por causa do desempenho de Bottas que eu não creio numa ida de Vettel ou Alonso para a Mercedes em 2018. Não vejo necessidade para os alemães irem correr atrás dos dois ou de qualquer outro piloto, pois a dupla formada com Hamilton/Bottas é equilibrada e harmoniosa, pelo menos por enquanto, então não há motivos para a Mercedes não renovar o contrato do finlandês. Se alguém duvida é só comparar com a performance de Raikkonen, a Ferrari sim tem motivos para ir atrás de alguém.

CHAGAS disse...

Faltaram duas observações relevantes ao meu ver:
1) Palmer bateu Hulk pela primeira vez. (com os dois carros terminando)
2) Kvyat (tal como Palmer) deve sumir da F1, por favor.

Plinio disse...

Bottas é uma surpresa positiva. Já Kimi, infelizmente segue apagado. Pode custar caro à ferrari não ter outro piloto para ajudar na briga.

André Gustavo disse...

Depois do GP du Canadá, alguns disseram que Hamilton iria ganhar todas as 4 corridas até Hungria; já se foram duas e ele sequer subiu ao pódio.

Anônimo disse...

Só a Ferrari ainda não viu que Kimmi é um cara "aposentado"? Não significa ser mal piloto, mas o cara não faz frente ao Vettel, nem uma forcinha, tá lá só pela grana e pelo status. Já devia ter sido rebaixado pra equipe média há tempo! Dá lugar pra alguém que merece!
Corradi, com esse teu post, Alonso dá adeus à Ferrari definitivamente? :(
Abração

Glaucio

Rafael disse...

Fico lembrando daquelas largadas da década de 70. Eram uma verdadeira zona!!

Victor Gérard disse...

Você tem alguma dúvida de que ele venceria a corrida no Azerbaijão se não houvesse o problema com o protetor de cabeça?, e o GP da Áustria? Serviu de parâmetro?, largando em oitavo com os pneus maoa desgastados, ele terminou a corrida sendo o mais rápido. Se não fosse os problemas com o carro, Hamiton hoje srria tetracampeão e lider do campeonato