quinta-feira, 1 de março de 2012

Dan Gurney























O autódromo de Riverside, aquele que virou shopping center, possuía um título.

"A casa que Dan Gurney construiu."

Ele era um piloto local.

Ali mesmo, em 1957, ele foi convidado a participar de uma prova.

Para competir entregaram-lhe uma Ferrari.

Não era um presente.

Ninguém queria o troço.

E não havia bobos.

Entre os que recusaram a dádiva estava Carroll Shelby.

O motor estava em seus últimos dias de vida e dava sinais claros disso.

Porém Gurney mesmo assim foi bem na corrida.

E chamou atenção de Luigi Chinetti.

O ex-piloto italiano que era o braço comercial de Enzo Ferrari na América.

A carreira de Dan Gurney acelerou.

No ano seguinte esse americano defendeu a Scuderia Italiana em Le Mans.

E chegou à Fórmula 1.

Talento puro.

E reconhecido.

Tinha ganho a admiração de Jim Clark.

Não era pouca coisa.

Jack Brabham falou pra quem quisesse ouvir.

"Se Dan tivesse permanecido reinaria absoluto."

Gurney deixou a equipe em 1965.

Brabham e Hulme foram campeões nos dois anos seguintes.

Gurney era muito melhor que os dois.

Mas havia esse defeito.

Acabou tomando decisões erradas.

Fez o mesmo ao deixar a Ferrari em 1959 e a BRM em 1960.

Ambas conquistando o título após sua saída.

Mas a história desse piloto não se resume a isso.

É preciso contar as alegrias.

Foram quatros vitórias na Fórmula 1.

Uma em especial.

Em 1967 ele venceu em Spa-Francorchamps.

Um americano pilotando por um time americano.

A única vitória da Eagle, sua equipe, na categoria.

Uma semana antes ele venceu as 24 horas de Le Mans com o Ford GT 40.

E de forma inédita jogou champagne em todos.

Nascia assim uma tradição entre os vencedores...

Mas os prejuízos da Eagle acabaram bicando todo seu dinheiro.

Emerson repetiria a aventura alguns anos depois.

Mas isso não diminui o seu brilho.

Fora da Europa, Gurney sempre fazia bonito nas categorias americanas.

Nascar, Trans-Am, Can-Am e na Indy.

Em todas colecionou vitórias.
  
Suas escolhas e a busca do "Sonho Americano" na Fórmula 1 talvez o tenham
atrapalhado demais.

Vou repetir: era talento puro.

Mas isso, ao que parece, não é o bastante para se alcançar o título na categoria máxima
do automobilismo.

9 comentários:

zamborlini disse...

o melhor elogio q gurney recebeu veio do pai de jim clark, no funeral do mesmo. - dan era o único adversário q clark temia.

fernando disse...

excelente, Corradi.

conheço uma única foto de Gurney numa Ferrari Dino, ainda de motor central dianteiro, e nunca soube porque ele não permaneceu na equipe.

também nunca atinei para o fato de que teria tido grandes chances de ser campeão mundial se tivesse permanecido na Brabham.

em compensação saiu para construir um dos mais belos F1 de todos os tempos, o Eagle com que venceu em Spa-Francorchamps.

Ron Groo disse...

A casa que Dan Gurney construiu... Adorei.

Marcos Antonio disse...

Adorava os carros do Gurney na Indy, mesmo com a All American Racing não indo tão bem, era um lindo carro. Dan Gurney é muito bom mesmo, uma pena não ter sido campeão mundial...

Anônimo disse...

Dan Gurney está entre os grandes nomes do automobilismo. No seu caso, em particular, é muito grande, ou alto, se preferir...

O carro que ele 'construiu' (projeto de Len Terry) para a F1 é um dos mais belos dos anos 60 - se não for o mais belo - e também inovador, com a introdução do chassis #104 (conhecido como Ti-Mag car) do Eagle Mk1, que usava Titânio e Magnésio como elementos de liga.

O Eagle foi projetado para receber o motorzão Weslake V12, projetado por Aubrey Woods - ex-engenheiro da BRM que trabalhara com Gurney em 1960 - e com participação intensa de Gurney no projeto (tanto é que o motor é batizado 'Gurney-Weslake').

* Bélgica 1967 - lá está o nome do motor:
http://f1-photo.com/Ressources/Gallery/1967/Belgium/Engine-Westlake_1967_Belgium_01_BC.jpg

A história de Gurney no automobilismo estadunidense é muito rica também...

* Olha só que carro "feio":
http://www.roadandtrack.com/var/ezflow_site/storage_RT_NEW/storage/images/racing/motorsports/salon-1967-all-american-racers-eagle-weslake2/2110282-1-eng-US/salon-1967-all-american-racers-eagle-weslake.jpg


um abraço,
Renato Breder

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Um talento que a F1 não "fisgou"!!!

fernando disse...

pode crer, Breder, feio demais...

e essa foto q vc indica mostra a fera prestes a engolir o q estiver à frente - essa vai pro desktop. valeu bro.
abraço

Anônimo disse...

Não sou muito fan desses carros dos anos 60 (prefiro os anos 80 e inicio dos 90), mas tenho que admitir que esse Eagle é bonito demais. O Eagle da foto que o Breder indicou já substitui no desktop a Lotus amarela do Piquet.

Rodrigo

Ricardo Reno disse...

Humberto,

As histórias que você reproduz aqui servem para nos mostrar que existem muitos outros tipos de vitória, de conquista e de felicidade. Como mostra a espetacular entrevista do Verde com o Moreno e histórias ja postadas aqui de pilotos, pelo menos para mim, desconhecidos.

Muitas delas, como a de Dan Gurney,
acaba por colocá-los no mesmo Olimpo de outros campeões.