Tranquilo, Corradi! É que, por conta da ocasião da foto, achei que pudesse haver uma história nesse sentido... Michael Cannell, no livro The Limit, narra que, nessa Carrera Panamericana de 1953, a Gordini enviou Behra ao México alguns meses antes da corrida, com uma verba específica para fazer o reconhecimento da pista, sendo que o francês passou o período inteiro na capital, torrando o dinheiro em todos os bordéis de luxo do lugar. Naturalmente, na corrida rolou em uma ribanceira quando era lider, e só não morreu porque os pneus que levava como estepes lhe serviram como santantonio improvisado. Essa é uma época com histórias muito legais... Abs
Campeonato Alemão de Carros Esportes, em 12 de julho de 1953. O carro na curva inclinada é um Veritas RS com motor BMW de 1,5 litros. O único Veritas nessa prova foi conduzido por Kurt Adolff. Adolff, nesse mesmo ano, participou do GP da Alemanha válido para o Mundial da FIA, pilotando uma Ferrari 166C. Lembrando que os 'Mundiais da FIA' de 1952 e 1953 foram, na verdade, mundiais de F2!
** FOTO 2 **
Um bando de Oldsmobiles, Hudsons, Packards, Lincolns, etc na largada para a segunda etapa da 'NASCAR Grand National Series', no dia 15 de fevereiro de 1953, em 'Daytona Beach & Race Course'... O vencedor (Bill Blair, Oldsmobile #2) ganhou um prêmio de apenas US$ 1500!!
Carrera Panamericana, em 23 de novembro de 1953. "Jeannot Marie Behra", conhecido como Jean Behra e seu [belo] Gordini T24S da equipe 'Club Francia Amigos de la Panamericana'.
** FOTO 4 **
Categoria de base - Cyclecars? - testando na base do circuito? Que viagem essa foto!
** FOTO 5 **
Spa-Francorchamps, em 21 de junho de 1953. Quarta etapa do 'Mundial da FIA', regido pelo regulamento da Formula 2. À frente Juan Manuel Fangio numa Maserati A6GCM #4, seguido de perto por José Froilan Gonzalez em outra A6GCM #2. Largaram na primeira fila desse GP, Fangio (o pole position), Alberto Ascari (o segundo) numa Ferrari 500-F2 e Gonzalez fechando a primeira fila. Na largada Fangio até manteve a ponta, mas Gonzalez largou melhor que Ascari e ao final da primeira volta já era o líder. Manteve a liderança até abandonar na 11a volta. Acabou ficando com o ponto da melhor volta. Fangio assumiu a ponta e duas voltas depois abandona com problemas no motor de seu carro. Ascari passa então à liderança e vai até o final do GP. Fangio assume o volante da Maserati de Johnny Cläes e leva o carro até a terceira colocação. Mas, na penúltima volta. ele sofreu um acidente e o carro não podia mais andar, condição para que perdesse a classificação na corrida. Se fosse o regulamento de hoje em dia, Fangio teria terminado em 3o lugar, mesmo tendo sofrido uma avaria no carro que o impedisse de continuar andando.
Hermosas fotos, la que más me ha gustado es la de Jean Behra y su Gordini de la Panamericana. Bello auto. Abrazos! http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Essa época deve ter sido realmente linda, mais por conta do pioneirismo e pouca politicagem, hoje como tudo gira em torno do $$$ a coisa perdeu muito do romantismo e virou negócio caro. Mas belíssimas fotos.
Cara, sou um curioso por natureza, apaixonado por história, história do automobilismo, e por isso mesmo "fuço" (ainda!) à beça por aí, na internet, em sites (ou blogs, ou foruns, etc) que trazem mais conteúdo e relatos mais detalhados das corridas... isso há bastante tempo! Às vezes - como foi o caso deste post há alguns anos - uma foto me faz buscar a história por trás dela.... é isso!
Por vezes, até eu me espanto como foi que eu encontrei tais e tais informações... (rsrsrs)
11 comentários:
John Behra? Tem alguma razão para o anglicismo, Corradi? rsrs
Ituano
Agradeço o alerta!
É a pressa...
Valeu
Boa safra!
As de Avus e de Spa são simplesmente fantásticas.
Tranquilo, Corradi! É que, por conta da ocasião da foto, achei que pudesse haver uma história nesse sentido... Michael Cannell, no livro The Limit, narra que, nessa Carrera Panamericana de 1953, a Gordini enviou Behra ao México alguns meses antes da corrida, com uma verba específica para fazer o reconhecimento da pista, sendo que o francês passou o período inteiro na capital, torrando o dinheiro em todos os bordéis de luxo do lugar. Naturalmente, na corrida rolou em uma ribanceira quando era lider, e só não morreu porque os pneus que levava como estepes lhe serviram como santantonio improvisado.
Essa é uma época com histórias muito legais...
Abs
** FOTO 1 **
Campeonato Alemão de Carros Esportes, em 12 de julho de 1953.
O carro na curva inclinada é um Veritas RS com motor BMW de 1,5 litros.
O único Veritas nessa prova foi conduzido por Kurt Adolff.
Adolff, nesse mesmo ano, participou do GP da Alemanha válido para o Mundial da FIA, pilotando uma Ferrari 166C.
Lembrando que os 'Mundiais da FIA' de 1952 e 1953 foram, na verdade, mundiais de F2!
** FOTO 2 **
Um bando de Oldsmobiles, Hudsons, Packards, Lincolns, etc na largada para a segunda etapa da 'NASCAR Grand National Series',
no dia 15 de fevereiro de 1953, em 'Daytona Beach & Race Course'...
O vencedor (Bill Blair, Oldsmobile #2) ganhou um prêmio de apenas US$ 1500!!
==>> http://fantasyracingcheatsheet.com/nascar/races/results/1953/daytona-beach-road-course/1953-02/320
==>> http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=aBmtqmkuTlg
** FOTO 3 **
Carrera Panamericana, em 23 de novembro de 1953.
"Jeannot Marie Behra", conhecido como Jean Behra e seu [belo] Gordini T24S da equipe 'Club Francia Amigos de la Panamericana'.
** FOTO 4 **
Categoria de base - Cyclecars? - testando na base do circuito?
Que viagem essa foto!
** FOTO 5 **
Spa-Francorchamps, em 21 de junho de 1953. Quarta etapa do 'Mundial da FIA', regido pelo regulamento da Formula 2.
À frente Juan Manuel Fangio numa Maserati A6GCM #4, seguido de perto por José Froilan Gonzalez em outra A6GCM #2.
Largaram na primeira fila desse GP, Fangio (o pole position), Alberto Ascari (o segundo) numa Ferrari 500-F2 e Gonzalez fechando a primeira fila.
Na largada Fangio até manteve a ponta, mas Gonzalez largou melhor que Ascari e ao final da primeira volta já era o líder. Manteve a liderança até abandonar na 11a volta. Acabou ficando com o ponto da melhor volta.
Fangio assumiu a ponta e duas voltas depois abandona com problemas no motor de seu carro. Ascari passa então à liderança e vai até o final do GP.
Fangio assume o volante da Maserati de Johnny Cläes e leva o carro até a terceira colocação. Mas, na penúltima volta. ele sofreu um acidente e o carro não podia mais andar, condição para que perdesse a classificação na corrida.
Se fosse o regulamento de hoje em dia, Fangio teria terminado em 3o lugar, mesmo tendo sofrido uma avaria no carro que o impedisse de continuar andando.
Bela seqüência (com trema mesmo!), Corradi...
um abraço,
Renato Breder
Hermosas fotos, la que más me ha gustado es la de Jean Behra y su Gordini de la Panamericana.
Bello auto.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
Essa época deve ter sido realmente linda, mais por conta do pioneirismo e pouca politicagem, hoje como tudo gira em torno do $$$ a coisa perdeu muito do romantismo e virou negócio caro. Mas belíssimas fotos.
Belíssimas fotos.Não sabia sobre esse acidente do Fangio em Spa.Magnífico Breder.Como você encontra essas informações?
Nossa.O cara lá atrás na primeira foto parece com o Graham Hill kkk
Daylson Elder,
lá se vão 4 anos... (putz!!!)
Cara, sou um curioso por natureza, apaixonado por história, história do automobilismo, e por isso mesmo "fuço" (ainda!) à beça por aí, na internet, em sites (ou blogs, ou foruns, etc) que trazem mais conteúdo e relatos mais detalhados das corridas... isso há bastante tempo! Às vezes - como foi o caso deste post há alguns anos - uma foto me faz buscar a história por trás dela.... é isso!
Por vezes, até eu me espanto como foi que eu encontrei tais e tais informações... (rsrsrs)
um abraço,
Renato Breder
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