terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Imagem


























Uma foto que eu amo.

Stirling Moss e Juan Manuel Fangio por cima.

Monza. 1954.

Hoje, a Fórmula 1 passa por baixo...

10 comentários:

André Candreva disse...

Corradi,

é fantástico esse lendário circuito de Monza...

abs...

zamborlini disse...

humberto
a corrida, pela numeração das mercedes é a de 1955. mas é estranho, já que nesta prova, foi usado o circuito externo e interno, perfazendo 10 km. mas nota-se q a parte interna esta sendo usada pra estacionamento do público. a foto seria dos treinos??? precisamos dos conhecimentos do breder pra resolver esse mistério.

Anônimo disse...

Esses pilotos são admiráveis, sobretudo, pela coragem! Olha a segurança!!!!!
Outro detalhe é a publicidade: Esso e Pirelli mantém a mesma identidade visual até hoje. Linda foto.

Glaucio.

maxwellman disse...

Impressionante essa foto!

Tiago Begnossi disse...

Glaucio,

Grandes empresas como Esso e Pirelli não mudam facilmente sua identidade visual, para passar segurança e confiabilidade do nome da empresa. Impressionante é como mesmo com o passar dos anos, a identidade visual ainda é moderna e chamativa. Coisas que nem o marketing explica!

Ituano Voador disse...

De fato, essa foto encerra algum mistério... como o amigo Zamborlini disse, a numeração dos carros indica a corrida de 1955, mas nesse ano foi utilizado o circuito completo, incluindo o trecho da Lesmo até a Ascari. Em 1954, por sua vez, não foi utilizado o anel de alta.
Seria um treino, ou alguma prova extra-oficial?

Anônimo disse...

Fala, Zamborlini!!!

* Primeiro o ano.

A foto é mesmo de 1955.
Stirling Moss disputou o GP de 1964 a bordo de uma Maserati 250F com o número 28.
Há essa 'famosa' foto dele depois que o motor Maserati de seu carro pifou:
==>> http://f1-photo.com/F1-Archives#/Photo/Moss_1954_Italy_01_BC.jpg/Search:Event:Italy%20Year:1954/p7x20

Juan Manuel Fangio pilotou a Mercedez-Benz #16 em 1954 e a #18 em 1955.
Em 1954, o #18 estava na Maserati de Sergio Mantovani,
Em 1955, a Mercedes-Benz de Stirling Moss tinha o #16, como na foto do post.


* Quanto ao traçado e o local da foto.

O traçado, em 1954, era assim:
==>> http://statsf1.free.fr/photos/piste/monza1.jpg

E em 1955 assim:
==>> http://statsf1.free.fr/photos/piste/monza2.jpg

Nesta foto (também 'famosa'), vemos Fangio na reta de Monza, com a junção dos bankings à pista normal atrás dele.
Alem disso, vê-se o anúncio do traçado novo:
==>> http://px6.streetfire.net/0001/80/03/1450830_600.jpg


Creio que o local onde se encontra o público - foto do post - seja uma pista de acesso ao parque de Monza, e não parte do traçado de corridas.
Na foto do layout da pista de 1955, creio que o local seja em algum ponto no lado que está escrito "Retifilio Levante",


um abraço,
Renato Breder

zamborlini disse...

enciclopédia breder, obrigado pelo retorno. rsrs
é bom saber q estou certo em afirmar que a corrida é a de 1955. mas a foto continua misteriosa. veja a foto abaixo.
http://www.totalrace.com.br/blog/blogdoico/2011/09/11/foto-do-dia-gp-da-italia-de-1978/
mostra o mesmo ponto da foto do humberto só que do outro lado. é a reta q antecede a curva ascari. dá pra ver os tifosi usando a segunda perna da curva norte como arquibancada. se a corrida de 1955 usou os dois traçados, continuo em dúvida.
de todo modo obrigado pelas informações
abração a vc e a todos

Marcos Alvarenga disse...

Esta foto foi feita na curva Sul, e não na Norte, onde a reta vai dar na variante Ascari. Reparem que a inclinação aí é bem mais íngreme do que na parte que pertence ao circuito. Lá a variação de altitude é quase imperceptível.

Anônimo disse...

Zamborlini,

duas pequenas observações:

1) na foto do post, o vão parece menor que na foto que você sugeriu.
2) os "barrancos" ao redor da pista são maiores ou mais altos na foto do post.

O visual da foto que você sugeriu é mais aberto, ao passo que a foto do post passa a sensação de se estar quase que em um "canal"...


Daí eu supor que o local seja aquele que eu havia indicado antes.

outro abraço,
Renato Breder