A tranquilidade de José Carlos Pace conversando sentado no pneu da sua
Brabham Alfa Romeo em 1976.
A pista, onde a foto foi feita é Brands Hatch.
Circuito que durante anos alternou com Silverstone na realização do Grande
Prêmio da Inglaterra.
Recordando.
Na Fórmula 1 Emerson Fittipaldi é o único brasileiro a vencer nas duas pistas.
Mais.
Nos últimos nove anos Rubens Barrichello subiu ao pódium em 6 edições
da corrida na terra da Rainha.
9 comentários:
Humberto, muy buena esta toma..otros años,...años románticos de la Formula 1,
Se agradece...
Essa Brabham tinha uma pintura muito legal. Pena que o motorzão....
Abraços
Naquela época era necessário uma prerrogativa que hoje é completamente desnecessária: COJONES!!!
Os caras eram diferenciados e pareciam pessoas no0rmais, hoje um bando de fedelhos imberbes pilotam esses videogames móveis e se consideram deuses do Olimpo em pasagem pela terra.
Sem saudosismo barato, queria ver essa molecada pilotando uma BT-45 dessas com seu motor instável, embreagem de caminhão, direção queixo duro durante 300 km sem assistência hidraulica, troca d epneus, reabastecimento ou botõenzinhos a serem apertados ao comando do engenheiro chefe. Fora escolher a relação de marchas ou regulagem da suspensão que deveriam ser feitas no "felling" e não em simuladores de ultima geração que entregam até a papinha pronta para os macacos amestrados parecerem gênios.
A maquina gerenciada eletronicamente é feita exatamente para minimizar ou tentar eliminar o erro humano, fui supervisor de manutenção por muitos anos e falo com autoridade do assunto. Para um processo industrial é extremamente benéfico, pois não se trata de competição para saber quem é o melhor operário ou operador. O que vale é o resultado do processo inteiro que deve ter o minimo de falhas.
Ao contrário de um processo de disputa aonde o erro muitas vezes é o diferencial entre quem ganha e quem perde, ou seja quem erra menos é mais consistente e potencialmente melhor que o que erra demais. Vide Emerson - o verdadeiro professor- e Alain Prost.
Com a eletronica e os processos básicos automatizados e o gerenciamento de todo o sistema o erro é minimizado ou em alguns casos eliminado. Isso nivela por baixo qualquer processo, bom para patrões que não precisam mais sucumbir a operários extremamente especializados, afinal qualquer um com um minimo de treinamento pode desempenhar uma função que antes necessitava de muita experiência e não raro talento inato.
Hoje o mesmo pode se aplicar a F-1, qualquer rabeira de grid teria desempenho bem próximo do Vettel no mesmo carro. alguns hão de lembrar do Webber que nem chega perto do alemãozinho, mas aqui prá nós: Alguém que entende o minimo de F-1 acredita que ele possui o mesmo carro que o Vettel? a postura da equipe o ano passado foi o suficiente para qualquer tolo tirar as suas conclusões, começando pela Inglaterra e terminando com a definição da equipe que se não fosse o alemãozinho o campeão era melhor que outro fosse, em detrimento do segundo piloto da equipe, mais claro que isso só céu de brigadeiro ou água Perrier.....
Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
Acertou em vários pontos no texto acima. O Blog, você sabe, valoriza e busca trazer à memória outras épocas, como as citadas na sua fala.
Ainda bem que temos a tecnologia hoje pra interagir e poder ver as boas imagens e histórias do automobilismo.
Valeu
Humberto Corradi
Sou um entusiasta da tecnologia, quando entrei na Petrobrás o cara descia até as profundezas de uma plataforma para abrir e fechar uma valvula em áreas extremamente perigosas, hoje tudo é feito de uma central eletronica monitorada e com o máximo de segurança possível. Fora o nosso dia-a-da, que maravilha nós - vou inclui-lo no bolo pois o seu jeito de fazer as coisas demonstra claramente isso - que somos curiosos apenas digitar algumas letras do tema que nos afilige ou incomoda e instantaneamente os googles da vida nos dão acesso intantaneo a milhões de informações sobre o assunto. isso não têm preço.
Até um carro comum hoje em dia é até 200x menos poluente que um carro da década de 70, isso não têm preço e a resposta está toda em apena sum ítem, pois os motores são os mesmos ciclo otto ou diesel do final do século XIX : ELETRÔNICA.
Porém quando o assunto é disputa e algo que lembre esporte sou a favor de pau puro, que vença o melhor ou o mais completo. eletronica para o desenvolvimento deve ser usado a exaustão, agora foi para a pista tudo deve ser proibido, até os simuladores para escolha de relações. é como o cara levar as tabelas com as respostas para os calculos que deveria fazer na prova.
A F-1 dos meus sonhos têm os melhores componentes mecanicos desenvolvidos com a ajuda da melhor tecnologia disponível, mas como é esporte deve ter trambulador de cambio, embreagem mecanica e direção sem assistência. sensores só para fornecer dados para uma caixa preta que deveria ser aberta após a prova e nas oficinas e laboratórios os engenheiros saber o que deu errado. comunicação só por placas, via rádio apenas com a direção da prova e para situações de segurança, adeus macaos amestrados!!!! tanque de gasolina para a corrida inteira e pneus idem. estratégia quem faz é o piloto na sua cabeça, exatamente como faziam na decada de 60 , 70 e inicio dos anos 80. treinos lançados com pneus identicos aos de corrida, 10 voltas para cada um e acabou, esse tal de Q1,Q2 e Q3 é uma babaquiçe sem tamanho. fim dos difusores e traseira limpa para voltar a permitir o vacuo , melhor do que essa bosta de asas móveis pois envolve talento e não desigualdade de condições para dois pilotos em dado momento da corrida.
Corradi, não sou gênio ou quero me passar por tal, mas com essas medidas a categoria seria muito mais competitiva e extremamente mais barata, não tenho dúvida alguma sobre isso.
P.S. Vou abusar e te dar uma pequena sugestão: poste menos fotos por dia, o seu material é maravilhoso mas deixe os posts um pouco mais no ar para atrair mais comentários, aí em pouco tempo teremos realmente uma comunidade, incentive os comentários que são o complemento da simagens, já vi que tem uma meia duzia d eferas que as vezes pingma comentários neste espaço.
Abraços.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
Não é abuso. As sugestões, as críticas e os comentários são sempre bem vindos. O espaço está todos os dias se aperfeiçoando e tentando melhorar em alguma coisa. Não é fácil, procuro aprender um pouco todos dias.
Pode saber que todas as opiniões e participações, como as suas, são importantes e sempre acrescentam.
Valeu
Só para dizer que o Rubem, que "conheço" de outro blog, realmente foi "na mosca" em sua dupla participação!
Zé Maria
Rubem, seu último comentário é "sem comentários"!!rsrsrs
Isso quer evidentemente dizer que concordo com TUDO que você disse, aliás concordar com suas idéias deve ser lugar comum no universo internético,visto que suas colocações são sempre precisas, não importando o tema que está sendo tratado!!
Abraço e bom final de semana.
Zé Maria
Obrigado Zé Maria, sou meio veemente nas minhas posições mas tenho humildade suficiente para reconhecer que estou errado. Não estou acima do bem e do mal, acontece que depois de "apanhar" muito da vida a gente aprende a só discutir sobre assuntos que domina e aí a chance de estar certo é bem maior, rsrsrsrs. Mas nunca devemos mandar à m**da e que se f**am aqueles que provam que estão com a razão em uma discussã.
A vida é aprendizado constante e aprendemos com todos, do porteiro ao presidente da empresa. todos os seres humanos tem algo de interessante e inédito para nos ensinar. Dizem que até quem não serve para nada acaba servindo para alguma coisa, serve como mau exemplo......
Rubem Rodriguez Gonzalez
Postar um comentário