O austríaco
Niki Lauda, tricampeão mundial, aparece de forma especial
sendo homenageado hoje no Blog.
Sem escrever muito, pra deixar as histórias serem contadas pelos amigos.
Assim, de cima para baixo: em Mônaco 1972, depois, conduzindo a
Ferrari em 1975 e na última imagem, correndo em casa com a McLaren.
7 comentários:
Tres comentários,um para cada foto:
1- O Aerofólio traseiro do March deveria ter uma importancia enorme nesse carro corcunda..rsrsrsrs
2- Olha a galera na antiga curva inclinada de Monza! Que visão sensacional! Imagina, a pessoa se equilibrando na inclinação, na primeira volta, e começar a passar os carros a 300 por hora por baixo delas!!!
3-Olha o que o carro asa deixava o carro alto.. ou seria oco?
Monaco 72, Monza 75 e Zeltweg 82. Três fases da carreira do austriaco. Uma carreira multifacetada, que valerá um filme, não é?
Na primeira foto ele pagava para correr, nas outras !!!!!!!
Sensacional a sequência de imagens do Lauda... e ainda caberia a Brabham... valeu
Minha contribuição com as histórias vai ficar apenas na primeira foto do post:
Niki Lauda com seu March 721X em Mônaco.
"A HISTORIETA"
A March estreou em 1972 o modelo 721.
No primeiro GP do ano, na Argentina, o carro ainda utilizava o asa dianteira estilo 1971, ou seja, a famosa "Tea Tray" (bandeja de chá).
Isso tanto no time oficial, 'STP March Racing Team' (Peterson e Lauda) quanto no outro time que utilizava os chassis March, o 'Team Williams Motul' (Pescarolo).
No segundo GP da temporada, na África do Sul, o time oficial adotou uma asa dianteira mais convencional (à época) enquanto o time de Frank Williams manteve a 'Tea Tray' em seus - agora - 2 carros: um modelo 721 (para Pescarolo) e um 711 (para Pace).
Na Espanha, terceiro GP da temporada, o time oficial da March vem com algumas alterações em seus chassis, agora denominados 721X, e adota um terceiro tipo de asa dianteira - igual aquela da primeira foto do post. O time de Frank Williams, com os mesmos modelos 721 e 711, adota o mesmo tipo de asa dianteira que o time oficial havia adotado na África do Sul. E surge um terceiro time a usar os chassis March: 'Clarke-Mordaunt-Guthrie-Durlarcher Racing', com um único carro para Mike Beuttler. No entanto o chassis utilizado por esse novo time, originalmente um 722 da F2, com as alterações feitas nele foi denominado 721G. O desenho de sua asa dianteira é diferente das demais até então utilizadas pelos March na temporada.
No 2 GPs seguintes, Mônaco e Bélgica, as configurações de asa, em cada equipe, são mantidas.
A partir do GP da França, e até o final da temporada, o time oficial da March abandona o modelo 721X e "copia" o 721G do time de Beuttler. O time de Frank Williams manteve sua configuração até o final (talvez por falta de verba ou por "pão-durismo" mesmo...).
Há ainda a história do Eifelland March E21, que era um chassis March 721 alterado sob orientação de Luigi Colani. A carenagem era revolucionária, era um carro-asa quase, o espelho retrovisor central e em estilo de periscópio era um detalhe marcante do modelo. Bom, o carro resultante pode até ser belo, mas não foi nem um pouco eficiente...
A configuração desse carro mudou muito durante o curto período de existência da equipe: 8 GPs.
Marchs de 1972
* 711
Team Williams Motul (Pace) & Gene Mason Racing (Skip Barber)
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2061.jpg
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2062.jpg
* 721
STP March Racing Team (Peterson e Lauda) & Team Williams Motul (Pescarolo)
http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/93754d1242249236-march-721-f1-1972-m721file0002.gif
* 721X
STP March Racing Team (Peterson e Lauda)
http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/59544d1179164901-march-721-1972-721x.gif
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2066.jpg
* 721G
STP March Racing Team (Peterson e Lauda) & Clarke-Mordaunt-Guthrie-Durlarcher Racing (Beuttler)
http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/59543d1179164889-march-721-1972-721g.gif
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2065.jpg
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2064.jpg
* Eifelland March E21
Team Eifelland Caravans (Stommelen)
http://docal.net/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/.pond/k250.jpg.w560h236.jpg
http://jensjansen.com/blog1/2010/08/19/eifelland-formel-1/
Nesse último link, o texto está em alemão, mas há boas fotos que dão pra ser apreciadas (caso alguém não domine o alemão, assim como eu...)
um abraço,
Renato Breder
Um dos maiores nomes da categoria, sem dúvida alguma! Que história de vida ele tem!
abs
Eu prestei uma humilde contribuição aqui: http://rafaelschelb.wordpress.com/2011/09/08/grandes-mestres-niki-lauda/
(desculpa o jabá aí, Corradi...)
Postar um comentário