terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nikolaus


























O austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial, aparece de forma especial
sendo homenageado hoje no Blog.

Sem escrever muito, pra deixar as histórias serem contadas pelos amigos.

Assim,  de cima para baixo: em Mônaco 1972, depois, conduzindo a
Ferrari em 1975 e na última imagem, correndo em casa com a McLaren.

7 comentários:

Roberto Taborda disse...

Tres comentários,um para cada foto:
1- O Aerofólio traseiro do March deveria ter uma importancia enorme nesse carro corcunda..rsrsrsrs
2- Olha a galera na antiga curva inclinada de Monza! Que visão sensacional! Imagina, a pessoa se equilibrando na inclinação, na primeira volta, e começar a passar os carros a 300 por hora por baixo delas!!!
3-Olha o que o carro asa deixava o carro alto.. ou seria oco?

Speeder76 disse...

Monaco 72, Monza 75 e Zeltweg 82. Três fases da carreira do austriaco. Uma carreira multifacetada, que valerá um filme, não é?

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Na primeira foto ele pagava para correr, nas outras !!!!!!!

André Candreva disse...

Sensacional a sequência de imagens do Lauda... e ainda caberia a Brabham... valeu

Anônimo disse...

Minha contribuição com as histórias vai ficar apenas na primeira foto do post:
Niki Lauda com seu March 721X em Mônaco.

"A HISTORIETA"
A March estreou em 1972 o modelo 721.

No primeiro GP do ano, na Argentina, o carro ainda utilizava o asa dianteira estilo 1971, ou seja, a famosa "Tea Tray" (bandeja de chá).
Isso tanto no time oficial, 'STP March Racing Team' (Peterson e Lauda) quanto no outro time que utilizava os chassis March, o 'Team Williams Motul' (Pescarolo).

No segundo GP da temporada, na África do Sul, o time oficial adotou uma asa dianteira mais convencional (à época) enquanto o time de Frank Williams manteve a 'Tea Tray' em seus - agora - 2 carros: um modelo 721 (para Pescarolo) e um 711 (para Pace).

Na Espanha, terceiro GP da temporada, o time oficial da March vem com algumas alterações em seus chassis, agora denominados 721X, e adota um terceiro tipo de asa dianteira - igual aquela da primeira foto do post. O time de Frank Williams, com os mesmos modelos 721 e 711, adota o mesmo tipo de asa dianteira que o time oficial havia adotado na África do Sul. E surge um terceiro time a usar os chassis March: 'Clarke-Mordaunt-Guthrie-Durlarcher Racing', com um único carro para Mike Beuttler. No entanto o chassis utilizado por esse novo time, originalmente um 722 da F2, com as alterações feitas nele foi denominado 721G. O desenho de sua asa dianteira é diferente das demais até então utilizadas pelos March na temporada.

No 2 GPs seguintes, Mônaco e Bélgica, as configurações de asa, em cada equipe, são mantidas.

A partir do GP da França, e até o final da temporada, o time oficial da March abandona o modelo 721X e "copia" o 721G do time de Beuttler. O time de Frank Williams manteve sua configuração até o final (talvez por falta de verba ou por "pão-durismo" mesmo...).

Há ainda a história do Eifelland March E21, que era um chassis March 721 alterado sob orientação de Luigi Colani. A carenagem era revolucionária, era um carro-asa quase, o espelho retrovisor central e em estilo de periscópio era um detalhe marcante do modelo. Bom, o carro resultante pode até ser belo, mas não foi nem um pouco eficiente...
A configuração desse carro mudou muito durante o curto período de existência da equipe: 8 GPs.

Marchs de 1972

* 711
Team Williams Motul (Pace) & Gene Mason Racing (Skip Barber)
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2061.jpg
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2062.jpg

* 721
STP March Racing Team (Peterson e Lauda) & Team Williams Motul (Pescarolo)
http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/93754d1242249236-march-721-f1-1972-m721file0002.gif

* 721X
STP March Racing Team (Peterson e Lauda)
http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/59544d1179164901-march-721-1972-721x.gif
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2066.jpg

* 721G
STP March Racing Team (Peterson e Lauda) & Clarke-Mordaunt-Guthrie-Durlarcher Racing (Beuttler)
http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/59543d1179164889-march-721-1972-721g.gif
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2065.jpg
http://carblueprints.info/blueprints/other/rc%2064.jpg

* Eifelland March E21
Team Eifelland Caravans (Stommelen)
http://docal.net/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/.pond/k250.jpg.w560h236.jpg
http://jensjansen.com/blog1/2010/08/19/eifelland-formel-1/

Nesse último link, o texto está em alemão, mas há boas fotos que dão pra ser apreciadas (caso alguém não domine o alemão, assim como eu...)

um abraço,
Renato Breder

TW disse...

Um dos maiores nomes da categoria, sem dúvida alguma! Que história de vida ele tem!

abs

Rafael Schelb disse...

Eu prestei uma humilde contribuição aqui: http://rafaelschelb.wordpress.com/2011/09/08/grandes-mestres-niki-lauda/
(desculpa o jabá aí, Corradi...)