domingo, 11 de dezembro de 2011

Coadjuvantes





















Bom dia a todos.

Harald Ertl, Wilson Fittipaldi e Gijs Van Lennep. Nurburgring. 1975.

9 comentários:

Juanh disse...

Hesketh, Copersucar y Ensign, tres marcas que ayudaron a hacer grande a la F1.
Abrazos!

André Candreva disse...

Corradi,

imagem espetacular... um belo trio de coadjuvantes...

abs...

Ron Groo disse...

A dourada não é uma Arrows?

Humberto Corradi disse...

Groo

Lembra mesmo, mas não é não.

Valeu

Juanh disse...

Ron, el dorado no es un Arrows, es un Hesketh.
Arrows debuta en 1978.
Abrazos!

politicamente_incorreto disse...

Não Groo, a Arrows só surgiu para a Formula um em 1978, após uma ruidosa e aparentemente pirataria aos projetos da Shadow, o Jakie Olivier teria deixado a equipe americana mas teria surrupiado o projeto. deu uma boa encrenca e rolou até condenação, não me recordo bem do final da história. Vou deixar para o Breder elucidar o mistério.....
O mais belo nessa época era a diversidade, o colorido e a beleza dos bólidos. sendo chato e repetitivo isso só era possível graças a posição do piloto, como hoje pilotam deitados todos os carros do grid são tubos com rebarbas aerodinamicas. iguais, chatos e repetitivos. fora que são praticamente carros de controle remoto aonde o macaco senta e obedientemente vai apertando todos os botões que o seu mestre mandar....
Para salvar a Formula um deveriam primeiro fuzilar o Hermann Tilke, banir toda a eletronica das corridas e treinos cronometrados. acabar com pits para reabastecimento e troca de pneus, só em caso de chuva ou furo seria permitida a troca. a volta da embreagem e do trambulador para vermos erros em troca de marcha, fim da assistencia hidraulica em todos os comandos do carro, piloto é atleta e atleta que se preze tem que cagar um kilo certo para ser competitivo, acabar com essa comissão ridícula de fiscais aonde as disputas foram banidas da categoria, tudo agora é passível de punição. gastar uma grana para recuperar interlagos, Zeltweg, Nurburgring, watkins glen e outros autodromos proscritos da categoria. permitir que equipes independentes participem da festa, a volta dos garagistas. muit aequipe séria começou assim, é mais competitivo um Force India de 2009 que um Hispânia de hoje. portanto poderiam haver equipes séria correndo com modelos defasados do ano anterior e fazendo mais bonito que carroças do fim do grid. fora que equipes de menor investimento mas competitivas poderiam vender ou alugar chassis para outras equipes.

Bem como sei que nada disso será feito e ainda serei chamado de dinossauro por muitos, vamos continuar a assistir essa atual f-1 que mais lembra chuchu cozido em agua e sem sal.

fernando disse...

a dourada é um Hesketh com o mesmo patrocinador (e idêntica livery) que depois aterrisou na Arrows.

época deliciosa, os carros eram muito diferentes um do outro, no shape e nas cores - como também os capacetes.
prato cheio e saboroso para curiosidade adolescente.

além do que facilitava a identificação pela TV, assim que surgissem dentro do quadro, mesmo que não fossem o assunto principal da imagem - e compensava as deficiências de cameras e direção de imagem, que eram constantes nessa época.

Anônimo disse...

Rubenssauro e demais 'viciados',

Tony Southgate trabalhou na SHADOW no projeto do modelo DN9, que disputou a temporada dd 1978.

* Shadow DN9 com Regazzoni, na Grã-Bretanha:
http://www.portalf1.com/ImageGen.ashx?image=/media/758527/Brands_Hatch_78.jpg&class=MainArticleImage615x300

O empresário Franco Ambrosio era patrocinador da Shadow em fins dos anos 70, Ambrosio se envolveu num (talvez) primeiro caso de espionagem da F1.
Junto com Alan Rees, Jackie Oliver, Dave Wass e Tony Southgate, todos ex-funcionários da Shadow, criaram a equipe ARROWS - nome formado com as iniciais do sobrenome de cada um dos "sócios".

A = Ambrosio
R = Rees
R
O = Oliver
W = Wass
S = Southgate

O segundo "R" foi acrescentado para "arredondar" o acróstico...
A equipe construiu seu carro 'novo' em apenas 53 dias. Claro, Tony Southgate utilizou os conhecimentos de seu último projeto na Shadow, o DN9, para criar um modelo idêntico na nova equipe: o Arrows FA1.

* Arrows FA1 com Patrese, no Brasil.
http://2.bp.blogspot.com/_sA9vXRulJy8/Ro6Dsd4UH6I/AAAAAAAAAsY/Wvg8zvm-AwY/s400/blog_Arrows%252BA1.jpg

A Arrows estreou no Brasil - 2o GP de 1978 - sem patrocínio na carenagem dos carros. No GP seguinte, na África do Sul já apresentava as cores da cervejaria Warsteiner (a mesma da Hesketh no post).
O curioso é que a Shadow estreou seu modelo DN9 apenas em Long Beach - 4o GP de 1978.

Don Nichols, proprietário da Shadow, levou o caso aos tribunais, onde se saiu vitorioso. Assim, a Arrows modificou o carro, sob pena de uma possível exclusão do campeonato.
Foi uma modificação bem "safada", diga-se de passagem... das visíveis, a maior delas foi a mudança do nome do modelo de FA1 para A1 a partir do GP da Áustria, em agosto (ou seja os 5 últimos GPs de 1978). Praticamente, nada mudou...

Fotos na Bélgica, em maio de 1978:
* Arrows e Shadow, lado a lado:
http://1.bp.blogspot.com/_MPhlEnKCONM/SedNHoqJOoI/AAAAAAAADKA/PjBgd-zaQZc/s1600-h/2005003976013863485_rs.jpg
* Arrows
http://1.bp.blogspot.com/_MPhlEnKCONM/SedNH2SkIHI/AAAAAAAADKQ/tuZZ0Q8L560/s1600-h/2005070574570176370_rs.jpg
* Shadow
http://2.bp.blogspot.com/_MPhlEnKCONM/SedNHzJZv-I/AAAAAAAADKI/lS4-BbzjIEM/s1600-h/2005058981440097645_rs.jpg


um abraço,
Renato Brederssauro

politicamente_incorreto disse...

Renato, desculpe o palavreado, mas tu é phoda!!!!!! o dia que eu for presidente do universo serás meu ministro vitalício.....

Rubem Rodriguez Gonzalez