segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Quase
Nunca foi a intenção de seu fundador.
Ferruccio Lamborghini não queria colocar seus touros nas arenas de competição.
Mas durante os anos oitenta, quando a empresa trocou de mãos, surgiu o projeto de um
Sport Protótipo de competição.
Os primeiros testes em 1985 foram bastante animadores e o time pretendia participar de
6 etapas de Endurance no ano seguinte.
Incluíndo aí as 24 horas de Le Mans.
Mas o principal patrocinador da coisa toda puxou o tapete na última hora.
O carro chegou a correr nos 500 km de Kyalami, conseguindo um 5° lugar em sua estréia.
Mas foi só.
Poderia ter sido o início de uma era para a marca.
Ou não...
Quem pode saber?
Postado por
Humberto Corradi
às
11:30
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Dá até para confundir com uma Porsche.Infelizmente o projeto não andou.
Desculpe-me pela pergunta absurdamente estúpida, mas esse prótótipo escuro da foto é o tal Lamborghini ? Impressionante a semelhança com os Porsche 956/962...
Parabéns pelo achado, jamais havia ouvido falar desta estória.
Abs.
Aqui tem outra foto com o carro de frente:
http://i58.photobucket.com/albums/g276/pablocomics/qvx2.jpg
Que carro! Supremo!
Os registros que eu consultei mostram participações de carros da Lamborghini desde 1967 até 1975, mas nunca com equipe de fábrica...
O carro que a Lamborghini preparou (o da foto do post) para sua entrada no mundo das competições, em 1986, era o Lamborghini Countach QVX 'Tiga' (com motor Lamborghini Countach 5.7 V12 a 60°).
Os pilotos escalados para pilotá-lo eram o britânico Tiff Needell e o italiano Mauro Baldi. A equipe chamava-se 'Portman Lamborghini'. Então, esse/a "Portman" é que caiu fora, certo?
Em 1986, a Lamborghini 'oficial' estava inscrita para 5 provas (não encontrei a 6a prova, Corradi):
- 360 km de Monza, em 20 de abril
- 1000 km de Silverstone, em 4 de maio
- 24 Horas de Le Mans, em 1 de junho
- 1000 km de Brands Hatch, em 20 de julho
- 500 km de Kyalami, em 23 de novembro
E, em 1987, apenas 2 provas:
- 1000 km de Silverstone, em 10 de maio
- 24 Horas de Le Mans, em 14 de junho
Em todas elas, o registro diz: "did not arrive" ou "não compareceu".
A exceção é a prova de Kyalami (os 500km), onde Tiff Needell pilotou o carro sozinho (obtendo o 5o lugar) e a equipe está registrada com o nome de 'Spice Engineering'...
Uma pena... no mínimo, teríamos fotos fantásticas desse carro...
um abraço,
Renato Breder
Conforme o colega Can Am citou, clone dos 956/962!!
Impressionante a semelhança, só difere em pequenos detalhes que passariam desapercebidos numa olhada rápida.
Zé Maria
Postar um comentário