A italiana
Alfa Romeo na Fórmula 1.
As fotos são de 1980 e 1983.
Lembrando que a marca é bicampeã da categoria máxima do automobilismo.
Justamente nas duas primeiras temporadas.
Em 1950 com Nino Farina e no ano seguinte com Juan Manuel Fangio.
Nunca mais repetiu o feito.
Nem mesmo como fornecedora.
Equipes como Cooper,
Brabham, McLaren e March não foram felizes com seus motores.
Uma pena.
10 comentários:
A primeira foto é do carro que ceifou a vida de Patrick Depailler, a foto é de Mônaco. Portanto deve ser a penultima oou ante penultima corrida do Depailler pela equipe. deixo os "detalhes" para o Breder....
Interessante é que essa jabiraca jamais terminou uma corrida com o Depailler na temporada, o francês era um tipo Barrichello da época, exímio acertador de carros e foi contratado exatamente para isso. Sua morte é mais uma que pode ser colocada na conta dos Guard rails assassinos.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Patrick Depailler, grande sujeito, morte besta.
RIP.
Aproveitando que estou "meio" à toa hoje, vou trabalhar como ajudante do Breder. o link com as imagens impressionantes do acidente fatal do Depailler em Hockenhein:
http://www.atfreeforum.com/gahlgarath/viewtopic.php?t=733&sid=b32e782c9098b6f9d0a1b5bd8bbfca86&mforum=gahlgarath
Rubem Rodriguez Gonzalez
Venceu corridas com a Brabham, mas o motor que usaram, um flat-12 concebido por Carlo Chiti, era demasiado quebradiço, pesado e beberrão. E o Gordon Murray via-se sempre aflito para fazer um bom carro para retirar alguma coisa daquele motor...
Depois foi a fuga para a frente: o chassis prório. Patrick Depailler ainda estava em convalescença quando aceitou o desafio e fez brilharetes - sem acabar qualquer corrida - antes de morrer num acidente em Hockenheim. Depois foi Giacomelli e De Cesaris, com mais duas pole-positions e alhguns pódios. Contrataram Gerard Ducarouge para fazer um bom chassis e conseguiram, mas depois, a temporada de 1985 foi um desastre e acabaram por ir embora.
Hoje em dia, a Alfa romeo pertence ao Grupo Fiat, o que implica que não podem participar na Formula 1, pois a Ferrari faz parte do mesmo grupo. Tem que tentar a sorte noutro lado, como a Endurance, onde foram felizes com modelos como o T33...
Depailler faleceu nesse ano (80), testando essa barca em Hockenheim, e para provar que milagres acontecem, ao menos de vez em quando, o de Cesaris da foto abaixo foi pole em Spa, acho que em 83. . .sem dizer que quase ganhou Monaco/82, mas daí até Deus achou que seria demais, então caiu no colo do Patrese. . .
Zé Maria
interessante que a Marlboro patrocinava a Alfa e a McLaren...
Frase de René Arnoux, quando a Ligier testava o motor Alfa-Romeo turbo de quatro cilindros para a temporada de 1987: " Os motores Alfa só servem para quebrar... ". Tava na cara que os sisudos italianos iriam fazer bico e romper o acordo com a equipe de Guy Ligier. Acabaram por usar o BMW - Megatron por toda a temporada. Triste sina da Alfa nos anos 80. De fazer motores frágeis como isopor...
Ruben,
Faltou o CPF, CNH, RG, etc do Depailler... assim não dá (rsrsrsrs)!
Terei que arranjar outro ajudante!
abraço,
Renato Breder
PS: valeu, Ruben! tive fora ontem e você "supriu" minha falta...
Não esqueça da osela que insistia nesses motores não sei porque.
Q
Corradi,
Essa história de construir o próprio motor é muito complicada.
Talvez seja o grande obstáculo que a McLaren deverá ter muito em breve.
Quanto a Alfa Romeo, deixou saudades...
abs
Postar um comentário