sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Anônima























A italiana Alfa Romeo na Fórmula 1.

As fotos são de 1980 e 1983.

Lembrando que a marca é bicampeã da categoria máxima do automobilismo.

Justamente nas duas primeiras temporadas.

Em 1950 com Nino Farina e no ano seguinte com Juan Manuel Fangio.

Nunca mais repetiu o feito.

Nem mesmo como fornecedora.

Equipes como Cooper, Brabham, McLaren e March não foram felizes com seus motores.

Uma pena.

10 comentários:

politicamente_incorreto disse...

A primeira foto é do carro que ceifou a vida de Patrick Depailler, a foto é de Mônaco. Portanto deve ser a penultima oou ante penultima corrida do Depailler pela equipe. deixo os "detalhes" para o Breder....
Interessante é que essa jabiraca jamais terminou uma corrida com o Depailler na temporada, o francês era um tipo Barrichello da época, exímio acertador de carros e foi contratado exatamente para isso. Sua morte é mais uma que pode ser colocada na conta dos Guard rails assassinos.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Carlos Bragatto disse...

Patrick Depailler, grande sujeito, morte besta.

RIP.

politicamente_incorreto disse...

Aproveitando que estou "meio" à toa hoje, vou trabalhar como ajudante do Breder. o link com as imagens impressionantes do acidente fatal do Depailler em Hockenhein:

http://www.atfreeforum.com/gahlgarath/viewtopic.php?t=733&sid=b32e782c9098b6f9d0a1b5bd8bbfca86&mforum=gahlgarath

Rubem Rodriguez Gonzalez

Speeder76 disse...

Venceu corridas com a Brabham, mas o motor que usaram, um flat-12 concebido por Carlo Chiti, era demasiado quebradiço, pesado e beberrão. E o Gordon Murray via-se sempre aflito para fazer um bom carro para retirar alguma coisa daquele motor...

Depois foi a fuga para a frente: o chassis prório. Patrick Depailler ainda estava em convalescença quando aceitou o desafio e fez brilharetes - sem acabar qualquer corrida - antes de morrer num acidente em Hockenheim. Depois foi Giacomelli e De Cesaris, com mais duas pole-positions e alhguns pódios. Contrataram Gerard Ducarouge para fazer um bom chassis e conseguiram, mas depois, a temporada de 1985 foi um desastre e acabaram por ir embora.

Hoje em dia, a Alfa romeo pertence ao Grupo Fiat, o que implica que não podem participar na Formula 1, pois a Ferrari faz parte do mesmo grupo. Tem que tentar a sorte noutro lado, como a Endurance, onde foram felizes com modelos como o T33...

Anônimo disse...

Depailler faleceu nesse ano (80), testando essa barca em Hockenheim, e para provar que milagres acontecem, ao menos de vez em quando, o de Cesaris da foto abaixo foi pole em Spa, acho que em 83. . .sem dizer que quase ganhou Monaco/82, mas daí até Deus achou que seria demais, então caiu no colo do Patrese. . .

Zé Maria

fabio disse...

interessante que a Marlboro patrocinava a Alfa e a McLaren...

Anônimo disse...

Frase de René Arnoux, quando a Ligier testava o motor Alfa-Romeo turbo de quatro cilindros para a temporada de 1987: " Os motores Alfa só servem para quebrar... ". Tava na cara que os sisudos italianos iriam fazer bico e romper o acordo com a equipe de Guy Ligier. Acabaram por usar o BMW - Megatron por toda a temporada. Triste sina da Alfa nos anos 80. De fazer motores frágeis como isopor...

Anônimo disse...

Ruben,

Faltou o CPF, CNH, RG, etc do Depailler... assim não dá (rsrsrsrs)!

Terei que arranjar outro ajudante!

abraço,
Renato Breder

PS: valeu, Ruben! tive fora ontem e você "supriu" minha falta...

Asf1 disse...

Não esqueça da osela que insistia nesses motores não sei porque.
Q

Marcelonso disse...

Corradi,

Essa história de construir o próprio motor é muito complicada.

Talvez seja o grande obstáculo que a McLaren deverá ter muito em breve.

Quanto a Alfa Romeo, deixou saudades...


abs