O inglês Mike Hawthorn com seu Jaguar D-type abrindo caminho nas estradas do circuito
de Dundrod (Oeste de Belfast) na Irlanda do Norte.
Circuito...
Na verdade uma estrada.
Mato, pedras, barrancos e buracos aguardando os distraídos.
Não era um lugar para os fracos.
A edição da Tourist Trophy mostrada acima é a última.
No início de 1950.
O vídeo é uma preciosidade.
Batalha pela vitória ficou entre o já citado Hawthorn e Stirling Moss.
Jaguar contra as poderosas Mercedes 300 SLR.
Fangio também estava lá defendendo a equipe alemã.
Mas foi Moss quem levou a melhor.
Um pedaço dessa história de rivalidade.
3 comentários:
1955 Tourist Trophy, Dundrod, 17 de setembro de 1955.
Apenas 3 meses depois da tragédia de Le Mans!!!
A foto mostra:
#1 Mike Hawthorn (dupla com Desmond Titterington) - Jaguar D-Type
#18 Peter Walker (dupla com Dennis Poore - Aston Martin DB3S
#14 Luigi Musso (dupla com Jean Behra) - Maserati 300S
Essa edição do 'Tourist Trophy' foi desastrosa também.
Curiosamente, os organizadores do 'Tourist Trophy' optaram por alinhar os carros para a largada pela capacidade (cubagem ou volume) dos motores, em vez dos tempos marcados nos treinos. Com isso, o Visconde Henri Du Barry, piloto amador, colocou seu Mercedes 300SL, carro de rua, entre os carros de competição com motores de 3 litros.
Na 2a volta Jim Mayers foi desviar seu Cooper do 'chicane ambulante' Du Barry e bateu seu carro, morrendo instantaneamente. Bill Smyth, da Connaught, acertou os detroços do acidente de Mayers e morreu mais tarde devido aos ferimentos. Os fiscais de pistas em vão tentaram alertar os demais pilotos e 6 (seis!) carros se encolveram nos destroços do acidente 'Mayers-Smyth' e abandonaram a prova. Pouco depois, Richard Mainwaring morreu ao capotar seu carro e ficar preso debaixo dele enquanto pegava fogo.
Na volta 39, Du Barry recebeu bandeira preta por 'condução precária'.
Dá para entender porque foi a última edição...
Mais detalhes aqui:
http://hooniverse.com/2011/04/25/morning-qualifying-danger-at-dundrod-edition/
um abraço,
Renato Breder
Complementando:
Os 3 acidentes fatais foram:
#45 Richard Mainwaring (em dupla com Robbie Mackenzie-Low) - Elva Mk I Climax, na volta 34
#43 Jim Mayers (em dupla com JACK BRABHAM) - Cooper T39 Climax, na 1a volta
#39 William T. Smyth (em dupla com John Young) - Connaught AL/SR, na 1a volta
Os 6 carros envolvidos no acidente da 1a volta foram:
#42 Jim Russell / Dennis Taylor - Cooper T39 Climax
#40 Peter Jopp / Mike P. Anthony - Lotus Mark IX MG
#2 Robert E. Berry / Ninian Sanderson - Jaguar D-type (visto no vídeo!)
#20 Lance Macklin / John Dalton - Austin-Healey 100S
#31 Friedrich Kretschmann / Ernest T. McMillen / Raymond Flower - Porsche 550 Spyder
#25 Ken Wharton / Cecil Vard - Frazer Nash Le Mans Replica Mk II
outro abraço,
Renato Breder
putz, será que o coitado do Lance Macklin estava ao volante também nesse momento? ele pilotava o carro que foi atingido por um rápido demais Pierre Levegh e deflagrou a tragédia de Le Mans.
Dundrod parece ter sido espetacular no entanto. tem semelhança com as corridas de moto
na ilha de Man, também com tradição mortífera.
em junho de 1952 houve uma corrida lá, o Ulster Trophy. dela participou Juan Fangio, com a tranqueira BRM Mk I, um troço com nada menos que um propulsor V16.
abandonou por quebra mas perdeu a carona aérea que tinha combinado com Prince Bihra, para Monza, correr um GP extra-campeonato lá, no dia seguinte.
daí então o argentino 'surtou' na atitude e tratou de ir em sentido meridional de carro, tentando arranjar um voo através do percurso pela França.
chegou exaurido, de carro mesmo; largou em último, cometeu um erro por cansaço, no início da corrida, saiu da pista, quase morreu, teve que parar de correr por um ano e pouco - não pode disputar os títulos mundiais de 52 e 53.
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