terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mito

























Porsche Spyder 550.

Na primeira foto o vencedor da Carrera Panamericana de 1954.

10 comentários:

André Candreva disse...

Corradi,

Foto muito legal...

O Porche Spyder 550 tbm é magnífico...

foi "pilotando" um Porche Spyder 550 que o ator James Dean perdeu a vida em 1955... Era símbolo de uma geração...

abs...

Rui Amaral Jr disse...

O primeiro carro de corridas que andei, sinto até hoje o vento em meu rosto ao descer o Retão do Templo...uma memoria de 50 anos!

fernando disse...

parece ser o Hans Herrmann na primeira foto.

Anônimo disse...

Se entendi direito, esse Porsche da Carrera Panamericana de 1954, foi o primeiro Porsche 'de fábrica' a ostentar logotipos de patrocinadores: 'Fletcher Aviation' e 'Telefunken'...
Hans Herrmann ao volante e... Jararaca e Ratinho ao lado do carro?!

fonte:
http://www.porsche.com/international/motorsportandevents/motorsport/philosophy/history/racingcars/1954-550-1500rsspyder/

Aqui também:
http://bestcars.uol.com.br/ph2/180a-2.htm

Jararaca e Ratinho:
http://userserve-ak.last.fm/serve/_/3962052/Jararaca+e+Ratinho+jararaca.jpg



A segunda foto é da '24 Horas de Le Mans' de 1955.
6 Porsches estavam inscritos, todos 550 Spyder. Destes, 3 eram da equipe 'de fábrica' (Porsche KG).

* equipe: 'Porsche KG'
#37 - Helmut Potensky / Richard von Frankenberg
#49 - Auguste Veuillet / Zora Arkus-Duntov
#52 - Helm Glöckler / Jaroslav Juhan

* equipe: 'Walter Ringgenberg'
#38 - Walter Ringgenberg / Hans-Jörg Gilomen

* equipe: 'Gonzague Olivier'
#65 - Gustave Olivier / Josef Jeser

* equipe: 'Ecurie Belge/Gonzague Olivier'
#66 - Olivier Gendebien / Wolfgang Seidel

Na foto, me parecem estar (na ordem) os Porsches de números 37, 65, 66, 38, 49. O Porsche da dianteira não deve ter participado da prova...


Agora... mito... foi o James Dean?


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

grande Breder, caí na risada com o 'Jararaca e Ratinho'.

interessante como já nos anos 50 apareceram carros portando patrocínio, mas na década seguinte a idéia demorou a ser explorada nas equipes grandes, tanto na F1 quanto no mundial de endurance - só aquilo de produtos diretamente relacionados às performances dos carros.
aqui no bananão sempre houve, desde os anos 50 com certeza, talvez até antes, e permaneceu nos tempos seguintes.
é de se notar que a Porsche tenha iniciado seu uso de patrocínio numa corrida de país latino, mas aparentemente não o tenha feito um ano depois em LeMans.

fiquei curioso com o #66, sendo da Ecurie Belge deve ter sido pintado de amarelo, e na foto parece mesmo ser de uma cor sólida, não metálica.

abraço

Anônimo disse...

Minha primeira tv colorida foi uma Telefunken!

Marcelonso disse...

Corradi,

Sou fã dessas máquinas. Um dia quem sabe, vou ter uma réplica pra dar umas bandas...


abs

Anônimo disse...

Curiosidade a cupilha e porca da ponta de eixo expostas na foto 1, quando no fusca de rua havia um copinho protetor. . .

Zé Maria

Rafael Dias Santos disse...

E parece que a Chamonix já esta se reorganizando para voltar a vender as suas replicas. (Eu vou de 356)

R.Dias Fontoura disse...

Sobre os copinhos protetores, me parece que os porsche originais não os tinham, uma vez que a manutenção constante faria disso um obstáculo, já nos carros de uso urbano, protegem de um período longo de pó e sujeira colando na graxa. Assim, creio eu.

Meu Xará de nome e sobrenome, eu acredito que a Chamonix não tenha parado. Parou? Sei que agora tem as novas versões de motorização e tudo mais.

Segue link: http://www.chamonixng.com.br/

Abraço,

Rafael Dias dos Santos