Se entendi direito, esse Porsche da Carrera Panamericana de 1954, foi o primeiro Porsche 'de fábrica' a ostentar logotipos de patrocinadores: 'Fletcher Aviation' e 'Telefunken'... Hans Herrmann ao volante e... Jararaca e Ratinho ao lado do carro?!
grande Breder, caí na risada com o 'Jararaca e Ratinho'.
interessante como já nos anos 50 apareceram carros portando patrocínio, mas na década seguinte a idéia demorou a ser explorada nas equipes grandes, tanto na F1 quanto no mundial de endurance - só aquilo de produtos diretamente relacionados às performances dos carros. aqui no bananão sempre houve, desde os anos 50 com certeza, talvez até antes, e permaneceu nos tempos seguintes. é de se notar que a Porsche tenha iniciado seu uso de patrocínio numa corrida de país latino, mas aparentemente não o tenha feito um ano depois em LeMans.
fiquei curioso com o #66, sendo da Ecurie Belge deve ter sido pintado de amarelo, e na foto parece mesmo ser de uma cor sólida, não metálica.
Sobre os copinhos protetores, me parece que os porsche originais não os tinham, uma vez que a manutenção constante faria disso um obstáculo, já nos carros de uso urbano, protegem de um período longo de pó e sujeira colando na graxa. Assim, creio eu.
Meu Xará de nome e sobrenome, eu acredito que a Chamonix não tenha parado. Parou? Sei que agora tem as novas versões de motorização e tudo mais.
10 comentários:
Corradi,
Foto muito legal...
O Porche Spyder 550 tbm é magnífico...
foi "pilotando" um Porche Spyder 550 que o ator James Dean perdeu a vida em 1955... Era símbolo de uma geração...
abs...
O primeiro carro de corridas que andei, sinto até hoje o vento em meu rosto ao descer o Retão do Templo...uma memoria de 50 anos!
parece ser o Hans Herrmann na primeira foto.
Se entendi direito, esse Porsche da Carrera Panamericana de 1954, foi o primeiro Porsche 'de fábrica' a ostentar logotipos de patrocinadores: 'Fletcher Aviation' e 'Telefunken'...
Hans Herrmann ao volante e... Jararaca e Ratinho ao lado do carro?!
fonte:
http://www.porsche.com/international/motorsportandevents/motorsport/philosophy/history/racingcars/1954-550-1500rsspyder/
Aqui também:
http://bestcars.uol.com.br/ph2/180a-2.htm
Jararaca e Ratinho:
http://userserve-ak.last.fm/serve/_/3962052/Jararaca+e+Ratinho+jararaca.jpg
A segunda foto é da '24 Horas de Le Mans' de 1955.
6 Porsches estavam inscritos, todos 550 Spyder. Destes, 3 eram da equipe 'de fábrica' (Porsche KG).
* equipe: 'Porsche KG'
#37 - Helmut Potensky / Richard von Frankenberg
#49 - Auguste Veuillet / Zora Arkus-Duntov
#52 - Helm Glöckler / Jaroslav Juhan
* equipe: 'Walter Ringgenberg'
#38 - Walter Ringgenberg / Hans-Jörg Gilomen
* equipe: 'Gonzague Olivier'
#65 - Gustave Olivier / Josef Jeser
* equipe: 'Ecurie Belge/Gonzague Olivier'
#66 - Olivier Gendebien / Wolfgang Seidel
Na foto, me parecem estar (na ordem) os Porsches de números 37, 65, 66, 38, 49. O Porsche da dianteira não deve ter participado da prova...
Agora... mito... foi o James Dean?
um abraço,
Renato Breder
grande Breder, caí na risada com o 'Jararaca e Ratinho'.
interessante como já nos anos 50 apareceram carros portando patrocínio, mas na década seguinte a idéia demorou a ser explorada nas equipes grandes, tanto na F1 quanto no mundial de endurance - só aquilo de produtos diretamente relacionados às performances dos carros.
aqui no bananão sempre houve, desde os anos 50 com certeza, talvez até antes, e permaneceu nos tempos seguintes.
é de se notar que a Porsche tenha iniciado seu uso de patrocínio numa corrida de país latino, mas aparentemente não o tenha feito um ano depois em LeMans.
fiquei curioso com o #66, sendo da Ecurie Belge deve ter sido pintado de amarelo, e na foto parece mesmo ser de uma cor sólida, não metálica.
abraço
Minha primeira tv colorida foi uma Telefunken!
Corradi,
Sou fã dessas máquinas. Um dia quem sabe, vou ter uma réplica pra dar umas bandas...
abs
Curiosidade a cupilha e porca da ponta de eixo expostas na foto 1, quando no fusca de rua havia um copinho protetor. . .
Zé Maria
E parece que a Chamonix já esta se reorganizando para voltar a vender as suas replicas. (Eu vou de 356)
Sobre os copinhos protetores, me parece que os porsche originais não os tinham, uma vez que a manutenção constante faria disso um obstáculo, já nos carros de uso urbano, protegem de um período longo de pó e sujeira colando na graxa. Assim, creio eu.
Meu Xará de nome e sobrenome, eu acredito que a Chamonix não tenha parado. Parou? Sei que agora tem as novas versões de motorização e tudo mais.
Segue link: http://www.chamonixng.com.br/
Abraço,
Rafael Dias dos Santos
Postar um comentário