sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Trans-Am Series

























Um dos orgulhos do automobilismo norte americano.

A Trans-Am Series.

Não é brincadeira.

A coisa foi criada em 1966.

Um campeonato onde todos os carros eram de fábrica.

E todas estavam lá.

Primeiro.

Ford, Chevrolet, Plymouth, Mercury, AMC, Pontiac e Dodge.

Brigando entre si.

Pela vitória.

Pelo mercado.

Mais tarde vieram as outras também.

Porsche, Alfa Romeo, Datsun, Saab e Volkswagen não queriam ficar de fora.

Competição pura.

A Era de Ouro foi o período de 1968 até 1972.

Época em que a indústria brigava pelos melhores pilotos.

Nomes como: Jim Hall, Vic Elford e Dan Gurney.

As pistas americanas foram palcos perfeitos de corridas memoráveis.

As melhores.

Estou falando de Laguna Seca, Riverside...

O público vibrava.

As pessoas se identificavam com os carros.

Um período dourado.

Apenas uma lamentação.

Talvez nunca mais haverá nada parecido.


13 comentários:

Rafael Schelb disse...

E só monstrinho...

PS: Laguna é a coisa mais linda dos EUA

Anônimo disse...

Na primeira foto é o 'saca-rolhas' de Laguna Seca, certo?

A foto do meio é uma pista em um aeroporto ou a reta principal do traçado era de uma pista de dragster... solução tipicamente estadunidenses...

Já a terceira foto lembra um pouco fotos em Zandvoort...

Belos, os carrões...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Olá Corradi. Sensacional essa categoria. Mas na foto do meio, aquele estacionamento não está um pouco moderno demais? Talvez tenha sido um "revival" da categoria, mais recente. Excelente o seu blog, leitura diária obrigatória.

Vicente Camara

Humberto Corradi disse...

Vicente Camara (ou Câmara?)

Vc está certo! Corrida de históricos!

Valeu

Anônimo disse...

pque os americanos não usam os espelhos retorvisores externos, algum sabe ? lindos os carros

Ricardo Reno disse...

Monstros pesando mais de uma tonelada e com motores de sete litros!

Ron Groo disse...

Isto era muito melhor que a Nascar...

fernando disse...

Breder, tô achando que a do meio pode ser em Sebring, que tem um pontilhão sobre a pista pouco antes do final da reta dos boxes/largada.
portanto confirmaria sua impressão de ser 'pista de aeroporto'.
abs

André Candreva disse...

Corradi,

mais um post genial... e essa categoria era realmente sensacional principalmente nesse fase aí...

valeu

Anônimo disse...

Fernando (e demais 'viciados'),

no site 'Historic Trans Am', nessa página - http://www.trans-amseries.com/racephotos/2011Coronado-1.html - dá para ver que a segunda foto do post foi tirada no '2011 Coronado Festival of Speed'...

Aliás, há uma profusão de belas fotos (coisas que nós estamos acostumados por aqui!) de carros Trans Am...


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

só usavam espelhos pra se pentear...

Alan Ferrazza -Diretor de Arte disse...

Ah! Esse saca-rolhas...

Clàudio Lacet disse...

Eles não usam os retrovisores externos por questão de segurança. Já houveram feridos com as peças voando e acertando outros pilotos, funcionários ou espectadores e depois disso NASCAR, Trans (Can, Grand)-Am Series e outras categorias "rodas cobertas".