quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dividindo























Bom dia a todos.

Ronnie Peterson e Wilson Fittipaldi.

França. 1975.

8 comentários:

fernando disse...

uma pena peterson não ter tido um grande carro na lotus após 1973, quando ele pode fazer maravilhas dinâmicas com a 72E - embora prejudicando assim a possibilidade de emerson ser novamente campeão. o modelo de 1974 era tão ruim (lotus 76, se não me engano) que chapman teve que retomar a 72E, persistindo no seu uso até essa temporada da foto.
e também uma pena wilsinho insistir num approach excessivamente nacionalista, construindo os primeiros carros aqui mesmo no bananão - penso que se tivesse assumido a obviedade que na inglaterra estava, como ainda está, o cerne da indústria de carros de corrida de ponta, teria atingido bons resultados ainda antes de 1978.
embora o fato de usar o know-how da embraer para a aerodinâmica tdevesse ter sido um passo esperto.

Anônimo disse...

Corradi,

Esse comentário é fora do post, notícia reservada.

Bem informado que é, talvez você já saiba que a história do "Patinho Feio", carro construído em 20 dias

pelo Alex Dias Ribeiro, Helládio Monteiro, João Luiz da Fonseca e José Álvaro, com peças improvisadas e com

os despojos de um Fusca acidentado, para competir nos 500Km de Brasília, em 1967, será contada em película.



A matéria é do Correio Braziliense de ontem, 4 de abril.
Veja neste link:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/04/04/interna_diversao_arte,296381/aventura-vivida-por-jovens-em-corrida-da-capital-nos-anos-1960-vira-filme.shtml





A trapizonga largou em último (33º lugar) e, depois de seis horas de prova, faturou o segundo lugar, para delírio

do público.



E foi essa mesma turma aí de cima foi que fundou a Camber, famosa oficina mecânica aqui de Brasília daquela

época.



Segundo a reportagem, o filme será dirigido pelo cineasta Denilson Félix, que "foi contratado para fazer um

documentário sobre Nelson Piquet, há cinco anos" e, com as pesquisas, esbarrou na história.



Nas palavras dele: "Isso vale um filme. Imagina quatro moleques, com idade entre 16 e 17 anos, que constroem um

carro de corrida em 20 dias, com material improvisado, largam em último lugar e chegam em segundo em uma prova

tradicional? Se não for a melhor, é uma das melhores histórias dessa cidade".



O filme contará com entrevistas de Piquet, Pupo Moreno e Galvão Bueno. Este último, quando adolescente, morou aqui

e ajudava na Camber. Nelsão, por sua vez, era funcionário do setor de peças!



As filmagens devem ser concluídas até abril de 2013.


Dito isso, é bem provável que no seu acervo e nas suas pesquisas haja alguma foto da corrida, do carro, do evento, etc...

Enfim, é só uma dica para o amigo. Bom, fica o registro.



Grande abraço!


Carlos Henrique
chgmoura@hotmail.com

Ron Groo disse...

Tomando um passão na verdade, mas ainda assim, linda foto.

Yuri disse...

Eu já falei outras vezes,mas esse carro da tesão de ver,é lindo demais.

E se reparar,o Coopersucar tem o bico no estilo dos carros atuais,da aquela quebrada na linha do carro. ( é sempre achei o nome feio dessa equipe. )

TW disse...

O sueco e o irmão do brasileiro da foto fizeram uma das melhores duplas que a F1 já viu em 1973

Juarez disse...

Se arrependimento matasse.... Não é Émerson?

Leandro Legal disse...

A Copersucar FD03 do Wilsinho não tinha a menor condição de competir com a Lotus 72E do Ronnie Peterson.
Se a foto não foi tirada nos treinos, então, Ronnie está colocando uma volta em Wilsinho na corrida.

Anônimo disse...

E complementando o Leandro Legal, a 72estava em sua SEXTA temporada na categoria. . .era a vovozinha da turma!
Mas ainda assim competitiva, ao passo que o FD 03. . .mas valeu assim mesmo!!

Ze Maria