sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fratello




















Thruxton. 1970.

Wilson e Emerson Fittipaldi.

6 comentários:

Ricardo Reno disse...

A esquerda não é o Ricardo Divila?

Anônimo disse...

Corradi,

O carro é um F3, certo?
Fui dar uma 'pesquisada básica' (hehehe) e descobri que, em 1970, aconteceram simultaneamente - pelo menos - 3 (TRÊS!!) Campeonatos Britânicos de F3?!


* 'M.C.D. Lombank British F3 Championship', com 14 etapas:

01 - Snetterton
02 - Mallory Park
03 - Brands Hatch
04 - Castle Combe
05 - Thruxton
06 - Oulton Park
07 - Mallory Park
08 - Brands Hatch
09 - Caldwell Park (Lincolnshire International Trophy)
10 - Oulton Park
11 - Mallory Park
12 - Snetterton
13 - Brands Hatch (E.R. Hall Trophy)
14 - Brands Hatch (Christmas National Car Races)


* 'B.A.R.C. Forward Trust British F3 Championship', com 11 etapas:

01 - Thruxton (Chris Moore memorial Trophy)
02 - Silverstone
03 - Thruxton
04 - Silverstone
05 - Croft (Guards International Trophy)
06 - Caldwell Park
07 - Thruxton (Kodak 135 Trophy)
08 - Silverstone
09 - Crystal Palace
10 - Thruxton (Europa Cup 1970)
11 - Thruxton (TV Finals)


* 'B.R.S.C.C. MotorSport - Shell Super Oil British F3 Championship', com 12 etapas:

01 - Snetterton (Guards Trophy)
02 - Silverstone (GKN / Binfield Transmission F3 Trophy)
03 - Monte Carlo (XII Grand Prix de Monaco - Formule 3 1970)
04 - Oulton Park (XXIV British Empire Trophy)
05 - Silverstone (AMOC Martini International Trophy)
06 - Croft (Guards International Trophy)
07 - Brands Hatch (Formula 3 International Trophy)
08 - Thruxton (Kodak 135 Trophy)
09 - Brands Hatch (Guards International F3 Trophy)
10 - Caldwell Park (Lincolnshire International Trophy)
11 - Crystal Palace (Daily Express Trophy)
12 - Brands Hatch (E.R. Hall Trophy)


Que fartura!!!


Ao todo foram 7 provas de F3 em Thruxton, em 1970. Encontrei referências de Wilson Fittipaldi, por lá em 1970 na F3, nas seguintes provas (em negrito acima):

- 5a etapa do "M.C.D.", em 7 de junho - terminou em 5o lugar.
- 7a etapa do "B.A.R.C." e 8a etapa do "B.R.S.C.C.", em 9 de agosto - terminou em 2o lugar
- 10a etapa do "B.A.R.C.", em 20 de setembro - terminou em 7o lugar
- 11a etapa do "B.A.R.C.", em 14 de novembro - abandonou

e

- Echo Trophy 1970 (extra-campeonato), em 23 de agosto - vitória de Wilson Fittipaldi.


Em todas essas corridas, o carro usado por Wilson Fittipaldi era um 'Lotus 59 Ford/Holbay' da 'Jim Russell Racing Driver School'.
A única referência que trazia o número do carro - 10a etapa do "B.A.R.C." - indicava o número 56.


Aqui uma foto do companheiro de equipe de Wilson Fittipaldi:
==>> http://www.interney.net/blogs/media/blogs/saloma/pace1970F3truxtonwilsonchicorosaDivila.jpg

Que aparece ao final desse vídeo, de Thruxton:
==>> http://www.youtube.com/watch?v=sC5AviW7goA&feature=player_detailpage


Sabe 'precisar' de qual prova é a foto do post, Corradi?

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

A propósito,


B.R.S.C.C. = British Racing and Sports Car Club
B.A.R.C. = British Automobile Racing Club
M.C.D. = Motor Circuit Development


outro abraço,
Renato Breder

Humberto Corradi disse...

Breder

Provavelmente, entre as que você citou, foi essa daqui:

7a etapa do "B.A.R.C." e 8a etapa do "B.R.S.C.C.", em 9 de agosto - terminou em 2o lugar

Estou indo pela data da publicação 25 de agosto de 1970 (autosprint).

Valeu

Anônimo disse...

Corradi,

por essa data da Autospint, poderia ser tanto o 'Echo Trophy' (23 de agosto, extra-campeonato) quanto o 'Kodak 135 Trophy' (9 de agosto, 7a etapa do "B.A.R.C." e 8a etapa do "B.R.S.C.C.").

Acontece que, em 23 de agosto de 1970, Emerson Fittipaldi estava em outro ponto da Europa (só agora vi isso!):

IX Gran Premio del Mediterraneo 1970 - European Trophy for Formula 2 Drivers, Round 5
L'Autodromo di Pergusa, Enna, Sicily, Italy

Emerson Fittipaldi numa 'Lotus 69 Ford Cosworth FVA' do 'Team Bardahl', terminou em 5o lugar essa corrida...


Então dá para dizer que pode ser mesmo o 'Kodak 135 Trophy'...


outro abraço (e obrigado!),
Renato Breder

walter disse...

O arquivo do Breder vale ouro. Caramba!

Gosto de ver 'posts' do Wilson entre 1970 e 1973, pois o cara teve uma boa carreira, com boas vitórias na F3 e na F@, chegou à F1, fazendo completa a temporada de 1973 (creio que não fez toda a temporada de 1972).

Aí abandonou a carreira, para construir o F1 brasileiro. Se apenas seguisse correndo, teríamos mais vitórias e mais vencedores brasileiros no 'ranking', porque Wilson era um bom piloto.