segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Up to date


































Pulsando

Maranello está vibrando.

O protótipo de motor V6 turbo da Ferrari é um verdadeiro foguete.

A Renault que se cuide...

Escaldado

Como antecipado no último up to date, Adrian Newey já percebeu que a
aerodinâmica poderá perder seu peso com a mudança de regras e a chegada
dos Turbos.

Dinheiro

Tem muita gente no Texas insatisfeita com a gastança em Austin.

Vamos acompanhar os próximos capítulos...

Telemetria

Há estudos sendo feitos para que o avançado software que vigia todas as
mudanças de um Fórmula 1 nas pistas possa ser adaptado para melhorar o
desempenho nos hospitais de programas de monitoramento de UTIs infantis.

O pioneirismo da parceria é da McLaren com hospitais ingleses.

A tecnologia permite aos médicos detectarem mudanças nas condições de 
uma criança muito mais rápido do que hoje o atual sistema consegue registrar.

Na foto: o pessoal que entende de motores.

9 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi, bom dia,

bela foto do Honda RA273 de Richie Ginther nos boxes do circuito de Monza, durante o GP da Itália de 1966...

quanto aos motores turbo, tomara que dê certo...

e bacana o pioneirismo da McLaren quanto ao software...

abs...

Carlos Gil disse...

Maranello a vibrar! Só se for pela alegria e optimismo das suas gentes, pois o seu turbo vai precisar de ser mais que um foguete, para que não acabe rápido e com grande estouro.
Eu não acredito que a Ferrari parta no primeiro lugar da produção do motor turbo, mas não vou ficar aborrecido se estiver completamente errado.
Quanto à aerodinâmica, para o melhor e para o pior, ela e a telemetria vieram para ficar e tomar conta do negócio.
O resto é cada vez mais acessório, e cada vez mais, um montão de regras, penalizações, e respectivas interpretações, tratam de impedir que "os acessórios" possam ter influência decisiva (e inexperada) nos resultados programados.
Ou seja, creio que o Adrian Newey vai continuar a ser o "magic" capaz de com o seu desempenho tirar "aquele" segundo por volta.
No século passado havia quem fizesse isso ao volante, Adrian Newey usa um estirador.
Quanto à F1 nos EUA, os sobrinhos do Tio Sam a entendem tão bem como os Europeus entendem o basebol, ou seja: zero!
Haverá excepções, mas excepções não enchem indices de audiência.
Saudações.
CG

Anônimo disse...

Corradi!

Com a volta dos motores turbo, existe a possibilidade dos F1 voltarem a serem construídos em formato de "cunha" como eram até o início dos anos 90?

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Humberto Corradi disse...

Mauro Santana

Parece que haverá mudanças no regulamento que irão dificultar ainda mais o trabalho dos projetistas.

Limitando mesmo a sua influência.

Talvez venha uma nova "Era dos Motores".

Vamos aguardar.

Valeu.

Paulo Abreu disse...

Uma F1 baseada em motores, como nos velhos tempos. Interessante!

harerton disse...

Dessa vez, pelo que entendi do regulamento, ao invés de limitarem a pressão, limitaram a vazão mássica de combustível. O que, se o turbo for padronizado, indiretamente, vai limitar a pressão máxima utilizável, deixando tudo nivelado.

Levará vantagem o motor mais eficiente.

Mesmo assim, não sou otimista quanto a uma nova era dos motores.

A ver.

Anônimo disse...

que bela foto, muita classe, parece ter sido feita em camera de médio formato, em filme 6 X 6 cm.

Ginther e seu capacete de desenho belo e simples, o imponente e tamb´m belo V12 da Honda e os mecas com o distintivo uniforme da equipe da fábrica japonesa, uniforme este que incluia boné.

Fernando

Rodrigo Felix disse...

hmmm por falar neles, com a volta do turbo v6, quem sabe...

TW disse...

É meu amigo, parece que, mais uma vez, a parceria F1-EUA não renderá frutos por muito tempo.