quinta-feira, 27 de setembro de 2012

World Sportscars Championship


























Endurance.

1000 km de Dijon.

1973.

Jose Carlos Pace, sua Ferrari e o resto...

10 comentários:

Anônimo disse...

Essa primeira foto me lembrou um relato que não sei onde li pode ser até mesmo aqui.

Em que o Jacky Ickx perguntava para o Pace como ele fazia pra ganhar tempo nos treinos em SPA os dois correndo de Ferrari. Então o Pace teria respondido que era simples ele fazia a Eau Rouge de pé no fundo... O Jacky Ickx teria dito que era impossível e que não acreditava. Pace então para provar vai para pista com o Ickx na sua cola quando os dois entram na Eau Rouge Pace entra sem tirar o pé e abre uma boa distancia para o Jacky Ickx... Depois de voltar para o box Ickx teria falado que o Pace era louco de fazer aquilo...

fernando disse...

pode crer, eu já vi comentarem essa história também; a única diferença é que na ‘versão‘ que li, faz tempo já, era no S de Masta e não na Eau Rouge.
tenho vontade um dia de tentar contactar o próprio Ickx e perguntar sobre isso.

putz, se por acaso tivesse a possibilidade de embarcar numa máquina do tempo pra ver corridas de antanho, como bem sugeriu o Carlos no post abaixo, bem talvez eu viesse a escolher numa dessas de Pace em sportcars desse ano de 1973.
além do prazer de ver esse piloto numa boa máquina de corridas - reparem na do meio, Pace solo em performance pura, maravilha de foto -
havia um grid de encher os olhos de qualquer jovem aficcionado; pronto, ja estou nostálgico.
se não, vejamos: gulf-mirages (que Pace pilotou uma vez nas 6 Horas de Watkins Glen, acho q no ano anterior) Lolas de modelos variados, como a bela azulzinha patrocinio gitanes logo atrás dos mandachuvas na foto, um porsche 908/3 quase fora da cena å direita, patrocinio lufthansa pilotos Joest-Loos? outra lola, amarelinha, um verde escuro q não sei ao certo mas chutaria um chevron, a seguir um curioso GT, ou cupê?, acho q é o primeirissimo Ligier de corridas, antecessor do maravilhoso ligier-maserati da temporada de 74; e mais um 908 fechando a imagem.
em pistas com espetaculares pontos de vista para os espectadores.
sensação deliciosa de domingo perfeito enquanto criança ou mesmo adolescente…infelizmente, já era.

Carlos Gil disse...

Nesta época os pilotos corriam em FI, F2, F5000, Can-Am, Endurance, e alguns ainda iam aos Rallies, pois se queriam ser pilotos profissionais e pagar as contas do dia a dia, eles precisavam de correr onde os quisessem e pagassem.
Havia alguns casos de pilotos que dispunham de meios financeiros próprios para manterem a actividade, mas a maior parte precisava mesmo de pilotar para ganhar dinheiro, e quantas mais competicões melhor.
Os contractos milionários com equipas e/ou patrocionadores ainda não existiam.
Ainda não havia chegado a era das "prima donnas cibernéticas" a tempo inteiro e em exclusividade absoluta.
Quanto mais nos aproximamos da era dos drones em pista, mais saudades eu tenho de ver estas "feras" em competição!
Esta foi uma era em que a emoção e os afetos ainda não haviam sido substituídos pelos números nas contas bancárias, e/ou pela ostentação de um consumismo desenfreado.
Eu vivi esta era, estes eram os meus heróis da adolescência, como não ficar nostálgico?
CG

Carlos Gil disse...

Off topic
Notícia acabada de caír nos jornais em 28-09-2012 pelas 11h00 de Lisboa:

Mercedes confirma Lewis Hamilton no lugar de Schumacher

A Mercedes AMG Petronas confirmou, esta sexta-feira, o rumor que vinha sendo noticiado na Fórmula 1: o britânico Lewis Hamilton assinou contrato com a escuderia válido por três temporadas, a partir de 2013.

Hamilton, 27 anos, vai assim substituir o alemão Michael Schumacher, que abandona a equipa prateada após três anos.

«Infelizmente as coisas não correram como todos queríamos em termos desportivos», referiu Schumacher, desejando as melhores felicidades tanto à Mercedes AMG Petronas como a Lewis Hamilton.

Quanto ao piloto britânico, que atualmente luta pelo título mundial de pilotos (é segundo classificado, atrás do espanhol Fernando Alonso), mostrou-se entusiasmado com o novo desafio: «A Mercedes-Benz tem uma incrível herança no desporto automóvel, além de uma paixão por vencer, com a qual me identifico. Juntos podemos crescer neste novo desafio e acredito que posso ajudar a equipa a alcançar o topo.»

Está aberta a dança das cadeiras...
CG

Vinicius Netto disse...

Haha! Fiz uma análise semiótica nessa sequencia de fotos!

Belo post, Corradi!

Anônimo disse...

Concordo, Fernando, "de encher os olhos"!!

A FOTO 3 parece, ou volta de apresentação, ou pelo menos início da primeira volta... carros lado a lado, 2 a 2...
O grid era, mais ou menos como mostra a foto:

O pole position e o segundo no grid não estão na foto, respectivamente, as Matra-Simca MS670B #1 e #2.
E aí vêm os protagonistas da foto (esquerda para direita):

Mirage M6 #5 e Ferrari 312 PB #4;
Ferrari 312 PB #3 e Mirage M6 $6;
Lola T292 #19 (carro azul claro atrás da Ferrari #3) e Lola T282 #10 (carro azul escuro patrocínio Gitanes);
Lola T280 #9 (carro amarelo visto sutilmente por trás do Mirage #6 e ao lado do carro azul escuro);
Porsche 908/03 #7 (carro azul claro e amarelo);
Lola T280 #11 (amarelo com faixas longitudinais branca e vermelha);
Chevron B23 #20 (acredito que seja azul escuro - o asfalto ao fundo distorceu a cor do carro);
Ligier JS2 Maserati #14 (apesar de fechado, não estava na categoria GT);
Porsche 908/03 #8 (o amarelo lá atrás)


Cruzei informações de:
Grid: http://www.racingsportscars.com/grid/Dijon-1973-04-15.html
Aparência: http://www.racingsportscars.com/entry/appearance/Dijon-1973-04-15.html

Além de fotos dos carros em outras provas:

* Mirage M6:
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Daytona-1973-02-04-001.jpg
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Daytona-1973-02-04-002.jpg
* Ferrari 312 PB:
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Spa-1973-05-06-002.jpg
* Lola T290 (apesar de ser de 1972, dá para ver a cor do patrocínio Barclays...) comparar com Lola T292:
http://www.racingsportscars.com/photo/1972/Brands_Hatch-1972-04-16-029.jpg
* Lola T282 (patrocínio Gitanes):
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Daytona-1973-02-04-012.jpg
* Lola T280 (Rouveyran Racing):
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Le_Mans-1973-06-10-061.jpg
* Porsche 908/03 (azul claro e amarelo):
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Daytona-1973-02-04-057.jpg
* Lola T280 (única foto em Dijon que tinha):
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Dijon-1973-04-15-011.jpg
* Chevron B23 (azul ou verde escuro):
????
* Ligier JS2 Maserati (carro fechado):
http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Le_Mans-1973-06-10-062.jpg
* Porsche 908/03 (amarelo)
http://www.imca-slotracing.com/images/908-03-Dijon1973A.jpg

Ou, de forma resumida, aqui
http://www.imca-slotracing.com/1973%20FERRARI-MATRA.htm


um abraço,
Renato Breder

Ituano Voador disse...

Ao Anonimo e ao Fernando, a história da Eau Rouge com Pace e Ickx está contada na biografia do Moco, 'O Campeão Mundial sem título', do Luiz Carlos Lima, um livro danado de bom. E uma das testemunhas do caso foi justamente Frank Williams.
Abs.

Juanh disse...

Espectaculares años de SP. Una belleza todos. Mi preferido el Lola T270 amarillo.
Abrazos!

fernando disse...

olá Ituano, eu tenho esse livro - comprado em sebo - então foi lá que li por certo; e provavelmente alguma outra vez vi contada como tendo sido em Masta. ( é que faz tempo a ultima vez que passei a vista nele.)

valeu
abraço
Fernando

fernando disse...

boa Breder

não tinha atinado, faltam as matra-simca na foto do grupo - putz, mais legal ainda imaginar assistir essa corrida, ferraris contra matras - tudo ao som de 12 cilindros, imaginem só como devia ser!

as Lolas sempre bonitas, desenho ‘esguio‘, e sempre variadas na numeração dos modelos - achava todas iguais mas isso não importava, era um carro que sugeria velocidade,qual fosse o model.

e confirmadas minhas impressões, chevron e ligier, não sabia que a JS2 já era motorizada por maserati.
o modelo que foi ícone pra mim é a do ano seguinte, acho que JS 3 ou 5, se bem me lembro tinha motor tamb´m 12 cilindros - ô tempo bom de motores sem restrições e/ou preocupações economico/ambientais…

vou agora me deliciar com as fotos sugeridas, valeu Breder!
abraço
Fernando