segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fotocolor

































O espetacular circuito de Interlagos recebendo a Fórmula 2.

Já tinha visto?

Acho que é 1972.

11 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Quase na tomada do Bico de Pato, Pescarolo de Brabham BT38, atrás Ronnie, Andrea...e por aí vai, estava lá, saudades!

Anônimo disse...

É 1972 sim, Corradi...
Em 1971, Henri Pescarolo correu com uma March 712M, #14 da equipe 'Frank Williams Racing Cars'...


Na foto, deu para reconhecer alguns pilotos pelo capacete. Se fosse foto de hoje em dia seria bem mais difícil essa identificação...

Na frente, capacete verde, Henri PESCAROLO (Brabham BT38, #16), seguido de perto por Ronnie PETERSON (Brabham BT38, #14) e seu capacete azul com aba amarela, ambos da equipe de Ron Dennis, a 'Motul Rondel Racing'.
Atrás de Peterson, de capacete todo preto, e carro vermelho onde dá para ler o começo da palavra 'FINA' no aerofólio dianteiro, Andrea DE ADAMICH (Surtees TS10, #8) da equipe 'FINA Team Surtees.
Em seguida, o capacete parece muito com o de Lian DUARTE (Surtees TS10, #9), mas o número '4' do carro diz ser o argentino Carlos RUESCH (Surtees TS10, #4) da equipe 'Matchbox Team Surtees'...
Logo atrás aparece a ponta esquerda do aerofólio dianteiro de outro carro da 'Motul Rondel Racing'. Ou é Tim SCHENKEN, com o #15, ou Bob WOLLEK, com o #17.
O carro azul-claro e amarelo é claramente, por esse padrão de cores e pelo capacete do piloto (além do número no bico do carro), Mike HAILWOOD (Surtees TS10, #2) da equipe 'Matchbox Team Surtees' (padrão de cores diferente do carro de Ruesch?)
E, por último, o carro vermelho lá atrás não parece nem uma Surtees nem uma Brabham, nem a 'Lotus 69' de Emerson... sobra ou March ou Chevron...
Haviam 7 Marchs e apenas 1 Chevron no 'II Torneio Internacional de Formula 2 do Brasil 1972'. Foram 3 etapas, todas em Interlagos.

Meu chute bem estudado é para:
Chico LAMEIRÃO (March 722, #5) da equipe 'Ecurie Shell-Arnold'
==>> http://www.brazilexporters.com/f2lameirao.jpg

Clay REGAZZONI pilotou essa March #5 na 1a etapa, em 29 de outubro, e na 3a etapa, em 12 de novembro.
Na data da 2a etapa, 5 de novembro, Regazzoni foi correr na África do Sul nas 9 Horas de Kyalami, deixando vago um carro para um brasileiro. Quem conseguiu a disputada vaga foi Lameirão, com apoio da Motoradio.
(fonte: http://brazilexporters.com/blog//index.php/2012/03/11/temporada-de-1972-parte-xiii?blog=5)

As outras opções seriam:

Dave MORGAN (Chevron B20, #18) - 'Edward Reeves Racing'
José DOLHEM (March 722, #6) - 'Ecurie Shell-Arnold'
Brett LUNGER (March 722, #12) - 'Space Racing'
Pedro Victor DE LAMARE (March 722, #21) - 'Equipe Brahma / March Engineering'
Silvio MONTENEGRO (March 722, #22) - 'Silvio Montenegro / March Engineering'
David PURLEY (March 722, #10) - 'LEC Refrigeration'


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

grande imagem, essa vista é um espetáculo - imagine se pegam uma cena com carros nos três trechos, atrás o trechinho entre o Sargento e o Laranja, ao fundo a reta oposta…e pensar que talvez até mesmo mais um trecho ainda pudesse ser visto e incluido num mesmo ponto de vista, o retão.
sensacional e único.
--------------------------

pescarolo e peterson, nos carros da equipe de ron dennis, chamada rondel, não?
o jornalista Castilho de Andrade, que cobria automobilismo justo nessa época , uma vez há poucos anos foi perguntar a Ron Dennis sobre essa temporada da F2 em Interlagos e como resposta obteve um "well, I dont quite remember" - disse isso, virou as costas e tchau… já é famosa essa recusa sistemática desse big boss de recordar seu passado no automobilismo, como seu início na equipe Brabham nos anos 60, mecânico do próprio sir Jack.
na foto, atrás dos Brabham da Rondel, o belíssimo Surtees TS10 - um ótimo carro, que rendeu o título europeu nesse ano da foto para Mike 'the bike' Hailwood, este o sexto colocado aí na imagem, saindo do Pinheirinho.
numeral 4 também um TS10, não sei bem o piloto, talvez o francês José Dolhem.

Anônimo disse...

... ual ! Nada a acrescentar ! Aula de história de automobilismo ! Só um " que fim levou a Pescarolo" ?

http://www.pescarolo.com/


Espetacular mesmo, seu Conrado. O antigo Interlagos... E, se não tomar jeito e ficar na torcida por chuva que pára e não pára, Interlagos vai perder para um circuitão novinho e Santa Catarina ! Que tem chuvinha que pára e não pára também...


M.C.

fernando disse...

Breder, seguindo as suas fontes, tô achando que não é o Lameirão na foto, que acho nunca teve a cor branca em seu capacete, o que parece ser o caso do cara na foto lá no fundo.
no próprio artigo do Carlos de
Paula q vc indica tem uma foto close do brasileiro (aliás øtimo o blog do de Paula, recomendo); também uma pequena diferença no bico do carro, tem uma faixa amrela ou laranja, q no do Lameirão é branca - parecem ser sim da mesma equipe, então as diferenças de cor no bico seriam, de novo (como no caso dos esporte-protótipos que comentamos aqui semana passada), pra função de identifcar os carros å grande distância na pista.
e por suas infos então esse na foto é o Dolhem.
abraço

Anônimo disse...

Pessoal, boa noite.
Depois dessa verdadeira aula (estou com o fernando, deve ser o Dolhem. . .) vale a curiosidade:

O carioca Silvio Montenegro caiu verdadeiramente no conto do vigário ao comprar o March 722, uma verdadeira cadeira elétrica, com o qual pretendia disputar o campeonato do ano seguinte, tanto que depois do torneio aqui no Brasil nunca mais se viu essa barata. . .

Sem dizer que, se em 72 o carro a ser batido havia sido o TS10, em 73 o bicho papão foi o 732/BMW, que não deu chance prá mais ninguém, nem mesmo os TS15 de fábrica. . .

Abraço do Zé Maria

Marco Memoria disse...


Quantas lembranças !!
Eu tambem estava lá, foi ali que eu vi Peterson fazer a curva do Sol toda de lado, parecia que guiava um kart, me tornei fã do sueco e essa imagem ainda está na minha mente, nesta prova tb tirei uma foto com o meu idolo maior na época, Graham Hill eu ainda menino me senti intimidado mas Hill me puxou pra perto, foi uma emoção tocar no ingles que com certeza era um boa praça, pois ainda ficou trocando ideia com meu pai um bom tempo.

Anônimo disse...

Fernando, Zé Maria,

só um pequeno 'problema'....
o capacete do Dolhem era TODO branco!!1

Vejam aqui (aparece o carro de F2 dele em Interlagos, também):
==>> http://www.motorpasion.com.br/competicao/jose-dolhem-o-irmao-de-pironi


outro abraço,
Renato Breder

fernando disse...

ué Breder, mas o pouco q dá pra se ver na foto do post são justamente manchas brancas…creio q são o capacete e um espelho retrovisor.

muito bacana as lembranças do Marco Memória - e como era mais 'amigável' o ambiente das corridas nos anos 70, poder chegar até os boxes e conhecer os feras em pessoa - outro mundo.

no séc. XXI, passeio pelo paddock, só pagando!

abs

Anônimo disse...

Putzz...

É verdade, Fernando... só agora percebi o retrovisor à frente do capacete... então é o Dolhem mesmo!

"Mistério" resolvido!

um abraço,
Renato Breder

Walter disse...

Cheguei atrasado e achava que era o Dolhem.
Ele era irmão do Didier Pironi (ou cunhado?).
Eu tava lá, lembro do cheiro, da emoção de ver o Emerson bater esses caras, do equilíbrio das disputas. Boas lembranças e uma belíssima foto!