sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Osella



























Vou esperar os especialistas.

Hoje só estou pedindo ajuda...

5 comentários:

Secastro disse...

Obrigado, Corradi.

Tenho grande paixão pela Osella (voce só ficou devendo uma foto das FA1E, F, G ou H, que acho as mais lindas.

Estas me parecem ser protótipos da série PA, mas não conheço a ponto de identificar cada uma. Parecem ser fotos tiradas em subida de montanha, onde as Osella sempre foram muito utilizadas.

Mas as fotos são lindas

Secastro disse...

Ôpa

Fiquei curioso, e fuçando apareceu a Osella da foto do meio. É uma PA9, provavelmente nas 6 horas de Silverstone, em 1982 (http://www.racingsportscars.com/make/photo/Osella.html?page=2)

Como a Osella tem cadeira cativa no fundão de qualquer grid, fico pasmado em ler que nesta corrida esta preciosidade dirigida por Giorgio Francia e Diulio Truffo chegou em quarto lugar (depois de ser o 16o. no grid...). Francia é o cara que chegou a pilotar (pilotar???) a FA1B uma vez durante treinos no GP da Espanha, obtendo um um DNQ.

Anônimo disse...

Achei isso, Corradi...

** FOTO 1 **

O carro é uma Osella PA3...
Aqui, nesse fórum, dá para ler a história toda (lá pelo meio da página - e como um bônus, há ainda a FOTO 3 do post por lá):
==>> http://www.forum-auto.com/sport-auto/histoire-du-sport-auto/sujet378358-28490.htm

A foto é da Targa Florio de 1975.
O carro é uma Osella PA3, pilotada pela dupla italiana, Giovanni Anzeloni e Luigi Moreschi.
Não 'saco' tão bem assim italiano, mas pelo que entendi, na 5a ou 6a volta da prova, essa Osella pegou fogo, sendo destruída por completo (a prova teve 8 voltas apenas).
No entanto, buscando os resultados da Targa Florio de 1975, encontra-se o registro que a tal dupla italiana terminou a prova em 30o lugar pilotando um Chevron B23 Ford!!
Segundo o tal fórum, citado acima, isso é um erro... o carro #21 (esse da foto do post) é uma Osella PA3, e não há um registro dele nos resultados da Targa Florio 1975....

Por exemplo, no 'RacingSportsCars':
==>> http://www.racingsportscars.com/results/Targa_Florio-1975-07-20-3927.html


** FOTO 2 **

1982, 6 Horas de Silverstone
(The FIA World Endurance Championship for Manufacturers)

Essa 'Osella PA9 BMW M12 2.0 L4', da equipe 'Osella Mirabella Racing', foi pilotado por Giorgio Francia e Duilio Truffo (ao volante, na foto do post).
Terminaram em 4o lugar no geral...

Francia ==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Silverstone-1982-05-16-056a.jpg
Truffo ==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1982/Silverstone-1982-05-16-056.jpg


** FOTO 3 **

1977 Targa Florio
É uma 'Osella PA5 BMW 2.0' conduzida por Giorgio Schön (ao volante, na foto do post) e Giorgio Pianta. Terminaram em 3o.

Schön ==>> http://www.targapedia.com/album_targa_florio/1969_1977/1977/TARGA%20FLORIO%201977%20-%20OSELLA/slides/7%20Osella%20BMW%20PA5%20Giorgio%20Pianta%20-%20Giorgio%20Schon%20(7).jpg
Pianta ==>> http://www.targapedia.com/album_targa_florio/1969_1977/1977/TARGA%20FLORIO%201977%20-%20OSELLA/slides/7%20Osella%20BMW%20PA5%20Giorgio%20Pianta%20-%20Giorgio%20Schon%20(3).jpg

(desculpe os links gigantescos!)



um abraço,
Renato Breder

Anderson Lopes disse...

Excelente Renato!!!

fernando disse...

belas fotos, excelente post, resgata o grande trunfo desse construtor italiano que foram esses esporte-protótipos de motor 2 litros , anos 70 e 80.
na revista Autosprint eram presença obrigatória nos relatos das corridas nacionais italianas e européias também , provas de circuito fechado e subidas de montanha.

muito bela a pintura da Osella da foto em Silverstone (contornando a chicane Woodcote, com o início da entrada do pitlane ao fundo).