segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cromos

























Álbum de figurinhas.

Brasil. 1973.

9 comentários:

zamborlini disse...

corradi,
belas fotos.
somente uma correção: as fotos são da argentina 1973.
abracao

Anônimo disse...

Já ia fazer a mesma 'correção' que fez o Zamborlini...

O 'YPF' que aparece acima do número do carro de Wilsinho, ao lado do número do carro de Merzario e na lateral do carro de Regazzoni, indicam ser na Argentina...

Mas não deixam de ser belas fotos, mesmo assim... pilotos com "sol na cara"...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

bem, como o carro do Emerson estava sem o adesivo da YPF, fui dar uma conferida nos dados do statsf1, e já nas fotos deu pra conferir, em Interlagos Emerson teve o numeral 1 e Peterson o 2, em Buenos Aires não havendo cnúmeros ímpares, Emerson teve o 2 e Peterson o 4 (as Ferrari de Merzario e Ickx, por exemplo, numerais 20 e 18, respectivamente).

dá pra imaginar que Chapman não tenha permitido colocarem os adesivos nas Lotus, talvez pelas equipes não receberem nada para isso (não sei se de fato isso ocorreu assim, mas é plausível).
Fernando

Anônimo disse...

fui conferir a posição de largada de Wilsunho, 12º, ao lado de Peter Revson (11º, McLaren M19C), e na fila atrás seguinte a Carlos Reutemann, piloto 'da casa' e com o mesmo modelo que Wilsinho (BT37),o argentino 25 centésimos à frente.
nada mau eu penso, considerando que Wilsinho tinha a desvantagem também de ser maior e mais pesado que o argentino.
e na corrida Reutemann abandonou por quebra de câmbio, com Wilsinho sempre em seguida mas terminando a corrida em sexto, assinalando um ponto.
Fernando

Prof. Rafael disse...

Emerson com a Lotus Nº2????

Humberto Corradi disse...

Como sempre vou com os amigos.

A publicação dizia ser no Brasil (as fotos ilustravam uma reportagem sobre o GP).

Agradeço as correções.

Anônimo disse...

O Wilsinho sempre foi sub-avaliado em sua passagem pelas pistas, visto que Emerson teve muito mais sucesso em sua carreira. . .
Conforme o Fernando bem o disse, o biotipo do Tigrão já não facilitava e além disso a equipe nunca lhe deu tratamento sequer próximo ao que recebiam os outros pilotos, em 72 Hill e Reutemann e em 73 apenas o argentino. . .
Sem dizer da falta de sorte, Mônaco/73 foi de partir o coração. . .
Apenas não nos esqueçamos de que se o Rato se deu bem em 69 ao chegar na ilha, foi também porque o irmão mais velho já havia quebrado a cara e sido sacaneado pelos gringos anteriormente, dessa forma prevenindo-o a respeito das arapucas que poderia encontrar. . .
Finalizando, muito bonito o capacete dele também, dentro de toda a simplicidade do tema.
Zé Maria

walter disse...

Eu tava lá. No Brasil (não em Buenos Aires) e esses carros eram lindíssimos.
Sendo específico, a BRM era linda, motor V-12, andando muito com Regazzoni.
A Ferrari não era linda, mas era bonita e o ronco...
A Brabham era feia, tanto a de Wilson, quanto a de Reuteman.
Mas as Lotus, especialmente as de 1973, com asas traseiras enormes, pneus enormes, eram de matar. Lindíssimas.
Feias mesmo eram as Tyrell de Stewart e Cevert.
Sobre Wilson, a história dele está para ser escrita: ele foi um piloto muito, mais muuuiiitoooo melhor do que os registros sobre ele. COrreu de verdade apenas DUAS temporadas (1972 e 1973), com carros horríveis, e mandou bem. Não correu em 1974. Correu em 1975, com o primeiro Copersucar e então parou. Uma boa carreira, prematuramente encerrada.

Anônimo disse...

bem lembrado Zé Maria, aquela quebra no BT42 (aliás um carro muito bonito, o primeiro de Gordon Murray para a equipe de mr. Ecclestone) em Mônaco foi exatamente como vc disse, acompanhavamos pela TV, grande expectativa para ver o Tigrão no pódio, e daí um ' oh nãão!' , aparece Wilsinho saltando do carro, quebra da bomba de combustível se bem me lembro. triste mesmo.

concordo com o Walter, eram belos/ belíssimos esses carros, só discordo da opinião sobre as Tyrrell, as de 73 eu achava bonitas, tinham uns angulos retos nas laterais do cockpit que a deixavam mais agressivas que o modelo de 72 - acho q foi a única equipe a vir para a América do Sul com o novo modelo daquela temporada, todas outras com os carros de 72 atualizados quanto ao regulamento, claro.

abs
Fernando